Dinamarca usa o sol para produzir energia elétrica e térmica, numa única central

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Dinamarca usa o sol para produzir energia elétrica e térmica, numa única central

Mensagem por admin »

O sol brilha na Dinamarca uma média de 1.540 horas por ano, isso significa um quinto dos 365 dias. Em contraste, algumas capitais do sul da Europa podem variar entre 2.700 e 2.900 horas de sol, como Lisboa, Madrid e Marselha. Apesar de o sol aparentar ser escasso neste país nórdico de 5.6 milhões de habitantes, esta fonte que se tornou numa alternativa de peso para a produção energética, combina produção eléctrica e de calor para aquecer as casas, tudo numa única central.

A primavera na Dinamarca não significa necessariamente dias mais quentes, já que as temperaturas ainda estão abaixo dos 10ºC. O grande desafio para esta região do norte da Europa é o de conciliar a produção sustentável de energia com a alta procura no aquecimento das habitações.

A pequena cidade de Brønderslev, de 36 mil habitantes, na província de Nordjylland, no norte do país, está a passar por uma experiência inovadora de produção de energia. Desde o final de 2016, as casas nesta localidade têm recebido calor proveniente de uma central solar de 27.000 metros quadrados de painéis – o tamanho de três campos de futebol. Cerca de 1.500 lares estão já a ser aquecidos a partir de energia limpa.

A tecnologia é a chamada Energia Solar Concentrada (ESC -(CSP em inglês) e utiliza lentes e espelhos em vez dos tradicionais painéis fotovoltáicos. A central solar de Brønderslev tem 40 fileiras de espelhos de 125 metros em formato de U. Estes espelhos coletam os raios solares e refletem-nos num tubo recetor de 5 km de comprimento. Dentro deste tubo, corre um óleo que, aquecido pelo sol, atinge temperaturas superiores a 300°C.

Este sistema foi desenvolvido pela companhia dinamarquesa Aalborg CSP. Por enquanto, nesta primeira fase do projeto, a central fornece 16.6 MW para a rede de aquecimento. Quando a construção da turbina elétrica estiver pronta, na próxima primavera, a central também passará a produzir luz elétrica.

Além disso, ao sistema de energia solar será acrescentada uma central de biomassa, uma segunda fonte, que permite aumentar a produção de energia.

Segundo o Ministério da Energia, cerca de 15% de toda a eletricidade da Dinamarca provém da palha e de resíduos biodegradáveis, para além da chamada cogeração em centrais de produção combinada de energia térmica e energia elétrica. Há 670 centrais deste tipo no país. Mais de 80% dos distritos dinamarqueses são abastecidos em cogeração.
670x377_bonus-670-2017-04-20BronderslevCSP-plant-overview.jpg
670x377_bonus-670-2017-04-20BronderslevCSP-plant-overview.jpg (54.38 KiB) Visto 370 vezes
O futuro da energia limpa

A cogeração de calor e electricidade usando a tecnologia solar CSP deverá ser a base para a futura geração de energia limpa, acredita o CEO da companhia, Svante Bundgaard. Esta é a primeira experiência no mundo de uma solução combinada de solar mais biomassa e calor mais eletricidade, e tenta provar que este sistema integrado pode aquecer e iluminar até mesmo em regiões com menos dias de sol.

“O grande valor é que pode-se usar a radiação solar para produzir tanto electricidade como energia térmica, reduzindo-se assim o volume de inversões”, disse Bundgaard à Euronews. A tecnologia solar CSP é, tradicionalmente, utilizada em áreas com grande incidência solar como a Espanha, os Estados Unidos, a África do Sul e Marrocos.

Bundgaard defende que este sistema misto pode servir de modelo para outros países como a Alemanha, Polónia, Finlândia e os países escandinavos e, também, o Reino Unido. Todos estes países têm uma forte procura em termos de aquecimento durante o inverno. “É possível ter um projeto viável combinado de aquecimento e eletricidade no norte da Europa”, afirma.

“A nossa versão de central CSP juntando eletricidade e produção de energia para aquecimento oferece uma oportunidade única para se ter um sistema customizado e benéfico que se ajusta às necessidades de cada cidade. Com esta solução de calor e eletricidade, pode-se fazer com que a energia solar seja competitiva. É isto que torna este projeto único”, sublinhou.

Uma grande vantagem da tecnologia CSP é que a energia proveniente do sol pode ser armazenada e produzida, até mesmo, de noite. “O modelo tem se tornado cada vez mais atrativo sem que haja necessidade de qualquer subsídio governamental. Este parece ser um futuro interessante para a solar como um recurso dominante para o mercado global de energia nos próximos anos”, concluiu.

Fabíola Ortiz para euronews

Fonte: http://pt.euronews.com/2017/04/27/dinam ... ca-central


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”