Tubos não propagaveis de chama

Responder
BFarinha
Curioso
Curioso
Registado: 04 out 2011, 23:57

Tubos não propagaveis de chama

Mensagem por BFarinha »

Tenho visto em inúmeras obras a utilização do tubo verde corrugado de 25 em paredes e tectos falsos sendo proibido pelas RTIEBT's a sua utilização se não for embebido em material incombustível e por consequente também proibido pelas ITED além disso as normas das ITED obrigam a que se use tubo com interior liso , eu pergunto qual tubo usam para tecto falso e paredes falsas que seja corrugado ou anelado não propagavel de chama isento de halogéneo e com interior liso , não encontro em lado nenhum e embora tenha pedido ao meu fornecedor também não me arranja.
Coldhx
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 mar 2026, 17:48
Profissão: Eng. Informático
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Tubos não propagaveis de chama

Mensagem por Coldhx »

Não tenho presente o que dizem as normas sobre utilizar corrugado/anelado... Sei que existe tubo desse feito de material autoextinguível, mas se estiver em contacto com material combustível suponho que ainda assim possa ser propagador de chama (?)

Como alternativa tem também o tubo gris (tipo jotagris), que também é flexivel, mas também não tenho presente o que dizem as normas sobre a utilização desse tubo sem estar embebido noutros materiais.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”