Gerador que produz energia a partir de calor da Terra pode um dia carregar o telemóvel

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Gerador que produz energia a partir de calor da Terra pode um dia carregar o telemóvel

Mensagem por admin »

Getty<br /><br />Com mais de mil milhões de pessoas ainda sem acesso à eletricidade, um gerador que a produza a partir do calor que irradia do chão apresenta-se como parte da solução.
Getty

Com mais de mil milhões de pessoas ainda sem acesso à eletricidade, um gerador que a produza a partir do calor que irradia do chão apresenta-se como parte da solução.

Aswath Raman, da Universidade da Califórnia, inventou um gerador que produz eletricidade à noite a partir do efeito termoelétrico. Esta pode ser parte da solução para alargar o acesso à eletricidade à população mundial, uma vez que as células solares baratas são usadas durante o dia.

Os aparelhos termoelétricos são usados geralmente para extrair eletricidade a partir do calor desperdiçado em fábricas ou nos escapes dos automóveis, tirando partido da diferença de temperaturas quando entram em contaco com o ar frio à volta. A equipa de investigadores liderada por Raman teve uma abordagem diferente, usando um mecanismo conhecido por arrefecimento radiativo, que leva a que as superfícies que estão descobertas, diretamente voltadas para o céu, arrefeçam rapidamente. É este fenómeno que explica porque é que o gelo se pode formar na relva, mesmo que a temperatura à superfície seja superior a zero graus.

A invenção da equipa tem um disco preto virado para cima, que arrefece à medida que “perde” o calor para o céu e um bloco de alumínio que vai aquecendo ao absorver o calor irradiado a partir do solo. Estes dois componentes ligam-se a um gerador termoelétrico que converte a diferença de temperatura em eletricidade, explica a NewScientist.


Por agora, a produção de eletricidade é reduzida, com apenas 25 miliwatts de energia por metro quadrado, durante um teste conduzido na Califórnia, num telhado, com céu limpo e uma temperatura atmosférica de 1 grau centígrado.

A equipa espera construir kits que custem menos de 30 dólares e aumentar o output de energia com algumas melhorias que estão já projetadas.

Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/noticia ... -telemovel


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”