Caixas de aparelhagem

Responder
antonioelect
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 12 jun 2018, 13:16
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Caixas de aparelhagem

Mensagem por antonioelect »

Olá a todos!

Nas tomadas do zap, que tipo de caixas costumam usar? O eletricista disse-me que antes havia umas caixas de aparelhagem duplas da JSL, mas quando fui comprar o material só encontro dessas para pladur... Assim, que opções costumam seguir? Usar caixas tipo I1 e fazer ligações entre elas com tubo? Ou caixas I1 e furá-las nas laterais entre caixas para que os cabos de ligação passem na horizontal?

Obrigado desde já!


morim
Curioso
Curioso
Mensagens: 44
Registado: 25 jan 2016, 13:48
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: Caixas de aparelhagem

Mensagem por morim »

antonioelect Escreveu: 16 jun 2018, 23:08 Olá a todos!

Nas tomadas do zap, que tipo de caixas costumam usar? O eletricista disse-me que antes havia umas caixas de aparelhagem duplas da JSL, mas quando fui comprar o material só encontro dessas para pladur... Assim, que opções costumam seguir? Usar caixas tipo I1 e fazer ligações entre elas com tubo? Ou caixas I1 e furá-las nas laterais entre caixas para que os cabos de ligação passem na horizontal?

Obrigado desde já!
Bom dia

As caixas de aparelhagem devem ser de fundo duplo, para se ter alguma margem de manobra...
A JSL tem umas I1 com ligaçoes laterais já pré feitas, que recomendo, que são muito boas e aguentam-se à bomboca.


Imagem
Na pratica, a teoria é outra!
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Caixas de aparelhagem

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Para caixas I1 duplas costumo furar as laterais e meter a boquilha adequada. É mais fácil e rápido com caixas de aparagem duplas, mas que são mais difíceis de arranjar porque não são vendidas!


Cumps!
antonioelect
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 12 jun 2018, 13:16
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Caixas de aparelhagem

Mensagem por antonioelect »

Bom dia!

Obrigado aos dois! Pois a caixa dupla facilitava... Ligar tubagem 2D20+2D25 a 3 caixas i1 como o eletricista quer fazer não me parece tarefa fácil...
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Caixas de aparelhagem

Mensagem por pedro caetano »

boas. eu utilizo cx de aparelhagem funda e no meu caso ate não coloco boquilha pois ja tive montes de vistoria e nunca ligaram a isso concordo que fica melhor. cump
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Caixas de aparelhagem

Mensagem por ENERGY »

antonioelect Escreveu: 16 jun 2018, 23:08 Olá a todos!

Nas tomadas do zap, que tipo de caixas costumam usar? O eletricista disse-me que antes havia umas caixas de aparelhagem duplas da JSL, mas quando fui comprar o material só encontro dessas para pladur... Assim, que opções costumam seguir? Usar caixas tipo I1 e fazer ligações entre elas com tubo? Ou caixas I1 e furá-las nas laterais entre caixas para que os cabos de ligação passem na horizontal?

Obrigado desde já!
Boas
Em qualquer armazém de eletricidade, encontra caixas de aparelhagem fundas, que se podem agrupar e é só furar entre elas e colocar boquilhas, é o método melhor e mais simples.
Cpts.
Energy
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Caixas de aparelhagem

Mensagem por Gil82 »

antonioelect Escreveu: 18 jun 2018, 12:53 Bom dia!

Obrigado aos dois! Pois a caixa dupla facilitava... Ligar tubagem 2D20+2D25 a 3 caixas i1 como o eletricista quer fazer não me parece tarefa fácil...
Tanto tubo? Na ZAP normalmente usava 3 tubos de 25. 1 para uma caixa I1 (a fazer a RJ dupla), 1 para duas caixas I1 unidas com boquilha para as duas TV e 1 para uma caixa I1 para a FO (equipada ou não).
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Caixas de aparelhagem

Mensagem por pedro caetano »

boas . cada cabeça sua sentença era preçisamente isso que fiz ha um mes atras 3 tubos de 25 para 4 caixas e é assim a menos que o projetista faça doutro modo. cump
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Caixas de aparelhagem

Mensagem por Gil82 »

pedro caetano Escreveu: 19 jun 2018, 14:13 boas . cada cabeça sua sentença era preçisamente isso que fiz ha um mes atras 3 tubos de 25 para 4 caixas e é assim a menos que o projetista faça doutro modo. cump
Boas!

Bem não é assim tão linear. Todo o técnico ITED responsável pela execução tem de analisar o projeto. Caso pense em fazer diferente pode sempre consultar o projetista para ver outras soluções mais favoráveis para o instalador e dono de obra.
Para uma ZAP a 3 caixas I1, só estou a ver soluções com tomadas mistas. Se alterar para tomadas separadas não estou a ver o projetista se opor (a não ser que seja "bronco"!).

Cumps!
antonioelect
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 12 jun 2018, 13:16
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Caixas de aparelhagem

Mensagem por antonioelect »

Boas!

O caso que falei trata-se de uma reabilitação, pelo que a zap até acaba por não ser obrigatória. Pelo que percebi vão ser 2 tubos de 20, cada um com PC e CO e um tubo 25 de reserva, tudo proveniente de uma ATI das pequenas. O 2º tubo de reserva de 25 ligará de uma caixa i1 no zap a outra caixa i1 na parede oposta. Pelo que percebi pode servir caso mais tarde se opte por ter a TV na parede oposta à do zap ou, eventualmente, para passar um cabo de sistema de som de uma parede para a outra na sala.

Cumps!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”