Painel solar fotovoltaico – Balanço Fevereiro de 2019 (mês 27)

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Painel solar fotovoltaico – Balanço Fevereiro de 2019 (mês 27)

Mensagem por admin »

painel-solar.jpg
painel-solar.jpg (70.91 KiB) Visto 488 vezes
Balanço do mês de Fevereiro de 2019
Como era de prever, a produção de energia elétrica aumentou em Fevereiro. O meu painel de 250 W produziu quase 29 kWh. Representa pouco mais de 5 euros de poupança na fatura da luz, se tivesse consumido tudo o que o painel produziu no mês passado.

A poupança sofreu uma pequena redução por culpa minha. É que como ando sempre à procura da fornecedora de energia mais barata (pelos serviços que quero) consegui reduzir (novamente) o preço da eletricidade. A tarifa da Endesa baixou em Fevereiro, por isso já atualizei o gráfico com os novos valores. O painel produz mais kWh, mas isso representa menos dinheiro porque também pago menos quando fui buscar eletricidade à rede. Isso chateia-me? Nadinha. O que eu quero é pagar menos, sempre.
wp-1479751026922.jpg
As contas
Em Fevereiro, o painel solar fotovoltaico produziu 28,832 kWh. Para terem uma noção do que isso representa, dava para engomar roupa de graça durante 29 horas seguidas. Isto em teoria. Como o painel produz no máximo 250 W, se engomasse roupa ao meio-dia, isso significaria “apenas” 25% de desconto no que me custaria isso em eletricidade. Os outros 750 W teria de os ir buscar à rede. Para ser mesmo de graça teria de ter pelo menos 4 painéis para produzir em tempo real o total de 1.000 W durante aquela hora.

Foram assim os dias de Fevereiro.
painel-solar-fev19-dias.jpg
painel-solar-fev19-dias.jpg (23.66 KiB) Visto 487 vezes
Progressivamente, como podem ver no gráfico abaixo, o sol começa a ser mais “potente” à medida que nos aproximamos da Primavera e do Verão e isso reflete-se na produção global do painel fotovoltaico.
painel-solar-fev19-meses.jpg
painel-solar-fev19-meses.jpg (22.85 KiB) Visto 488 vezes
E o desconto na fatura?
Estas são as contas de Fevereiro de 2019. Se tivesse consumido tudo o que o painel produziu teria poupado na fatura da luz exatamente 5,30 euros (já com IVA).

Nestes 27 meses (já passaram mais de 2 anos) teria poupado 178,47 euros. Como investi 620 euros no painel e na instalação, neste momento o retorno do investimento está nos 7,8 anos.
painel-solar-fev19-quadro.jpg
painel-solar-fev19-quadro.jpg (80.71 KiB) Visto 488 vezes
painel-solar-fev19-gráfico.jpg
painel-solar-fev19-gráfico.jpg (57.11 KiB) Visto 488 vezes
Compensa comprar um painel solar?
Como não consumo tudo o que o painel produz (porque não estou em casa durante o dia durante a semana), tenho estimado o meu desperdício para a rede em cerca de 25%.

Assim, o retorno real (o chamado break even) continua pelas minhas contas perto dos 10 anos (reais). Depois de passado esse tempo, o painel estará pago e terei pelo menos mais 15 anos de “lucro”. Veremos se é assim. Mensalmente continuarei a fazer aqui o balanço.

Recordo também que há leitores que me dizem que já conseguem comprar painéis solares fotovoltaicos de 250 W com tudo incluído e pronto a funcionar por menos de 500 euros. Aí o retorno é muito mais rápido. Quando comprei eram mais caros (e os 620 euros incluem a instalação e equipamentos adicionais que adquiri).

Para os que chegaram agora ao blogue, relembro que como não tenho baterias, tudo o que não consumir em tempo real é oferecido à rede. As baterias são demasiado caras para mim. Com baterias, todo o sistema fica em cerca de 5 mil euros.

Fonte: https://contaspoupanca.pt/2019/03/07/pa ... 19-mes-27/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”