ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Responder
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por nfh »

Caros foristas, estou neste momento a iniciar a construção da minha futura moradia e como quero garantir que a infraestrutura de rede da casa fique ao nível do que considero ser o ideal, preciso da vossa ajuda para me orientarem no diálogo com o construtor.

A minha primeira dúvida diz respeito ao ATI. Eu pretendo optar por um bastidor (a opção para já é um bastidor de mural 19" de 17U da Quiterios, mas se quiserem propor outras alternativas com 400mm de profundidade, são bem vindas) e como é necessário elencar todo o equipamento necessário para cumprir os pressupostos do ITED3, pergunto-vos:
1) qual será o equipamento (ativo e passivo) necessário para distribuição de sinal de TV, rede, fibra ótica e o demais que seja relevante? Excluo daqui o equipamento ativo de rede (switch, router e ONT). À partida terei 32 tomadas RJ45 espalhadas pela casa e 12 coaxiais (para já não conto ter fibra ótica instalada).

2) uma solução em bastidor equipara-se em preço com as soluções de ATI's convencionais, ou há uma grande disparidade de valores?


A minha outra questão prende-se com a tubagem. Já li o manual de ITED3 de fio a pavio, mas não encontro nenhuma referência ao número de cabos de pares de cobre ("cabo de rede") que é permitido passar num determinado tubo. Existe algum limite para este efeito?

Agradeço desde já toda a orientação que me puderem dar!


ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 336
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por ecastro »

Viva

Apenas uma opinião sobre parte da sua duvida.

Acho que não tem que dialogar com o construtor mas sim com um projetista ITED. A futura moradia ao ser construida necessita, por lei, para efeitos de certificado de habitabilidade por ex, de projeto ITED executado por projetista ITED credenciado. Ou seja, não é você que vai fazer o projeto, tem que dialogar com o projetista para ele elaborar um projeto baseado naquilo que você pretende e naquilo que o regulamento obriga.

Em relação á tubagem, para sua curiosidade, veja o ponto 4.1.3.2.1 do manual.
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por nfh »

Muito obrigado pela resposta.
Eu referi o construtor porque é um dos interlocutores na discussão do tema, o que não exclui o projetista. A minha intenção é, numa primeira instância, estar tão informado quanto possível para alavancar a minha posição na discussão do projeto, uma vez que por um lado não quero fazer alterações radicais ao projeto (trata-se de uma alteração a um projeto modelo do loteamento que na prática seria replicado no novo fogo), mas por outro lado quero saber até onde posso ir.

Já agora, aproveito para colocar a seguinte questão: tanto quanto sei, o projeto ITED tem de ser previamente submetido. O mesmo sucede, por exemplo, com o projeto de instalação elétrica? Ou é suposto a instalação elétrica ser modelada e adaptada durante a obra?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por ENERGY »

Boas
Como já foi dito, a sua instalação ITED obedece a um projeto, logo o Eng.º deve elaborar o projeto de acordo com os regulamentos e de acordo com a tipologia da casa e das suas necessidades.
Pode e deve "discutir" as varias soluções do projeto ITED com o projetista.

nfh Escreveu: 05 fev 2017, 21:49 Caros foristas, estou neste momento a iniciar a construção da minha futura moradia e como quero garantir que a infraestrutura de rede da casa fique ao nível do que considero ser o ideal, preciso da vossa ajuda para me orientarem no diálogo com o construtor.

A minha primeira dúvida diz respeito ao ATI. Eu pretendo optar por um bastidor (a opção para já é um bastidor de mural 19" de 17U da Quiterios, mas se quiserem propor outras alternativas com 400mm de profundidade, são bem vindas) e como é necessário elencar todo o equipamento necessário para cumprir os pressupostos do ITED3, pergunto-vos:
1) qual será o equipamento (ativo e passivo) necessário para distribuição de sinal de TV, rede, fibra ótica e o demais que seja relevante? Excluo daqui o equipamento ativo de rede (switch, router e ONT). À partida terei 32 tomadas RJ45 espalhadas pela casa e 12 coaxiais (para já não conto ter fibra ótica instalada).

2) uma solução em bastidor equipara-se em preço com as soluções de ATI's convencionais, ou há uma grande disparidade de valores?


A minha outra questão prende-se com a tubagem. Já li o manual de ITED3 de fio a pavio, mas não encontro nenhuma referência ao número de cabos de pares de cobre ("cabo de rede") que é permitido passar num determinado tubo. Existe algum limite para este efeito?

