cctv

eliopinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 04 dez 2019, 16:11
Localização: porto

cctv

Mensagem por eliopinto »

pretendo instalar 1 cctv em casa. precisava de 1 ajuda, tenho que possuir dvr? pois o efeito e mesmo só para consulta via tlm e não de ser video vigilância.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: cctv

Mensagem por joao-pt »

Que câmaras são? Podes dispensar o disco de gravação mas nem todas as câmaras permitem ligação direta à internet.
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: cctv

Mensagem por Kykoo »

Sugiro as seguintes opções:

a) Instalar cameras IP que permitem o acesso remoto (para gravação pode utilizar cartão micro SDXC directamente na camera ou um NVR com disco rígido mediante a necessidade de arquivo);

b) Instalar cameras analógicas interligadas a um DVR que por sua vez, irá garantir a ligação remota (caso queira gravação terá que instalar um disco rígido dentro do DVR);

Sinceramente e na minha opinião pessoal/profissional o sistema de CCTV é um sistema reactivo a um determinado incidente pelo que só terá vantagens em ter a gravação. A menos que vá estar constantemente a monitorizar e ainda assim perde a oportunidade de arquivo de algo que seja importante...

De igual forma não se esqueça também dos limites de utilização de um sistema de videovigilância, ainda que aplicado a uso particular.
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
roadwolf
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 14 nov 2019, 09:19
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: cctv

Mensagem por roadwolf »

Instalei em minha casa duas camaras IP da conceptronic. Vejo no tlm sempre que me apetece, as camaras possuem detector de movimento para gravar em microSD o tempo que eu entender após detectar movimento.

No meu caso como tenho alojamento Web as mesmas fazem upload das imagens e dos videos para esse mesmo alojamento.

Isso de DVR está muito fora de moda, principalmente para residências.
Aprendiz e interessado pela área de electricidade com uma formação modular de 100horas em electricidade e circuitos eletromecânicos
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: cctv

Mensagem por Kykoo »

roadwolf Escreveu: 27 fev 2020, 01:36 Isso de DVR está muito fora de moda, principalmente para residências.
Em que é que se baseia para dizer tal afirmação? Na sua experiência pessoal ou profissional?

Não querendo alimentar polémica, digo-lhe da minha opinião profissional que assim não o é! Há muitos factores que podem justificar a adopção de um sistema de videovigilância com DVR ou NVR. O primeiro e mais importante é por motivos a segurança! Outros tais como custo de investimento, recursos de comunicação no local, arquitectura de rede existente ou não, a existência de um sistema antigo ou não, etc... São centenas de sistemas que já instalei...

Com o devido respeito, não é a comprar câmeras no LM ou na Worten da "Conceptronic"?? e depois vir aqui mandar postas de pescada...
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: cctv

Mensagem por Varejo »

Por acaso conheço proprietários de farmácias que também andaram a "brincar", com camaras wifi com micro sd, compradas em LM, ebays e afins, porque os sistemas que queriam instalar eram um "roubo"(valores abaixo de 1000€).
Quando lá foram as brigadas do departamento de segurança privada da PSP, levaram com uma coima de 15000€ por não estar a gravar 30 dias certos.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
roadwolf
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 14 nov 2019, 09:19
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: cctv

Mensagem por roadwolf »

Amigo quer vender, venda no OLX, aqui troca-se opiniões e experiências honestas e não comerciais. Está a falar com um profissional de segurança com 19 anos de profissão.


Não troco 10 camaras da Hikvision (que é o que por exemplo a Prosegur usa) por uma da conceptronic. Menos muito menos por favor!

Eu dou a minha, o homem disse que queria instalar em casa, a minha sugestão vai de encontro ao questionado, a vossa vai de encontro ao suposto a nível empresarial, o que não foi o pedido. Aprendam a ler e não só a cuspir conhecimento e ego.
Aprendiz e interessado pela área de electricidade com uma formação modular de 100horas em electricidade e circuitos eletromecânicos
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: cctv

Mensagem por nelmindo »

publicado hoje:

http://aminhaalegrecasinha.com/2020/02/ ... licon.html

DVRs, NVRs e câmaras com chips HiSilicon vulneráveis a ataque

Potencialmente contribuindo para uma expansão das botnets existentes, um investigador alerta para a presença de vulnerabilidades nos chips HiSilicon usados em equipamentos de vigilância, como DVRs, NVRs e câmaras

A vulnerabilidade em questão prende-se com a existência de credenciais de acesso telnet pré-definidas nestes sistemas, e que a HiSilicon terá tentado corrigir não através da sua remoção mas sim pela desactivação do serviço telnet. Serviço esse que aparentemente poderá ser reactivado remotamente através do envio de uma série de comandos via TCP.

A complicar a situação, uma vez que este firmware da HiSilicon é usado praticamente inalterado por dezenas de fabricantes que usam o seu hardware, o número de equipamentos vulneráveis é bastante vasto.

