Painéis solares vão conseguir gerar energia a partir da chuva

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Painéis solares vão conseguir gerar energia a partir da chuva

Mensagem por admin »

Os painéis solares são constituídos por células que criam eletricidade a partir da luz do sol certo? Tradicionalmente sim, mas uma equipa de investigadores chineses diz ter desenvolvido um sistema que também consegue aproveitar a chuva para fazer o mesmo.
eletricidade.net.jpg
A energia solar poderá, em breve, deixar de estar exclusivamente dependente da luz do sol, assim espera um grupo de investigadores da Ocean University e da Yunnan Normal University, ambas na China.

Os investigadores descobriram que acrescentando grafeno, as células solares podem tornar-se muito mais eficientes e conseguir gerar eletricidade a partir da chuva. No caso especifico é usada uma camada muito fina de grafeno para cobrir as células solares.

A possibilidade de produzir energia a partir de água salgada e grafeno já existe há vários anos, mas agora os investigadores desenvolveram um método que permite que o sal presente na água da chuva se separe em iões de amónio, cálcio e sódio, que se colam à capa de grafeno formando um “pseudo impulsionador”.

Tal permite que as novas células solares possam gerar energia mesmo nos dias em que o sol abunda, mas também em dias chuvosos. Num caso como no outro, a eficiência de conversão pode atingir os 6,53%.
eletricidade1.net.jpg
eletricidade1.net.jpg (32.63 KiB) Visto 283 vezes
O método abre porta a uma utilização mais alargada a diferentes tipos de clima.

Fonte: http://tek.sapo.pt/multimedia/artigo/pa ... medium=Web


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”