Comprei novo e ainda vem com RITA

Responder
LeonV
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 18 abr 2017, 13:41
Enviou: 3 vezes

Comprei novo e ainda vem com RITA

Mensagem por LeonV »

Boa tarde, conforme fiz a minha apresentação ainda agora, já conhecia este fórum à bastante tempo mas apenas como visitante, só que agora preciso de ajuda e finalmente registei-me.

É o seguinte... à poucos dias escriturei a minha futura casa, num negócio muito bom a nível de valores tendo em conta a zona que é, os m2 e os acabamentos do prédio.
Sendo que eram 3 prédios todos eles de Banco por falência da construtora à uns anos e o Banco finalizou as obras o ano passado e colocou tudo à venda, foi um ápice que se vendeu tudo e não houve margem para mudar nada na casa, foi pegar como estava finalizada.
Fiz apenas 1 visita à habitação e claro que falhei em detectar todos os detalhes.
Agora na posse da Ficha Técnica da habitação, vi com atenção e tenho o relatório da fiscalização ITED a homologar a instalação... RITA!
Ora, foi coisa que não reparei na casa quando a visitei, vi que tinha várias fichas RJ pela casa, não me preocupei em ver a caixa à entrada.

Conclusão... Tenho a planta da instalação com data 2016, e o Relatório da Vistoria de 2016, que especifica que o projecto é de 2003!! :?
Isto é possível?? em 2016 validarem algo que está Descontinuado à vários anos??
Há algo que possa fazer?

:?


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Comprei novo e ainda vem com RITA

Mensagem por joao-pt »

É possível e está prevista essa situação.

Pretendias fazer alguma alteração em específico ou apenas querias a aprovação ITED 3?
LeonV
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 18 abr 2017, 13:41
Enviou: 3 vezes

Re: Comprei novo e ainda vem com RITA

Mensagem por LeonV »

Boa tarde João.
Sobretudo fiquei estupefacto, isto porque na minha actual casa, é RITA e à 3 anos necessitei passar RJ45 pela casa para conectar os equipamentos e a solução que encontrei na altura foi susbtituir completamente os cabos de linha telefónica das tubagens na parede e foi uma tarefa que jurei para nunca mais, na altura investiguei um pouco sobre o ITED e "sonhei" com a próxima casa ter já esta situação coberta visto ser uma casa nova... imagina agora que vi o relatório a dizer RITA e olhei para a planta e é mesmo isso que está na planta.

O que pretendia mesmo era alterar para ITED toda a instalação da casa, mas deduzo que seja algo impossível nesta fase.
Menos radical seria colocar RJ45 no futuro escritório e quarto seguinte.

Como funcionaria isso da Aprovação?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Comprei novo e ainda vem com RITA

Mensagem por joao-pt »

Se o que pretendes é ter tomadas pares de cobre (RJ45), desmonta uma tomada e verifica que tipo de cabo tens, há instaladores que metem cabo UTP e se assim for, acabas por ter a parte mais complicada já feita.

Para teres aprovação ITED 3 tens de fazer imensas alterações e poderão algumas delas ter de ser feitas no edifício (prédio). Podes sugerir esta situação numa reunião de condomínio se vires que tal se justifica.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Comprei novo e ainda vem com RITA

Mensagem por ENERGY »

Boas
Neste caso o que prevalece é o projeto existente e não a regulamentação existente à data da conclusão da obra.
Se tem uma instalação RITA, dificilmente a vai conseguir transformar em ITED 3

LeonV Escreveu: 18 abr 2017, 14:03 Boa tarde, conforme fiz a minha apresentação ainda agora, já conhecia este fórum à bastante tempo mas apenas como visitante, só que agora preciso de ajuda e finalmente registei-me.

É o seguinte... à poucos dias escriturei a minha futura casa, num negócio muito bom a nível de valores tendo em conta a zona que é, os m2 e os acabamentos do prédio.
Sendo que eram 3 prédios todos eles de Banco por falência da construtora à uns anos e o Banco finalizou as obras o ano passado e colocou tudo à venda, foi um ápice que se vendeu tudo e não houve margem para mudar nada na casa, foi pegar como estava finalizada.
Fiz apenas 1 visita à habitação e claro que falhei em detectar todos os detalhes.
Agora na posse da Ficha Técnica da habitação, vi com atenção e tenho o relatório da fiscalização ITED a homologar a instalação... RITA!
Ora, foi coisa que não reparei na casa quando a visitei, vi que tinha várias fichas RJ pela casa, não me preocupei em ver a caixa à entrada.

Conclusão... Tenho a planta da instalação com data 2016, e o Relatório da Vistoria de 2016, que especifica que o projecto é de 2003!! :?
Isto é possível?? em 2016 validarem algo que está Descontinuado à vários anos??
Há algo que possa fazer?

:?
Cpts.
Energy
Rbastos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 21 jul 2017, 10:48

Re: Comprei novo e ainda vem com RITA

Mensagem por Rbastos »

Concordo com o Sr. ENERGIE não é impossivel mas os custos são para lá de elevadissimos.
Para ter a casa equipada com ITED, terá de em conjunto com os restantes condóminos, pedir a elaboração de projeto de Coluna montante e fogos ( a nivel idividual), e para o ter deverá ser em formato ITED3 _A, que contempla instalação de ITED sobre casas remodeladas.

Resumindo, se o projeto está RITA recomendo que deixe estar como está.
Assim como assim os Srs.operadores ( tecnicos) resolvem sempre a situação, mais um poco de cola mais um furo, mas conseguem sempre instalar o serviço :D
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”