Ramal

paraquedista
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 17 jan 2019, 15:40
Localização: Maia
Enviou: 2 vezes

Ramal

Mensagem por paraquedista »

Boa tarde precisava de uma ajuda, comprei uma casa no qual foi toda alterada, tenho ainda o contador 6,90 kVA, (10 A, 400 V), antigo agora pedi novo ramal á EDP e alteração 6,90 kVA, (30 A, 230 V), ficaram de mandar orçamento e já lá vão 4 meses e nada pode-se pedir o mesmo a outra empresa e se não seria o electricista que fez a obra a tratar deste assunto.

Obrigado


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal

Mensagem por ENERGY »

paraquedista Escreveu: 01 fev 2019, 18:27 Boa tarde precisava de uma ajuda, comprei uma casa no qual foi toda alterada, tenho ainda o contador 6,90 kVA, (10 A, 400 V), antigo agora pedi novo ramal á EDP e alteração 6,90 kVA, (30 A, 230 V), ficaram de mandar orçamento e já lá vão 4 meses e nada pode-se pedir o mesmo a outra empresa e se não seria o electricista que fez a obra a tratar deste assunto.

Obrigado
Boas
Esse assunto deve ser tratado pelo Técnico da Instalação Elétrica.
Cpts.
Energy
paraquedista
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 17 jan 2019, 15:40
Localização: Maia
Enviou: 2 vezes

Re: Ramal

Mensagem por paraquedista »

Boas como só foi para a potencia, claro que coloquei tudo numa portinhola e como pedi orçamento pelo ramal á EDP e ficaram de mandar orçamento e nada até hoje fico na duvida.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal

Mensagem por ENERGY »

paraquedista Escreveu: 01 fev 2019, 21:06 Boas como só foi para a potencia, claro que coloquei tudo numa portinhola e como pedi orçamento pelo ramal á EDP e ficaram de mandar orçamento e nada até hoje fico na duvida.
Boas
Estamos a falar de uma Moradia, certo?
Da passagem de um ramal aéreo para subterrâneo, sem aumento de potencia, ou seja de (PMA) potencia máxima admissível.
Perante estas condições, quando fez o pedido a EDPD emitiu na hora uma fatura para abertura de processo, comparticipação nas redes, serviços de ligação etc, pagou o valor solicitado?, a partir daí, após o pagamento, a EDPD viabiliza a potência e define por escrito as condições de ligação à rede de distribuição, o cliente recebe a carta com as condições de ligação à rede, de seguida o cliente escolhe um empreiteiro credenciado pela EDPD para efetuar as alterações ao ramal existente, e o ponto de ligação (portinhola) já deve estar concluído pelo Instalador.
O empreiteiro executa o ramal ou a alteração ao mesmo, licencia junto da EDPD e de seguida é só neste caso avançar com o pedido de alteração de monofásico para trifásico junto da EDP, como não altera a potencia não necessita de certificação.
Cpts.
Energy
paraquedista
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 17 jan 2019, 15:40
Localização: Maia
Enviou: 2 vezes

Re: Ramal

Mensagem por paraquedista »

Estamos a falar de moradia sim, acho que me prenunciei mal, de facto a obra foi feita com contador 6,90 kVA, (10 A, 400 V), (e é o que está) depois de estar pronta foi pedido o ramal á EDP e o Orçamento e alteração do contador para 6,90 kVA, (30 A, 230 V), mas já lá vão 4 meses e orçamento nada, não foi pago nada a não ser a luz consumida estes meses, por aquilo que fala poderei escolher um empreiteiro credenciado pela EDP, e este darão o orçamento e tratam de tudo é isso! onde encontro esses empreiteiros no site da EDP?
Obrigado
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Ramal

Mensagem por Mario Lopes »

Meu caro, a passagem do ramal de 6,9 Kva de trifásico para monofásico não necessita da alteração de ramal. Apenas é necessário que o técnico garanta que a instalação está conforme para receber o mesmo, e dps ir ao balção da edp fazer o agendamento da alteração do contador.
paraquedista
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 17 jan 2019, 15:40
Localização: Maia
Enviou: 2 vezes

Re: Ramal

Mensagem por paraquedista »

Mario Lopes, vamos lá ver se explico melhor, é o seguinte a obra foi feita com o contador que já lá estava na casa contador antigo trifásico 6,90 kVA, (30 A, 400 V), fez-se o respectivo quadro eléctrico para receber corrente 6,90 kVA, (30 A, 230 V), Monofásico porque ia-se altera, e colocou-se caixa para a portinhola na rua teria que se fazer novo ramal para a portinhola e da portinhola para dentro de casa, foi-se a EDP para pedir novo ramal subterrâneo e o respectivo orçamento já lá vão uns meses e nada.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ramal

Mensagem por Mário »

Boas
paraquedista Escreveu: 04 fev 2019, 14:56 Mario Lopes, vamos lá ver se explico melhor, é o seguinte a obra foi feita com o contador que já lá estava na casa contador antigo trifásico 6,90 kVA, (30 A, 400 V), fez-se o respectivo quadro eléctrico para receber corrente 6,90 kVA, (30 A, 230 V), Monofásico porque ia-se altera, e colocou-se caixa para a portinhola na rua teria que se fazer novo ramal para a portinhola e da portinhola para dentro de casa, foi-se a EDP para pedir novo ramal subterrâneo e o respectivo orçamento já lá vão uns meses e nada.
A casa tem contador?
A casa já teve contador?
Qual o NIP?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
paraquedista
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 17 jan 2019, 15:40
Localização: Maia
Enviou: 2 vezes