Uma vez que é pouco provável que a HiSilicon disponibilize uma actualização (o investigador diz que a empresa já não tem qualquer credibilidade a nível de levar a sério a preocupação com a segurança), a sua recomendação é a de que as pessoas afectadas troquem os equipamentos por outros que dêem maior garantia de segurança ou, na impossibilidade de trocarem os equipamentos, certificarem-se que restringem o acesso aos mesmos apenas a utilizadores autorizados, e sem os exporem directamente na internet.
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: cctv

Mensagem por Kykoo »

roadwolf Escreveu: 28 fev 2020, 07:24 Amigo quer vender, venda no OLX, aqui troca-se opiniões e experiências honestas e não comerciais. Está a falar com um profissional de segurança com 19 anos de profissão.


Não troco 10 camaras da Hikvision (que é o que por exemplo a Prosegur usa) por uma da conceptronic. Menos muito menos por favor!

Eu dou a minha, o homem disse que queria instalar em casa, a minha sugestão vai de encontro ao questionado, a vossa vai de encontro ao suposto a nível empresarial, o que não foi o pedido. Aprendam a ler e não só a cuspir conhecimento e ego.
Espere lá! O único aqui que falou de marcas de equipamentos foi você! Afinal quem é que anda no OLX a vender? Não confundamos as coisas...

Chama solução empresarial ao que mencionei? Terei lido bem? Quem realmente é profissional do sector ou até interessado pelo tema, consegue facilmente entender os motivos que podem levar a utilização de determinados equipamentos, tal como referi no post anterior.

Da última vez que vi, não são os anos de antiguidade que qualifica um profissional, mas sim os erros e a formação que o mesmo leva ao longo da actividade. Sejam eles 19, 29, 39...

Pelos seus comentários, uma de duas coisas posso desde já deduzir, ou está alienado da realidade actual do sector ou está na empresa errada.

Quero que saiba que não crítico a opção que tomou na sua habitação, longe disso. Fez porque assim o entendeu!
O que apontei como falsa questão foi o facto de dizer que soluções com base em equipamentos centrais de gravação (DVR, NVR, etc...) estavam a cair em desuso. Afirma isto com base em quê???

Eu até posso ter um galinheiro e devido á especificidade e dos requisitos da solução ter a necessidade de ter lá um NVR, por exemplo. E agora, é só porque é um galinheiro que caiu em desuso?

Como profissional do sector que diz ser, só fica bem saber que cada caso é um caso e generalizacoes como as que faz, leva a que clientes achem que é tudo igual. Depois como disse o Varejo, levam "castanhadas"...

Nelmindo obrigado pela partilha. Como sabemos qualquer dispositivo ligado em rede possui vulnerabilidades quer seja uma câmera, um plc, um servidor ou uma torradeira. Existem varios procedimentos que mitigam esses riscos, motivo pelo qual é importante analisar e pensar qual a melhor solução a implementar e acima de tudo, recorrer a profissionais que saibam o que estão a fazer (e ainda assim não isenta riscos!).

Foram os meus "cinco cêntimos" sobre isto! ;)
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
eliopinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 04 dez 2019, 16:11
Localização: porto

Re: cctv

Mensagem por eliopinto »

independentemente da câmara que colocar que ira ser IP (qual ainda não sei, porque ainda não andei a ver), posso liga-la ao meu router de operador?!
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: cctv

Mensagem por Kykoo »

Pode.
Tenha em atenção ao colocar dispositivos na rede, sejam eles quais forem, pois existem cuidados a ter.
Não é apenas por ser uma camera, pois poderia ser muito bem um outro tipo de equipamento, tal como uma simples smartTV.

Tenho encontrado situações de equipamentos totalmente expostos, pelo que nunca é de mais relembrar...
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
eliopinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 04 dez 2019, 16:11
Localização: porto

Re: cctv

Mensagem por eliopinto »

mas para poder consultar a cctv tenho que colocar algum equipamento antes do router (cctv-----equipamento------router)?
ou mesmo sem o equipamento posso consultar a câmara com alguma APP?
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: cctv

Mensagem por Kykoo »

Recomendo a instalação de um router VPN com suporte IPsec/PPTP/L2TP e também com funções de firewall abaixo do equipamento do ISP (este deverá ter a possibilidade de configuração em modo bridge).
Desta forma interligará os equipamentos de forma mais segura a este seu router, uma vez que o acesso será por VPN, não ficando desta forma exposto.

O acesso se será por app, web browser ou um software client, será opção sua dependendo do equipamento que tiver.

Deixo aqui um artigo (em inglês) para que possa perceber o conceito da sugestão.
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
eliopinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 04 dez 2019, 16:11
Localização: porto

Re: cctv

Mensagem por eliopinto »

muito agradecido por toda ajuda.
roadwolf
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 14 nov 2019, 09:19
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: cctv

Mensagem por roadwolf »

Vou-me só limitar a responder ao interessado pela IP porque não vale a pena "bater no ceguinho" nem ganhamos nada com isso.

A única coisa que precisa é de ligar ao router, tanto no tablet, smartphone ou pc com emulador android pode instalar uma app que permita a visualização das Câmaras.

A app permite fazer scan à rede para identificar as Câmaras instaladas.

Por exemplo a app da conceptronic permite criar utilizadores e criar password para o utilizador o que por si já cria alguma segurança.

Espero ter ajudado.
Aprendiz e interessado pela área de electricidade com uma formação modular de 100horas em electricidade e circuitos eletromecânicos
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”