Dúvida relativa ao manual ITED 3

Responder
antonioelect
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 12 jun 2018, 13:16
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Dúvida relativa ao manual ITED 3

Mensagem por antonioelect »

Boas!

No manual ITED é referido que nos últimos 15m antes das TT não é necessário cumprir as distâncias mínimas entre cabos de circuitos eléctricos e de telecomunicações. Tal significa que cabo sem blindagem (utp cat 6 por exemplo) não sofre interferências dos circuitos eléctricos mesmo que sejam vários circuitos e que estejam paralelos nesses últimos metros? É que faz-me alguma confusão esta regra e não quero estar a pôr cabo utp e depois ver que as velocidades não são o que deveriam...

Grato pela partilha de experiências


dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Dúvida relativa ao manual ITED 3

Mensagem por dsrsantos »

Não ser obrigatório garantir a distância não invalida que esta não seja mantida. Cabe ao projectista e/ou instalador avaliar a necessidade de manter a distância ou não.
Quem elaborou o manual, baseado em alguma norma, creio que, achou que a interferência causada nos últimos 15m é desprezável...
antonioelect
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 12 jun 2018, 13:16
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Dúvida relativa ao manual ITED 3

Mensagem por antonioelect »

Mas da vossa experiência como projetistas/instaladores, é frequente usarem cabos ftp ou stp em redes doméstica com tomadas no máximo a 20m do ATI? O meu receio nem é pelas interferências junto às TT, mas sim, junto do quadro, pois como o ATI está ao lado do quadro, nessa zona há uma grande confluência de condutas.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Dúvida relativa ao manual ITED 3

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Não há problemas em redes domésticas com essas distâncias (pelo menos nunca tive, mesmo com o ATI junto ao QE).


Cumps!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”