Carro solar fez 4000 quilómetros com menos de 30 euros

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Carro solar fez 4000 quilómetros com menos de 30 euros

Mensagem por admin »

solar carro.jpg
solar carro.jpg (104.83 KiB) Visto 389 vezes
Os automóveis movidos a energia solar não são uma prioridade para os construtores, mas continuam a ser alvo de investigação científica com testes no mundo real. Por isso, para comprovar que a tecnologia pode ser uma hipótese para o futuro, uma universidade australiana construiu um carro solar que, após um ano de desenvolvimento, bateu o recorde do mundo para ser o carro elétrico mais eficiente do mundo, percorrendo 4100 quilómetros por menos de 30 euros.

A Sunswift é uma equipa de engenharia da Universidade de New South Wales, na Austrália, que há 22 anos tem vindo a desenvolver automóveis equipados com painéis solares, que depois convertem esta energia para uso em motores elétricos. O seu veículo mais recente, o Violet é o sexto produto desta equipa universitária, tendo começado a circular na estrada em setembro de 2017. O carro solar foi desenhado para parecer um familiar comum, mas consumir a mesma energia que uma torradeira caseira.

A velocidade máxima do carro solar australiano está limitada a 130 km, e os painéis solares montados no tejadilho garantem uma autonomia de 800 km, contando com a ajuda da energia acumulada nas baterias. Os seus motores elétricos geram apenas 7 kW de potência, ou seja, não precisa de mais de 9,5 cv, até porque o chassis é uma monocoque em fibra de carbono, que mantém o peso total do conjunto em apenas 400 kg, um terço de um carro normal com as suas dimensões.

No próximo ano, o Sunswift Violet vai participar no Challenge Mundial Bridgestone para Carros Solares, mas primeiro precisava de comprovar como era eficiente e bater o anterior recorde do mundo de 5,5 kWh por cada 100 km. No final, a equipa universitária percorreu nada menos que 4100 km em seis dias, mantendo o consumo médio na casa dos 3,25 kWh de energia elétrica por cada 100 km, não gastando mais que 45 dólares australianos, ou 27,50 euros. É a mesma quantidade de energia usada diariamente numa moradia comum, e 17 vezes mais eficiente que um automóvel a gasolina com as suas dimensões.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Fonte: https://www.motor24.pt/tech/carro-solar ... yM7SVxHfiQ


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”