Cristal transforma calor, luz e pressão em energia — tudo ao mesmo tempo

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Cristal transforma calor, luz e pressão em energia — tudo ao mesmo tempo

Mensagem por admin »

O KBNNO faz parte da família Peroskvita, que já produz outros tipos poderosos de cristais
perovskite_mineral.jpg
perovskite_mineral.jpg (103.2 KiB) Visto 548 vezes
Cientistas da Universidade de Oulu, na Finlândia, encontraram um novo tipo de cristal capaz de transformar calor, luz e diferenças de pressão em energia pura, tudo ao mesmo tempo. O material, chamado de KBNNO, pode representar um modo alternativo de carregar aparelhos elétricos, sem depender unicamente de uma fonte energética.

O cristal faz parte da família Peroskvita. Os minérios desse tipo são especialmente raros e geralmente são capazes de produzir energia utilizando apenas uma ou duas fontes específicas. Alguns conseguem fazer isso a partir de raios solares, outros de temperatura e alguns de movimento, porém ficam restritos ás suas especialidades.

Antes da pesquisa, publicada no periódico Applied Physics Letter, o KBNNO era estudado simplesmente como peroskvita fotovoltáico — termo dado aos materias conversores de luz solar. Os finlandeses resolveram fazer algo inédito: testaram as reações do material aos três modos de produção de energia ao mesmo tempo.

A transformação em energia no novo cristal ocorre quando suas moléculas polares são estimuladas por algum fator físico e acabam se desalinhando. Com isso, uma corrente elétrica se forma. Apesar da variedade de formas, os cientistas concluíram que a produção feita pelo KBNNO não é tão eficaz quanto a dos Peroskvitas especializados.

Eles pretendem, porém, avançar nos estudos e estão otimistas com a possibilidade de alterar a composição do material com o objetivo de melhorar a potência de transformação para cada fonte. Os pesquisadores acreditam que se encontrarem a forma de material ideal, poderão produzir um protótipo de equipamento para coletar eletricidade do cristal. A expectativa é tê-lo pronto ano que vem para que a comercialização comece logo em seguida.

O invento pode significar novas formas de adquirir energia sustentável, além de diminuir consideravelmente a quantidade de vezes necessárias para carregar os aparelhos.

(Com informações de IFLScience)


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”