Re: Ramal

Mensagem por paraquedista »

bem eu não queria estar a identificar-me mais mas lá vai, fui electricista de BT cerca de 40 anos por motivos que não vou descriminar aqui estou com algumas dificuldades, por isso estou pedindo ajuda para esclarecer algumas coisas ,,tem o Contador trifásico como descriminei acima é só ramal porque a portinhola está no muro cá fora e o contador antigo está lá dentro depois da alteração passa tudo cá para fora e alterar contador para Monofásico,

Cump: Fernando
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ramal

Mensagem por Mário »

Boas
paraquedista Escreveu: 04 fev 2019, 16:26 bem eu não queria estar a identificar-me mais mas lá vai, fui electricista de BT cerca de 40 anos por motivos que não vou descriminar aqui estou com algumas dificuldades, por isso estou pedindo ajuda para esclarecer algumas coisas ,,tem o Contador trifásico como descriminei acima é só ramal porque a portinhola está no muro cá fora e o contador antigo está lá dentro depois da alteração passa tudo cá para fora e alterar contador para Monofásico,
Cump: Fernando
Então está melhor.
Existe contador em vigor dentro da habitação trifásico.Ok
Existe portinhola em muro no exterior. Ok

Queres por o contador na rua.Ok
Queres passar de trifasico para mono.Ok

Tens que pedir a deselagem do contador, passas o contador para a rua e depois pedes que queres mono.

Não mexes em ramal.

Mas espera que haja pessoal aqui do forum que explique melhor (não é minha área)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
paraquedista
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 17 jan 2019, 15:40
Localização: Maia
Enviou: 2 vezes

Re: Ramal

Mensagem por paraquedista »

Mário, não a tua aérea bem vi, então eu pego corto o ramal que está dentro de casa coloco o contador na rua (Portinhola) e depois peço para trocar contador, se fosse assim era bem fácil, aqui só está a questão de um novo ramal e a demora do orçamento a EDP é normal?

Cump
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ramal

Mensagem por Mário »

Ramal é só até à portinhola. Que já tens no muro e na rua.
Da portinhola ao contador não é a EDP que mexe.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal

Mensagem por ENERGY »

paraquedista Escreveu: 04 fev 2019, 14:56 Mario Lopes, vamos lá ver se explico melhor, é o seguinte a obra foi feita com o contador que já lá estava na casa contador antigo trifásico 6,90 kVA, (30 A, 400 V), fez-se o respectivo quadro eléctrico para receber corrente 6,90 kVA, (30 A, 230 V), Monofásico porque ia-se altera, e colocou-se caixa para a portinhola na rua teria que se fazer novo ramal para a portinhola e da portinhola para dentro de casa, foi-se a EDP para pedir novo ramal subterrâneo e o respectivo orçamento já lá vão uns meses e nada.
Boas
Se bem percebi tem um ramal aéreo que quer passar a subterrâneo, mantendo a mesma potencia mas em monofásico 230V/30A = 6.9Kvas, passando o contador para o exterior da habitação.
Quando foi à EDPD não lhe entregaram o documento desse pedido de alteração de ramal aéreo para subterrâneo? não entregou F.E, não entregou um Termo de Responsabilidade, se não lhe entregaram nada, significa que também não trataram de nada, e vai ter de lá voltar a fazer de novo o mesmo pedido.
Cpts.
Energy
paraquedista
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 17 jan 2019, 15:40
Localização: Maia
Enviou: 2 vezes

Re: Ramal

Mensagem por paraquedista »

Pois foi tudo feito por telefone vamos agora á EDP tratar disso, enfim também pensei que fossem á EDP mas não depois dou algumas resposta sobre este tema
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal

Mensagem por ENERGY »

paraquedista Escreveu: 05 fev 2019, 17:10 Pois foi tudo feito por telefone vamos agora á EDP tratar disso, enfim também pensei que fossem á EDP mas não depois dou algumas resposta sobre este tema
Boas
Este tipo de situações já ao balcão da EDPD por vezes correm mal, pois esquecem-se de pedir alguns documentos e depois quando enviam o assunto para o devido departamento, este anula o pedido por falta de documentos e por falta de elementos.
Por exemplo, pedi um reforço de ramal a 04/10/2018 num balcão da EDPD, o cliente pagou a abertura do processo em Novembro, e em Janeiro de 2019 em contato telefónico com a EDPD fui informado de que teriam devolvido o valor pago ao cliente e o pedido de ramal foi anulado, isto é inadmissível, dizem que o cliente pediu a anulação do ramal, e o fez via email, o cliente é uma pessoa de idade não tem internet nem sabe mexer num computador, claro para evitar mais demoras vou ter de voltar de novo a um balcão da EDPD e pedir de novo um reforço de ramal.

Eles têm prazos a cumprir e quando o assunto se atrasa nas mãos deles, eles usam de expedientes diversos para fazer parar o processo e assim deixar de estar a contar os dias para resposta ao processo, uns devolvem, outros enviam pedidos de esclarecimentos, etc, tudo isto para parar o processo de contagem de tempo.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Energias”