O eventual perigo do fim das inspecções

Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por nelmindo »



pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por pedro caetano »

bom voltamos a janeiro de 1999. ja estão fartos de fazer o trabalho bem feito. agora um pouco aldrabiçe tambem faz falta. o mundo tem que estar completo por tudo. tchau
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por ENERGY »

pedro caetano Escreveu: 23 ago 2017, 23:21 bom voltamos a janeiro de 1999. ja estão fartos de fazer o trabalho bem feito. agora um pouco aldrabiçe tambem faz falta. o mundo tem que estar completo por tudo. tchau
Boas
Se houver auditorias posteriores ao envio dos termos de responsabilidade dessas instalações até 10.35Kvas, e as coimas forem pesadas, vamos ver quais os Técnicos que vão querer arriscar.
Alguns sem carater arriscavam, porque só perdiam o valor da Inspeção e reinspecção, 51.23€ + 127.59€ que o cliente pagava.
Agora se o valor das coimas após deteção de anomalias nas auditorias subir para varias centenas de euros por instalação, quem passa a ganhar é o cliente e o estado, e acaba-se com a habilidade de alguns, ou fazem o trabalho bem feito, ou vão ter de pagar bem caro pelas aldrabices cometidas, e que se traduzem por vezes no baixo preço das obras angariadas.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por Mário »

Boas

Como a procissão ainda não está no adro, e eu pensando, creio que vai haver certificação para os electricistas, ou seja, vamos que ter certificados, como ( ou parecidos) aos da refrigeração.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por LVirtual »

ENERGY Escreveu: 23 ago 2017, 23:47
pedro caetano Escreveu: 23 ago 2017, 23:21 bom voltamos a janeiro de 1999. ja estão fartos de fazer o trabalho bem feito. agora um pouco aldrabiçe tambem faz falta. o mundo tem que estar completo por tudo. tchau
Boas
Se houver auditorias posteriores ao envio dos termos de responsabilidade dessas instalações até 10.35Kvas, e as coimas forem pesadas, vamos ver quais os Técnicos que vão querer arriscar.
Alguns sem carater arriscavam, porque só perdiam o valor da Inspeção e reinspecção, 51.23€ + 127.59€ que o cliente pagava.
Agora se o valor das coimas após deteção de anomalias nas auditorias subir para varias centenas de euros por instalação, quem passa a ganhar é o cliente e o estado, e acaba-se com a habilidade de alguns, ou fazem o trabalho bem feito, ou vão ter de pagar bem caro pelas aldrabices cometidas, e que se traduzem por vezes no baixo preço das obras angariadas.
Energy, eu ja tinha referido isso mesmo no outro topico onde se falou disto. e houve alguem que nao gostou das minhas palavras...

Pela leitura do texto do Publico da-me a ideia que o governo mata dois coelhos com uma cajadada.
Obriga o pessoa tecnico a ser mesmo tecnico competente senao leva multa pesada e ao mesmo tempo tira as competencias principais
à Certiel para as dar á Direcçao Geral de Energia.

Como a DGEG nao tem pessoal capaz de fazer este trabalho de fiscalizaçao, la vai a Direcção Geral contratar a Certiel para fazer as fiscalizaçoes.
Como a Certiel tambem na pratica nunca fez fiscalizaçoes, porque é uma associaçao, mas sim sub-contrata outras entidades para fazer as certificaçoes,
isto parece-me que vai começar a haver mais "rendas" no sector electrico ou uma forma de "distribuir" para camuflar as actuais "rendas da energia"...

Desta vez parece-me que tiram com uma mao e dão com a outra...

De certa forma acho bem a parte da responsabilidade acrescida. Tantos canudos de engenharia espalhados pelo pais e tanta obra mal feita...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por nelmindo »

As instalações que estão sob a alçada da DGEG, alguém alguma vez viu ou ouvir falar das coimas, sanções e/ou outros problemas relatados relativamente às más condições e politicas adoptadas nesse tipo de instalações?

