Duvida sobre a CVM

Responder
cris serrano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 12 mar 2015, 11:34

Duvida sobre a CVM

Mensagem por cris serrano »

Boa tarde a todos!!!

Tenho uma dúvida, se me puderem ajudar agradecia.

Tenho duas situações para resolver relativamente à instalação de CVM.

1º Tenho um edifício colectivo (remodelação) que não consigo colocar a CVM, uma vez que não tem rua, são escadas (bairro típico de Lisboa). Como devo fazer para fazer a ligação à rede pública? Posso colocar uma CEMU na fachada?

2º Noutro edifício a remodelar, onde as ruas são muito estreitas e só existe cabos nas fachadas.

Como posso resolver estas situações?

Agradeço sugestões! Obrigado!


Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Duvida sobre a CVM

Mensagem por projclvm »

Questão 1

4.1.3.2.6 DIMENSIONAMENTO DA CVM

"... impossibilidade da instalação da CVM na via pública implica, necessariamente, uma
justificação do projetista, a qual será obrigatoriamente validada por um parecer, emitido pela
Câmara Municipal, que sustente a referida impossibilidade. Ainda assim, o projetista deve
assegurar um meio alternativo para a terminação das condutas de acesso ao edifício,
obrigatoriamente por via subterrânea. Esse meio alternativo toma a figura da CVM, na garantia
do acesso das redes de operadores ao edifício...."

Questão 2

4.1.3.2.7.2 CONDUTAS DE ACESSO EM ZONAS DE TRAÇADO EM FACHADA
cris serrano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 12 mar 2015, 11:34

Re: Duvida sobre a CVM

Mensagem por cris serrano »

Bom dia!!!

Mas nesta situação ainda é o ITED 2, uma vez que o projecto foi feito pelo ITED 2.
Ou seja, em obra tenho de aplicar o ITED 3?

Obrigado!!
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Duvida sobre a CVM

Mensagem por dsrsantos »

cris serrano Escreveu:Bom dia!!!

Mas nesta situação ainda é o ITED 2, uma vez que o projecto foi feito pelo ITED 2.
Ou seja, em obra tenho de aplicar o ITED 3?

Obrigado!!
Se o projecto é ITED 2, tem de ser seguido o que diz no projecto, ou seja ITED 2. De qualquer forma, seja 2 ou 3, a entrada tem de ser seempre subterrânea. Essa situação devia ter sido acautelada na fase de projecto... Agora o melhor será falar com o projectista para estudarem a melhor forma.
hugomarafona
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 20 fev 2009, 10:09
Enviou: 1 vez

Re: Duvida sobre a CVM

Mensagem por hugomarafona »

Em principio já resolveste a situação mas podes dizer como?

Cumps
cris serrano
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 12 mar 2015, 11:34

Re: Duvida sobre a CVM

Mensagem por cris serrano »

Preferencialmente a ANACOM gosta mais que a transição seja feita através de uma CVM com as dimensões (300x300x300), (LxLxP) em mm; caso seja impossível a instalação desta caixa, admite-se que, como alternativa, seja utilizada outra solução como CVM, tal como referido neste ponto (4.1.3.2.6 do Manual ITED 3ª edição), por exemplo, através de uma caixa de entrada, na fachada, o mais próximo possível do pavimento, desde bem justificado.

Cps,
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Duvida sobre a CVM

Mensagem por damon »

Boas,

Já agora como resolveram isso...??

que tenho 2 trabalhos com a mesma situação, 1 é um predio que tem uns passeio publico pequenos, e a duvida que tenho e tb do empreiteiro geral é podemos nós abrir uma vala no passeio?? ou é preciso autorização da camara?

e outro trabalho numa casa em setubal numa zona historica. No projecto só está desenhado a CVM no meio do passeio (mais nada), e depois? as linhas são aereas, tenho que passar um tubo de cada lado da casa e um tubo até a fachada na entrada aerea? certo?
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Duvida sobre a CVM

Mensagem por luisilva78 »

Também estou a passar por uma situação semelhante. Tentei explicar ao projectista que não é uma situação que se consiga executar, uma vez que a instalação se situa numa rua antiga de uma vila alentejana, sem passeio, onde a CVM (500x500x500) ficaria no meio de uma linha de água, montada inclinada ou então onde esta ia ficar mais baixa que o pavimento e onde a instalação pública é toda aérea. Também sugeri que se adaptasse o projecto a ITED4 (que já estava em vigor), que se passasse a CVM a CAM, uma vez que desta maneira se evitava uma série de burocracia e agilizava o processo. O projectista disse-me que se quisesse um projecto de ITED4 que o fizesse eu ou então que pagasse um projecto novo (não disse esta última parte directamente mas deixou subentendido). Sendo assim, a única opção que foi encontrada por este "colega" foi que se fizesse o pedido à câmara municipal para ocupação da via para execução do projecto e quando esse viesse rejeitado se trataria de outra solução.
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Duvida sobre a CVM

Mensagem por Mestreclima »

luisilva78 Escreveu: 19 jun 2020, 22:57 Também estou a passar por uma situação semelhante. Tentei explicar ao projectista que não é uma situação que se consiga executar, uma vez que a instalação se situa numa rua antiga de uma vila alentejana, sem passeio, onde a CVM (500x500x500) ficaria no meio de uma linha de água, montada inclinada ou então onde esta ia ficar mais baixa que o pavimento e onde a instalação pública é toda aérea. Também sugeri que se adaptasse o projecto a ITED4 (que já estava em vigor), que se passasse a CVM a CAM, uma vez que desta maneira se evitava uma série de burocracia e agilizava o processo. O projectista disse-me que se quisesse um projecto de ITED4 que o fizesse eu ou então que pagasse um projecto novo (não disse esta última parte directamente mas deixou subentendido). Sendo assim, a única opção que foi encontrada por este "colega" foi que se fizesse o pedido à câmara municipal para ocupação da via para execução do projecto e quando esse viesse rejeitado se trataria de outra solução.
Boas, se há projecto e este não dá para ser executado, tem de o reportar ao projectista e este por sua vez resolver com o dono de obra para acharem a melhor solução.
Se não houver alteração do projecto ou algo a dizer e justificar em conformidade com o dec.Lei. Na conclusão de obra tem que referenciar por escrito que não assina e as razões.
Como todos sabemos existe bons e maus instaladores como projectistas. Mas quem paga no fim é sempre o instalador se assinar e não estiver conforme projecto.
Cump.

Rochinha
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”