Brasil produz painel solar orgânico mais leve e transparente

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Brasil produz painel solar orgânico mais leve e transparente

Mensagem por admin »

painel solar.jpg
painel solar.jpg (62.34 KiB) Visto 1184 vezes
O Instituto CSEM Brasil está desenvolvendo um painel solar orgânico, que é mais leve e transparente que os modelos tradicionais.

Nos siga também no Instagram, @engenhariahoje

A tecnologia está sendo criada há mais de dez anos, no centro de pesquisa aplicada do Instituto, localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O principal objetivo da empresa é ter energia verde em todo lugar, e por isso a tecnologia, quando produzida em maior escala, deverá ser até 30 vezes mais barata que os painéis tradicionais de silício.

Atualmente, o Painel Fotovoltaico Orgânico está em fase de testes, mas já foram construídas e adaptadas certas máquinas para o processo de impressão.

Painel solar orgânico conta com produção “simples”
O painel é constituído de um filme plástico, onde as tintas que são a base de carbono são impressas e podem transformar a luz do Sol em energia elétrica.

Apesar dos 10 anos de desenvolvimento, a produção é “simples”, visto que as prensas similares à de jornais imprimem as cinco camadas de tintas no filme de plástico.

Duas camadas intermediárias são responsáveis pela criação de elétrons, a camada em cima tem como função conduzir cargas positivas enquanto a camada inferior transporta as cargas negativas.

Por fim, a última camada impressa no filme de plástico é a do terminal metálico, responsável por fechar o circuito.

Para que a produção do painel ocorra, todo ambiente é “amarelo” por conta de luzes especiais amarelas, devido a sensibilidade do material.

Durante seus anos de estudos para criar o painel solar orgânico, os cientistas descobriram que a radiação da luz azul interferia diretamente na qualidade final do material impresso, e por isso as luzes “amarelas” são essenciais para o processo.

Benefícios do painel
O Painel Fotovoltaico Orgânico é leve, flexível, relativamente transparente e também fácil de ser aplicado, mesmo nas mais diversas superfícies.

Um dos grandes pontos fortes está justamente por ele ser produzido com materiais orgânicos, sendo uma opção mais sustentável, em comparação aos painéis tradicionais de silício.

Fonte: Olhar Digital


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”