Faz me lembrar os radares da VCI, estão lá para meter medo aos cumpridores e os xicos espertos são os que andam a 120km/h...
Como neste país a fiscalização foi sempre deficiente (ANACOM, DGEG, EDPgás, câmaras municipais), mas na minha opinião houve áreas que se entregou a entidades que à partida separaram o trigo do joio, como aconteceu com a CERTIEL e a ASAE.
Logo como estão a fazer boa figura, os outros ficam mal na fotografia, é preciso abater...
Também faz-me lembrar este filme, onde um bom policia é transferido, porque a esquadra ficava mal vista:
https://www.youtube.com/watch?v=ayTnvVpj9t4
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por LVirtual »

os radares da VCI e os da Segunda Circular e do Eixo Norte-Sul e das demais arterias de alta velocidade de Lisboa.
So nas primeiras semanas se ouviu falar deles e do efeito causado nas finanças publicas, depois disso morreram...

é o que dá os avanços civilizacionais da esquerda em portugal...
tanto querem avançar com certas areas da vida humana que depois deixam muitas portas abertas para os "compadres" voltarem a conseguir fugir as responsabilidades...

basta ver como esta a ser processado todo o problema dos fogos no centro do pais...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por ohmico »

Mário Escreveu: 24 ago 2017, 08:41 Boas

Como a procissão ainda não está no adro, e eu pensando, creio que vai haver certificação para os electricistas, ou seja, vamos que ter certificados, como ( ou parecidos) aos da refrigeração.

Cump.
Mário
Boas,

então a inscrição como técnico responsável não é já uma certificação?

Não te ponhas a dar mais ideias senão temos mais um negócio altamente rentável.

É evidente que a solução é a responsabilização dos "técnicos responsáveis" sejam engenheiros ou não, cada macaco no seu galho.

Quanto à fiscalização pela parte da DGEG, que dizem vai ser por amostragem, já agora também é assim com a CERTIEL.

Se a fiscalização vai ou não sofrer do mesmo que sofrem todas as fiscalizações no nosso "jardim", é provável que sim mas não nos podemos esquecer

que se porventura começar a funcionar, logo o coro se levantará de que é perseguição.

Ohmico
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por Mário »

ohmico Escreveu: 24 ago 2017, 14:01
Mário Escreveu: 24 ago 2017, 08:41 Boas

Como a procissão ainda não está no adro, e eu pensando, creio que vai haver certificação para os electricistas, ou seja, vamos que ter certificados, como ( ou parecidos) aos da refrigeração.
Cump.
Mário
Boas,
então a inscrição como técnico responsável não é já uma certificação?
Vai ser diferente porque depois haverá auditorias anuais. (a ideia é que todos os serviços sejam certificados, para poderem controlar tudo)

Ohmico
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por LVirtual »

eu parece-me que é mas é a "lei do canudo" a funcionar.
se esta certificado, tem canudo, se tem canudo é competente, se é competente entao esta tudo dentro das regras.
resumindo, se a pessoa tem certificação entao esta tudo dentro das regras.

depois mais tarde quando ha barracadas descobre-se que afinal o canudo da certificação foi dado por equivalencia por a pessoa ter andado a mudar umas lampadas e a apertar os parafusos das tomadas no Instituto onde tirou o canudo.

a diferença agora é que se nao for equivalencia canudal para politico leva com multa pesada porque anda a brincar com a vida das pessoas,
se for para profissoes menos "tecnicas" nao acontece nada como sempre tem sido...

entretanto diversifica-se os negocios de algumas entidades para se manterem a render...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por nelmindo »

Mas o problema, é que as instalações eram certificadas antes de entrar em funcionamento.
Como no modelo de agora, a instalação é auditada mais tarde (o simplex a funcionar, porque o que ser quer é luz no cliente, porque o processo demora muito segundo o governo), a instalação é auditada, levantam-se não conformidades, o empreiteiro vai levar com as culpas. O empreiteiro já faliu, o cliente fica com os encargos todos e provavelmente terá que uma contratar alguém para colocar a instalação em condições.

É que a legislação é sempre assim, depois vê-se como é que se vai proceder quando a instalação não estiver em condições. Corta-se a luz? Dá-se um tempo para o cliente repor a instalação? E se os custos forem avultados, vai-se criar um fundo de garantia para estes casos?

