Alteração em fração de um prédio

Responder
nunodvr
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 04 jan 2008, 15:12
Localização: Castelo Branco

Alteração em fração de um prédio

Mensagem por nunodvr »

Boa Tarde,

Surgiu-me uma situação para a qual preciso da vossa opinião/ajuda.

A obra é num prédio inscrito antes de 1951 e é constituído por 5 pisos. O meu cliente é proprietário do 1º Piso e quer fazer alterações no mesmo, criando 3 frações independentes. A arquitectura já foi aprovada pela CM. Partindo do principio que é obrigatório o projecto ITED para as frações que vão constituir esse piso, como procedo em relação aos espaços comuns? Deixo ficar como está e faço projecto somente para as instalações individuais, de cada ATI para a frente, ou tenho que também apresentar projecto para a instalação colectiva?

Obrigado


Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Alteração em fração de um prédio

Mensagem por angel_of_diablo »

nunodvr Escreveu:Boa Tarde,

Surgiu-me uma situação para a qual preciso da vossa opinião/ajuda.

A obra é num prédio inscrito antes de 1951 e é constituído por 5 pisos. O meu cliente é proprietário do 1º Piso e quer fazer alterações no mesmo, criando 3 frações independentes. A arquitectura já foi aprovada pela CM. Partindo do principio que é obrigatório o projecto ITED para as frações que vão constituir esse piso, como procedo em relação aos espaços comuns? Deixo ficar como está e faço projecto somente para as instalações individuais, de cada ATI para a frente, ou tenho que também apresentar projecto para a instalação colectiva?

Obrigado
Tudo o que for novo terá de ser segundo o ITED 2 (pelo menos até ao final deste ano), e se não estou errado terás de adaptar o edifício á fibra entre outras coisas.
Agora é preciso saber como estão as infra-estruturas feitas no edifício na parte colectiva.
Já foste ver o que existe?
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
nunodvr
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 04 jan 2008, 15:12
Localização: Castelo Branco

Re: Alteração em fração de um prédio

Mensagem por nunodvr »

Sim, já fui ver e não existe nada. É um prédio muito antigo que nem RITA tem, se não estou errado os cabos andam pelo exterior.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Alteração em fração de um prédio

Mensagem por ENERGY »

Boas

O que já fiz numa situação igual em Lisboa, foi o projetista fazer o projeto ITED das 3 frações, deixando do ATI, as entradas com tubos para as zonas comuns, e tubos para a fachada do edificio, pois as comunicações entram apenas pelas fachadas, e os outros inquilinis/proprietários, nunca iriam suportar umas infraestruturas nas zonas comuns do edificio, portanto foi a solução encontrada.
Em condições normais, o projeto deveria contemplar todos os inquilinos e zonas comuns, mas as Camâras tambem estão recetivas a estes assuntos, e se exigirem tudo certinho, acaba-se por não se fazer nada.
É uma questão de expor o assunto à Camâra, e ver o que dizem, pois até podem prescindir do projeto ITED para a legalização das novas frações.


nunodvr Escreveu:Boa Tarde,

Surgiu-me uma situação para a qual preciso da vossa opinião/ajuda.

A obra é num prédio inscrito antes de 1951 e é constituído por 5 pisos. O meu cliente é proprietário do 1º Piso e quer fazer alterações no mesmo, criando 3 frações independentes. A arquitectura já foi aprovada pela CM. Partindo do principio que é obrigatório o projecto ITED para as frações que vão constituir esse piso, como procedo em relação aos espaços comuns? Deixo ficar como está e faço projecto somente para as instalações individuais, de cada ATI para a frente, ou tenho que também apresentar projecto para a instalação colectiva?

Obrigado
Cpts.
Energy
nunodvr
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 04 jan 2008, 15:12
Localização: Castelo Branco

Re: Alteração em fração de um prédio

Mensagem por nunodvr »

O projecto em causa também é para Lisboa pelo que o procedimento deve ser igual. Já estava a considerar as tubagens para a zona colectiva, mas deixar também para as fachadas é uma boa ideia uma vez que as infraestruturas existentes passam aí.

Obrigado.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”