Termo de responsabilidade

Responder
Idealuz
Curioso
Curioso
Mensagens: 54
Registado: 23 ago 2008, 19:39
Localização: Cacém
Enviou: 1 vez

Termo de responsabilidade

Mensagem por Idealuz »

Boa tarde ao fórum,

Caros colegas, quero pedir-vos a vossa opinião e parecer, visto ser a primeira vez que me deparo com uma situação destas e não sei como a resolver.

Tenho um cliente que me pediu para emitir 5 termos de responsabilidade pela execução de 5 moradias germinadas ITED 1, porque o eletricista que executou a obra não está habilitado para o fazer, a minha questão é; Qual o valor que seria justo pedir pela emissão de cada um dos termos.

Atenciosamente;


António Cavalheiro
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Termo de responsabilidade

Mensagem por Pedro Barradas »

Eu cobraria, a deslocação, o tempo de "vistoria" e os ensaios necessários. Depois mais 25€/por termo. + IVA.
Quem cria renasce todos os dias...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Termo de responsabilidade

Mensagem por ENERGY »

Pedro Barradas Escreveu: 10 mai 2017, 09:59 Eu cobraria, a deslocação, o tempo de "vistoria" e os ensaios necessários. Depois mais 25€/por termo. + IVA.

Boas
Independentemente do valor da deslocação, e do valor dos ensaios, não me parece que seja um valor descabido, até porque vai assumir a responsabilidade dessas instalações e não teve qualquer lucro com a execução das mesmas, por isso até me parece um valor baixo, atendendo a que a ANACOM não é a Certiel.
Cpts.
Energy
Idealuz
Curioso
Curioso
Mensagens: 54
Registado: 23 ago 2008, 19:39
Localização: Cacém
Enviou: 1 vez

Re: Termo de responsabilidade

Mensagem por Idealuz »

Boas

Pois, o meu receio é precisamente esse, a ANACOM e suas vistorias, embora a instalação tenha sido toda revista, contudo não faço a minima ideia do valor minimo a cobrar.
António Cavalheiro
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 121
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termo de responsabilidade

Mensagem por EE_Rafael »

Viva,
esse valor é excessivamente baixo na minha opinião! Para além de não ser um procedimento correcto, deve considerar que pode ser "sorteado" para auditoria e facilmente a malta da Anacom inventa umas não conformidades!

Até digo mais 25€ é de borla!

Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Termo de responsabilidade

Mensagem por Pedro Barradas »

Pedro Barradas Escreveu: 10 mai 2017, 09:59 Eu cobraria, a deslocação, o tempo de "vistoria" e os ensaios necessários. Depois mais 25€/por termo. + IVA.
então mas a conformidade ou não terá sido atestada por este serviço!!!. O TR, é a formalidade extra. A responsabilidade não se deve ficar somente pela subscrição de TR....
Quem cria renasce todos os dias...
morim
Curioso
Curioso
Mensagens: 44
Registado: 25 jan 2016, 13:48
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: Termo de responsabilidade

Mensagem por morim »

Bom dia

Relativamente ao Valor esse será definido pelo colega.
Devo lembrar que após verificar a instalação como se fosse sua, (todas as instalações) e fazer a verificação da conformidade do material com o do projecto, após os ensaios de REF (uma vivenda geminada V2 deve andar na casa dos 300€ +-), devemos contemplar o que foi dito pelos colegas...
deslocação vistoria e mais o valor do termo....

De lembrar que vai estar a assumir uma obra que não é sua, e que caso alguma coisa falhe (e a ANACOM é muito picuinhas com pormenores), para levantar inspecçoes e autos....
...e que o valor de uma coima minima, ao abrigo do ITED3, começa nos 1000€.....fora valores dos processos...

Será mais uma coisa a ter em conta, este valor simpatico de possivel coima....

Abc
Na pratica, a teoria é outra!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Termo de responsabilidade

Mensagem por ENERGY »

morim Escreveu: 31 jul 2017, 10:13 Bom dia

Relativamente ao Valor esse será definido pelo colega.
Devo lembrar que após verificar a instalação como se fosse sua, (todas as instalações) e fazer a verificação da conformidade do material com o do projecto, após os ensaios de REF (uma vivenda geminada V2 deve andar na casa dos 300€ +-), devemos contemplar o que foi dito pelos colegas...
deslocação vistoria e mais o valor do termo....

De lembrar que vai estar a assumir uma obra que não é sua, e que caso alguma coisa falhe (e a ANACOM é muito picuinhas com pormenores), para levantar inspecçoes e autos....
...e que o valor de uma coima minima, ao abrigo do ITED3, começa nos 1000€.....fora valores dos processos...

Será mais uma coisa a ter em conta, este valor simpatico de possivel coima....

Abc
Boas
Está aqui tudo dito, antes de ser esfolarem uns aos outros, pensem nisto, para depois não se arrependerem, mas claro nessa altura já vai ser tarde, e o prejuízo e as chatices já estão na mão de quem se responsabilizou a troco de uns euritos, enquanto que quem fez a instalação ganhou dinheiro, e andou a estragar o mercado aos restantes colegas.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Termo de responsabilidade

Mensagem por Mário »

Cump.
Mário
Anexos
Ofertas .jpg
Ofertas .jpg (39.72 KiB) Visto 1928 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Termo de responsabilidade

Mensagem por migjac »

Boa tarde,

Onde posso encontrar o valor das coimas para projetistas e instaladores de ITED?
Em média qual o valor que tem sido aplicado?
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”