Megapack: A bateria gigante da Tesla com mega capacidade

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Megapack: A bateria gigante da Tesla com mega capacidade

Mensagem por admin »

Se há empresa em destaque no segmento da energia, essa empresa chama-se Tesla! Apesar de aparecer sempre associada ao segmento automóvel, a empresa de Elon Musk tem vários projetos na área da energia, incluindo os seus carros.

Recentemente a Tesla anunciou a sua “bateria gigante”, a Megapack.
megapack_capa-720x387.jpg
megapack_capa-720x387.jpg (52.09 KiB) Visto 482 vezes
Foi há cerca de dois anos que a Tesla construiu e instalou a maior bateria de iões de lítio em Hornsdale, sul da Austrália, recorrendo a baterias da solução Powerpack da própria empresa.

O Powerpack é uma solução que permite uma disposição modular flexível e é infinitamente escalável. Este projeto é similar ao Powerwall, mas em ponto grande, para uma escala comercial. Este equipamento carrega a partir de energia solar, mas também através da rede elétrica, quando esta se encontra fora do horário de maiores picos.

O armazenamento de energia em baterias tem vindo a transformar a rede elétrica global e é um elemento cada vez mais importante do mundo para a energia sustentável. Para atender à necessidade global por projetos massivos de armazenamento de bateria, como o de Hornsdale, a Tesla projetou uma mega bateria especificamente para projetos de grande escala: o Megapack.
tesla3-720x407.jpg
tesla3-720x407.jpg (56.48 KiB) Visto 482 vezes
Megapack – a super bateria da Tesla
O MegaPack (MP) reduz de forma significativa a complexidade de baterias de grande capacidade de armazenamento de energia, bem como o processo de ligação das mesmas. Os MegaPack são fornecidos com uma capacidade de armazenamento até 3000 KWh de energia com inversor 1500 KW. Corresponde a um incremento da densidade de energia em 60% quando comparado com outros sistemas de baterias, incluindo sistemas convencionais de energias de fósseis.

Com este sistema, a Tesla consegue implementar um sistema com a potência de 250 MW, fornecendo até 1 GWh de energia em menos de 3 meses numa área próxima da ocupada por um campo de futebol – O que corresponde a um quarto do tempo de um sistema tradicional baseada em energias de origem fósseis.

O MP está preparado para receber energia em corrente continua a partir de sistemas de produção fotovoltaicas, criando centrais completas de energias renováveis. Este sistema possui ainda uma plataforma de monitorização, controlo e monetização da solução. Para se ter uma ideia de capacidade, com esta super bateria é possível ter uma cidade como São Francisco (EUA) com energia durante 6 horas.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/ciencia/megapac ... apacidade/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”