Se certificar antes, por vezes ainda é possível repor em conformidade a instalação, já que normalmente está em processo de obra.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por LVirtual »

acho que os problemas nao serao tanto nas obras de raiz mas mais nas de restauraçao ou reparaçao.
nas de raiz sera mais nas coisas que os constructores conseguirem esconder/disfarçar/camuflar para que nao se detectem nas vistorias iniciais.
quem diz constructores tambem diz empresas de instalaçoes electricas. que ja vi muita coisa mal feita por empresas de instalaçoes electricas de nome conhecido.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por edeluz »

Governo quer simplificar o regime de certificações. Mas estatísticas de segurança preocupam: em 2015, os 74 incêndios com origem nas instalações eléctricas provocaram dez mortes.
Não estou a perceber qual é o vosso problema! Se o governo complica é porque complica, se facilita é porque facilita! Nunca estão bem! :lol: :lol: :lol:
Então, eles querem facilitar....nada melhor que acabar com a vistorias! Ora essa! Não tarda nada para reduzir os sinistros na estradas vão acabar com o registo de acidentes e multas por execesso de velocidade! Não existe registo, não existe taxa de sinistralidade. Fácil!

:D :D :D :D Como dizem os mais novos "hastag" PortugalaArder! Fui....
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por ohmico »

Boas,

há coisas que me custam muito a entender.

Um técnico responsável tem de estar inscrito na DGCEG, não é verdade?

Para se poder inscrever tem de apresentar as credenciais previstas na lei e isso acredita-o como técnico responsável.

Se acham que as credenciais que são hoje exigidas não chegam, então que se altere o que for necessário.

A dúvida é: o técnico inscrito é responsável ou não é responsável?

Em meu entender, se é responsável não tem de ser sempre inspeccionado, passaria, e muito bem, a estar sujeito a triagens levadas a cabo por entidade competente que aquilataria da idoneidade dos técnicos responsáveis, aumentando ou diminuindo a incidência de inspecções em função dos resultados obtidos.

Estas fiscalizações deveriam ter sempre consequências gravosas para o técnico que tivesse lavrado uma certificação que não correspondesse à obra certificada, por má execução.

O Mário diz:
"Vai ser diferente porque depois haverá auditorias anuais. (a ideia é que todos os serviços sejam certificados, para poderem controlar tudo)"

Não tenho nada contra as auditorias anuais, aliás seria essa a forma que faria possivelmente acabar com os incêndios a que se referem os técnicos da CERTIEL ao Jornal Público, que se esqueceram de dizer qual é a percentagem dessas instalações que arderam e eram instalações novas, pois acho que o grosso desses casos são instalações desactualizadas que nunca foram vistoriadas.

As possíveis auditorias anuais serão o caminho para obrigar a que todas as instalações sejam actualizadas, e isso é bom para que faz projectos e instalações eléctricas.

Ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: O eventual perigo do fim das inspecções

Mensagem por ENERGY »

nelmindo Escreveu: 24 ago 2017, 11:44 As instalações que estão sob a alçada da DGEG, alguém alguma vez viu ou ouvir falar das coimas, sanções e/ou outros problemas relatados relativamente às más condições e politicas adoptadas nesse tipo de instalações?

Faz me lembrar os radares da VCI, estão lá para meter medo aos cumpridores e os xicos espertos são os que andam a 120km/h...
Como neste país a fiscalização foi sempre deficiente (ANACOM, DGEG, EDPgás, câmaras municipais), mas na minha opinião houve áreas que se entregou a entidades que à partida separaram o trigo do joio, como aconteceu com a CERTIEL e a ASAE.
Logo como estão a fazer boa figura, os outros ficam mal na fotografia, é preciso abater...
Também faz-me lembrar este filme, onde um bom policia é transferido, porque a esquadra ficava mal vista:
https://www.youtube.com/watch?v=ayTnvVpj9t4
Boas
O pessoal da DGEG sempre teve um postura muito diferente em relação aos Inspetores da Certiel nas Inspeções.
Não é por acaso que se vê muito mais borradas nas Instalações certificadas pela Certiel, apesar das constantes reinspecções, enquanto que nas Instalações inspecionadas pela DGEG pouco ou nada se vê de anormal.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Notícias”