Culatra, uma ilha a servir de modelo às energias renováveis na Europa

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Culatra, uma ilha a servir de modelo às energias renováveis na Europa

Mensagem por admin »

O aglomerado, que corre risco de desaparecer com subida do nível das águas do mar, foi escolhido pela Comunidade como exemplo para a necessidade da descarbonização.
Anotação 2019-04-21 172520.jpg
A Culatra foi seleccionada, juntamente com mais cinco ilhas do espaço comunitário, para levar à prática um projecto da aplicação das políticas de transição energética. Desde a mobilidade com barcos eléctricos até à dessalinização das águas, são muitas as ideias para tornar auto-suficiente a comunidade piscatória. O montante do financiamento, dizem os promotores, vai depender da capacidade dos investidores privados e parceiros institucionais em apresentarem candidaturas, viáveis, no âmbito do programa comunitário Portugal 2030.

A Universidade do Algarve (Ualg) lidera o projecto científico e está a estabelecer a rede que permitirá aplicar os novos conhecimentos sobre energia eólica e fotovoltaica. Pescadores e turistas esperam pela melhoria da qualidade de vida. A água potável só chegou à ilha em 2010 e o fornecimento de electricidade está sujeito a quebras de tensão nas alturas de maior consumo.

Com o objectivo de cumprir as metas da descarbonização, foi assinado nesta terça-feira o protocolo de cooperação entre o Secretariado Europeu para as Energias Limpas nas Ilhas (Clean Energy for EU Islands Secretariat) e os parceiros institucionais que se propõem levar a cabo o plano “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável”. De entre as mais de duas centenas de ilhas da Comunidade Europeia, foram seleccionadas seis para testar novos modelos de sustentabilidade. A Culatra, integrada na ria Formosa, tem a particularidade de se encontrar numa das zonas mais vulneráveis do Algarve por causa do aumento do nível das águas do mar.

Fonte: https://www.publico.pt/2019/03/27/local ... pa-1867051


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
jomicorreia
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 04 ago 2016, 15:43
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Culatra, uma ilha a servir de modelo às energias renováveis na Europa

Mensagem por jomicorreia »

Boas,

Obrigado pela partilha.

Contudo:
Desde logo, a presidente da Associação de Moradores, Sílvia Padinha, aponta a necessidade de substituir o cabo submarino que transporta a electricidade para a ilha, que tem mais de duas dezenas de anos. “Apresenta alguns sinais de velhice”, denunciou.

....


Sílvia Padinha reivindica ainda “apoios financeiros aos moradores para acompanhar as mudanças”, com a atribuição de subsídios para a colocação de painéis solares nas habitações.
...
Responder

Voltar para “Notícias”