China constrói uma autoestrada de painéis solares

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

China constrói uma autoestrada de painéis solares

Mensagem por admin »

China constrói uma autoestrada de painéis solares

Embora seja um dos países mais poluidores do mundo, a China tem feito um esforço para utilizar novos meios mais ecológicos para produção de energia.

Depois de conquistar o pódio dos países com maior instalação fotovoltaica, inauguraram agora a primeira autoestrada feita com painéis solares.
autoestrada.jpg
autoestrada.jpg (152.72 KiB) Visto 498 vezes
Embora a evolução seja lenta, muitos países têm tentado investir em modos mais ecológicos de produzir energia. Os painéis fotovoltaicos são um dos meios mais utilizados e vários países têm reforçado a sua utilização.

A China é um dos países que mais tem evoluído neste campo, depois de no ano passado se ter tornado no maior produtor de energia solar do mundo com uma capacidade de cerca de 78 Gigawatts, esperando expandir para os 105 até 2020. Para isso tem vários projetos a correr, tendo um sido inaugurado recentemente, a autoestrada feita com painéis solares.
autoestrada1.jpeg
autoestrada1.jpeg (183.09 KiB) Visto 498 vezes
Primeira autoestrada de painéis solares foi construída na China

Localizada em Jinan, a capital da província de Shandong, esta autoestrada tem uma extensão de 1 quilómetro, com uma área total de 5875 metros quadrados e é composta por três camadas: concreto transparente em cima, painéis fotovoltaicos no meio e isolamento em baixo. Contém duas vias para circulação normal, e outra para emergências, e é desenhada para transportes públicos e para veículos elétricos.
autoestrada2.jpg
autoestrada2.jpg (87.14 KiB) Visto 498 vezes
Embora possa parecer uma via frágil, Zhang Hongchao, um dos responsáveis do projeto, afirma que esta autoestrada aguenta 10 vezes mais pressão que o asfalto normal e pode gerar anualmente 1 milhão de kWH. Esta eletricidade será utilizada para alimentar a iluminação das ruas, o sistema de derretimento de neve e os postos de carga dos carros elétricos.

Este projeto tem tudo para ser um sucesso, no entanto a sua ampliação não deverá ser para já, dado o seu custo elevado. Cada metro quadrado desta autoestrada tem um custo de 458$, o que torna este um projeto dispendioso.

Esta autoestrada junta-se assim a outros projetos idênticos, depois de já ter sido inaugurada em França uma estrada deste género em 2016 e uma ciclovia na Holanda em 2014.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/gadgets/high-te ... s-solares/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”