Heliogen: a mais poderosa concentração de energia solar térmica do mundo

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Heliogen: a mais poderosa concentração de energia solar térmica do mundo

Mensagem por admin »

As energias limpas são o grande foco da atualidade. Os fósseis já lá vão e está na hora de investir no futuro. Nesse sentido, de forma secreta, pelo menos até agora, Bill Gates está a financiar uma startup que anuncia uma descoberta que promete salvar o planeta. A empresa chama-se Heliogen e recorre à inteligência artificial para criar energia limpa.

A empresa de energia limpa está a transformar a luz solar para criar e substituir combustíveis fósseis. A tecnologia usada concentra energia solar com temperaturas acima de mil graus Celsius.
heliogen01-720x411.jpg
heliogen01-720x411.jpg (99.56 KiB) Visto 627 vezes
Concentrar energia e produzir temperaturas acima de 1000 °C
Segundo a designação das tecnologias envolvidas, a concentração da luz solar usando espelho refletores pode produzir energia solar térmica conseguindo temperaturas acima dos 1000 °C. Assim, com essas temperaturas, a Heliogen pode substituir o uso de combustíveis fósseis em processos industriais críticos, incluindo a produção de cimento, aço e petroquímicos, reduzindo drasticamente as emissões de gases de efeito estufa dessas atividades.

Esta conquista científica única foi alcançada nas instalações comerciais da Heliogen em Lancaster, Califórnia.
heliogen04-720x411.jpg
heliogen04-720x411.jpg (106.1 KiB) Visto 627 vezes
heliogen06-720x411.jpg
heliogen06-720x411.jpg (62.26 KiB) Visto 627 vezes
Heliogen – Energia térmica sem queimar combustíveis fósseis
Conforme é veiculado, a missão da Heliogen é criar a primeira tecnologia do mundo capaz de substituir comercialmente os combustíveis fósseis por calor solar a temperaturas ultra-altas e livres de carbono. Além disso, pretende transformar a luz solar em combustíveis em escala, dando um passo importante para resolver a mudança climática.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, esta descoberta é a porta de entrada das energias limpas em setores da indústria altamente poluidores, responsáveis por mais de um quinto das emissões globais.

Além disso, o roteiro tecnológico da Heliogen prevê temperaturas de até 1500 °C. A esta temperatura, a Heliogen pode dividir CO2 e água. Como resultado poderão ser produzidos combustíveis 100% livres de poluentes, como o hidrogénio ou gás sintético.
heliogen02-720x411.jpg
heliogen02-720x411.jpg (77.06 KiB) Visto 627 vezes
heliogen05-720x411.jpg
heliogen05-720x411.jpg (74.57 KiB) Visto 627 vezes
Bill Gates investiu num sistema “revolucionário”, mas como funciona?
A empresa americana usa a inteligência artificial e um campo de espelhos para refletir luz do sol. Como resultado, é gerado calor com temperaturas acima de 1000 graus Celsius. Na prática, a empresa criou um forno solar, capaz de atingir aproximadamente 1/4 da temperatura produzida na superfície solar.

Nesse sentido, ao contrário da energia solar tradicional — que usa painéis para captar a energia do sol e transformá-la em eletricidade, a Heliogen aposta na concentração do calor para ser usada na indústria.
Estamos a lançar tecnologia que pode superar o preço dos combustíveis fósseis e não produzir as emissões de CO2. E esse é realmente o Santo Graal.
Referiu à CNN Business Bill Gross, fundador e CEO da Heliogen.

A produção deste calor extremo pode ser usado em indústrias como a do cimento, vidro e aço. A título de exemplo, só a produção de cimento é responsável por 7% das emissões globais de CO2, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

Segundo Gross, a Heliogen representa um salto tecnológico fundamental. Está assim criada a oportunidade de fazer contribuições significativas para resolver a crise climática.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/ciencia/helioge ... -do-mundo/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”