Turbina eólica gigante está a bater todos os recordes de produção

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Turbina eólica gigante está a bater todos os recordes de produção

Mensagem por admin »

A Vestas V164 é uma turbina eólica de três lâminas, produzida pela Vestas, capaz de produzir 216,000 kWh. A primeira unidade protótipo foi instalada no norte da Dinamarca, em Janeiro de 2014, e as primeiras unidades industriais começaram no verão passado a ser instaladas ao largo da costa do Reino Unido.

Esta gigante turbina eólica tem pulverizado o recorde mundial na produção de energia eólica, com os seus resultados a serem uma completa surpresa.
vestas_offshore00-720x405.jpg
vestas_offshore00-720x405.jpg (34 KiB) Visto 456 vezes
Este “moinho” gigante de 220 metros, tem recolhido os mais diversos adjectivos no que toca à sua descomunal capacidade de gerar energia. O V164 rasga o vento com as suas lâminas de 80 metros de comprimento, 4,6 metros de diâmetro e 38 toneladas de peso. Depois da instalação no parque eólico marítimo Burbo Bank Extension, ao largo do Reino Unido, é a vez dos interessados nas energias renováveis da Dinamarca centrarem nela a sua atenção.



Este equipamento mostra que estamos numa nova fase no que toca à produção de energia recorrendo às turbinas eólicas. A Vestas V164, na sua primeira prova, foi capaz de gerar 216.000 kWh em apenas 24 horas! Não só este é um recorde absoluto na produção de energia eólica num só gerador, como também é a demonstração clara que os ventos oceânicos serão a chave para a transição energética que está em marcha.


Turbina gigante que num dia produz energia para 60 anos de uma casa

Para termos uma ideia do poder deste equipamento temos de colocar os dados numa perspectiva comum. Se pensarmos que o consumo médio de uma casa portuguesa pode rondar os 3.600 kWh por ano (aproximadamente), então um dia de produção desta turbina poderia fornecer eletricidade a uma casa durante mais de 60 anos.
vestas_offshore01-720x405.jpg
vestas_offshore01-720x405.jpg (27.26 KiB) Visto 456 vezes
Esta turbina, tal como é referido na sua documentação, é verdadeiramente imponente. O diâmetro do rotor é de 164 metros, o suficiente para suplantar, por exemplo, o London Eye com os seus 135 metros. Esta turbina é a evolução da turbina eólica V164-8.0 MW, equipamento que já quebrou recordes em 2014 e que foi apontada como capaz de alimentar 16.000 lares britânicos.

Estas enormes turbinas necessitam de ser fixadas à plataforma continental. Isso nem sempre é possível pois, dada a profundidade do solo, são necessárias estruturas e sistemas de fixação caríssimos para prender estes monstros, o que torna este equipamento inacessível para muitos países. No entanto, os avanços nas turbinas flutuantes, assim como as várias soluções de produção de energia solar, permite-nos estar optimistas, pela primeira vez na história, com as energias renováveis que estão prestes a ganhar a batalha.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/informacao/esta ... e-energia/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”