Criado combustível líquido que pode armazenar a energia do Sol durante 18 anos

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Criado combustível líquido que pode armazenar a energia do Sol durante 18 anos

Mensagem por admin »

O grande problema das energias renováveis é o armazenamento. Qual o interesse em haver muita energia solar ou eólica quando não temos como guardar de forma eficiente e barata?

Este é o calcanhar de Aquiles que tem travado o grande avanço deste tipo de energias. Contudo, há algumas tecnologias que podem em breve resolver o problema de forma “intrigante”.
energia_armazem00-720x482.jpg
energia_armazem00-720x482.jpg (39.92 KiB) Visto 397 vezes
Cientistas na Suécia desenvolveram um fluido especial. Chama-se combustível solar térmico e pode ser usado para armazenar energia do sol durante mais de uma década.
Um combustível solar térmico é como uma bateria recarregável, mas em vez de eletricidade, podemos colocar luz solar e recebemos calor, acionado a pedido.
Referiu à NBC News Jeffrey Grossman, engenheiro que trabalha com estes materiais no MIT.
energia_armazem02-720x434.jpg
energia_armazem02-720x434.jpg (76.08 KiB) Visto 397 vezes
Pilhas de moléculas de carbono, hidrogénio e nitrogénio

O fluido é, na verdade, uma molécula na forma líquida. Esta tecnologia está a ser desenvolvida há bastante tempo por cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia.

Esta molécula é composta de carbono, hidrogénio e nitrogénio. Quando é atingida pela luz do sol, faz algo incomum: as ligações entre os seus átomos são reajustadas e transformam-se numa nova versão energizada de si, chamada isómero.

Da mesma forma que uma presa é capturada numa armadinha, a energia do Sol é igualmente apreendida entre as fortes ligações químicas do isómero. Desta forma, fica retida mesmo quando a molécula arrefece até à temperatura ambiente.
energia_armazem03-720x434.jpg
energia_armazem03-720x434.jpg (66.6 KiB) Visto 397 vezes
Energia do sol: armazenar e disponibilizar a pedido

Depois da energia ficar contida, armazenada, esta é servida quando necessária. Por exemplo, à noite ou durante o inverno – o fluido é simplesmente extraído de um catalisador que devolve a molécula à sua forma original, liberando energia na forma de calor.
A energia neste isómero pode agora ser armazenada durante 18 anos. E quando chegamos para extrair a energia e usá-la, conseguimos um aumento de calor que é maior do que ousamos esperar.
Refere Kasper Moth-Poulsen, cientista de nanomateriais da Universidade de Chalmers.

Um protótipo do sistema de energia, colocado no telhado de um prédio universitário, testou o novo fluido e, segundo os investigadores, os resultados chamaram a atenção de vários especialistas da área.
energia_armazem01-720x371.jpg
energia_armazem01-720x371.jpg (57.92 KiB) Visto 397 vezes
Testes reais apresentam bons resultados

O dispositivo de energia renovável e livre de emissões é composto por um refletor côncavo com um cano no centro. Dessa forma, o dispositivo persegue o Sol como uma espécie de antena parabólica.

O sistema funciona de maneira circular. Ao bombear através de tubos transparentes, o fluido é aquecido pela luz solar, transformando a molécula norbornadieno no seu isómero de aprisionamento de calor, o quadriciclano. Logo depois, o fluido é armazenado à temperatura ambiente com perda mínima de energia.

Quando a energia é necessária, o fluido é filtrado por um catalisador especial que converte as moléculas de volta à sua forma original, aquecendo o líquido em 63 graus Celsius.

Desta forma, existe a ambição que este calor possa ser usado para sistemas domésticos de aquecimento, alimentando o aquecedor de água de um edifício, a máquina de lavar louça, o secador de roupa e muito mais, antes de voltar para o telhado mais uma vez.
energia_armazem04-720x389.jpg
energia_armazem04-720x389.jpg (65.33 KiB) Visto 397 vezes
Sistema mais poderoso que as baterias Tesla

Os Investigadores colocaram o fluido neste ciclo mais de 125 vezes, aquecendo-o e soltando-o sem danos significativos à molécula.
Fizemos muitos avanços cruciais recentemente e, hoje, temos um sistema de energia livre de emissões que funciona o ano todo.
Explicou Moth-Poulsen.

Depois de vários desenvolvimentos, os investigadores afirmam que o fluido agora pode armazenar 250 watts-hora de energia por quilo. Este valor é o dobro da capacidade de energia das baterias Powerwall da Tesla, de acordo com a NBC.

Contudo, ainda há muito espaço para melhorias. Com as manipulações corretas, os cientistas entendem que podem extrair ainda mais calor desse sistema. Dizem que podem retirar pelo menos 110 graus Celsius a mais.
Ainda há muito a fazer. Acabamos de fazer o sistema funcionar. Agora, precisamos garantir que tudo esteja idealmente projetado.
Concluiu Moth-Poulsen.

Se tudo correr como planeado, Moth-Poulsen acredita que a tecnologia pode estar disponível para uso comercial dentro de 10 anos.

O estudo mais recente da série foi publicado na revista Energy & Environmental Science.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/ciencia/criado- ... rloSDRyiX4


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”