Agradeço desde já toda a orientação que me puderem dar!
Cpts.
Energy
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por ENERGY »

Boas
Numa habitação normal, desde que não ultrapasse os 50Kvas, não necessita de projeto elétrico aprovado, não quer dizer que não possa ter projeto, mas não obriga a cumpri-lo, podendo fazer as alterações que achar convenientes ao longo da execução da obra, pois no momento da inspeção não necessita de apresentar o projeto, apenas as instalações elétricas têm de cumprir com as RTIEBT.

nfh Escreveu: 06 fev 2017, 21:49 Muito obrigado pela resposta.
Eu referi o construtor porque é um dos interlocutores na discussão do tema, o que não exclui o projetista. A minha intenção é, numa primeira instância, estar tão informado quanto possível para alavancar a minha posição na discussão do projeto, uma vez que por um lado não quero fazer alterações radicais ao projeto (trata-se de uma alteração a um projeto modelo do loteamento que na prática seria replicado no novo fogo), mas por outro lado quero saber até onde posso ir.

Já agora, aproveito para colocar a seguinte questão: tanto quanto sei, o projeto ITED tem de ser previamente submetido. O mesmo sucede, por exemplo, com o projeto de instalação elétrica? Ou é suposto a instalação elétrica ser modelada e adaptada durante a obra?
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por nfh »

Energy, como referi numa mensagem anterior, concordo plenamente que deva expor estas questões ao projetista de ITED. Apenas quero estar tão informado quanto possível quando essa conversa acontecer, para estar enquadrado.

E obrigado também pelo esclarecimento sobre a outra questão!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por ENERGY »

Boas
Como eu costumo dizer, "o saber não ocupa lugar" e nestes casos é sempre bom tentar-mos saber o mais possível, pois não se constrói uma casa para habitação própria todos os dias, e os "defeitos" á maioria das pessoas só os deteta no final da construção, em que dá vontade de implodir a casa e voltar a construir de novo, mas já é tarde e vai ter de viver com esses erros "para o resto da vida".
O Instalador em obra pode-lhe dar diversas opiniões sobre a Instalação Elétrica e sobre as ITED, pois no local é sempre melhor opinar, e se comprou o Lote já com projeto ITED pode se assim o entender "discutir" com o projetista todas as alterações que julgue convenientes, e o mesmo verá se as mesmas se enquadram dentro dos regulamentos.

nfh Escreveu: 06 fev 2017, 22:05 Energy, como referi numa mensagem anterior, concordo plenamente que deva expor estas questões ao projetista de ITED. Apenas quero estar tão informado quanto possível quando essa conversa acontecer, para estar enquadrado.

E obrigado também pelo esclarecimento sobre a outra questão!
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por nfh »

Retomo este assunto com mais algumas dúvidas para as quais pedia a ajuda dos entendidos no tema:

1) a utilização de um bastidor para ITED3 obriga à instalação de algum painel primário para RC-PC, ou para as tomadas de rede é suficiente um patch panel de fichas RJ45?

2) há alguma restrição quanto à montagem do bastidor? Isto é, ele tem de estar fixo na parede ou no piso, ou pode ter rodízios?

Já agora, esta é a configuração que tenho pensada para o bastidor:
0010017 RAQUITED 19" Mural 17U
0010148 Painel Raquited 19" 6 tomadas c/interruptor
001010516 Painel Raquited 19" Painel Raquited 19" CC12 FO8 3U
0010152 Painel Raquited 19" 24RJ45 CAT6 1U

Estará a faltar algum equipamento (à exceção de equipamento ativo), ou é o suficiente para uma instalação em conformidade com a legislação?
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por Varejo »

Boas, podes fazer o primário PC e o secundário no painel de 24 portas.

Aparentemente falta painel organizador de cabos, prateleira para os ativos.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por nfh »

Varejo, muito obrigado pela resposta.

Nesse caso como faria o primário? O que tenho visto para painéis primários, mesmo dentro da gama Quiterios, são painéis com várias tomadas RJ45 que têm os comutadores rotativos para selecionar o operador (confesso que continuo sem perceber muito bem qual é a função disto).
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por Varejo »

Boas, pelo que vejo no catálogo, o painel de 24 portas não tem comutadores rotativos para telefone.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por nfh »

O de 24 não, mas a Quiterios tem um outro painel com duas entradas e 6/8/10 portas para secundário que fazem todas parte de um circuito impresso, com um rotativo para cada tomada do secundário.
O painel de 24 é um patch panel normal, com conectores rj45 individuais.
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por eng_jersilva »

Boa Tarde Amigos,

deixo-vos aqui fotos daquilo que tenho instalado ultimamente, é uma espécie de "ATI Modular" e que funciona quase que como um bastidor, neste caso temos como base caixa + aro + porta da quitérios e depois um miolo de "marca Branca", é de muito fácil acesso e de se instalar.
Se precisarem de mais infos estejam a vontade.
Anexos
IMG_0061.JPG
IMG_4088.JPG
IMG_4090.JPG
IMG_4089.JPG
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: ITED3 - dúvida sobre ATI e tubagem

Mensagem por eng_jersilva »

Fica mais um exemplo...
Anexos
IMG_0224.JPG
IMG_0225.JPG
IMG_0226.JPG
IMG_0227.JPG
IMG_0228.JPG
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”