relés 12v

Responder
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

relés 12v

Mensagem por quero aprender »

alguém me arranja um manual onde possa aprender a ligar relés 12v auto ?

obrigado


jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por jaimereis »

quero aprender Escreveu:alguém me arranja um manual onde possa aprender a ligar relés 12v auto ?

obrigado

?????? :(
Jaime Reis
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: relés 12v

Mensagem por BLima »

Viva,

Penso que a dúvida está no que quer dizer os números nos relés auto.

Aqui vai um link que tem muitas ilustrações:

http://www.bcae1.com/relays.htm
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

O manual era mesmo para aprender a mexer em reles...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por ENERGY »

Boas "quero aprender"
Penso que neste link, tens alguma informação do teu agrado sobre componentes auto: http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... U2v7--TRMw
quero aprender Escreveu:O manual era mesmo para aprender a mexer em reles...
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

ENERGY Escreveu:Boas "quero aprender"
Penso que neste link, tens alguma informação do teu agrado sobre componentes auto: http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... U2v7--TRMw
quero aprender Escreveu:O manual era mesmo para aprender a mexer em reles...

obrigado pela dica ...

mas eu necessito de algo mais básico

tipo aprender o que se liga no 30 , 87 87a 86 ...

eu já tentei compreender mas existem esquemas onde essas ligações onde é positivo passa a negativo ...

eu queria mesmo aprender a mexer nisto , um relé quando bem usado simplifica e automatiza as coisas e eu gosto muito disso....

se mais alguém pudere ajudar ...

já fui a bibliotecas aqui na zona e não arranjo livros sobre o assunto ...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por Mário »

Boas

"tipo aprender o que se liga no 30 , 87 87a 86 ...
eu já tentei compreender mas existem esquemas onde essas ligações onde é positivo passa a negativo ...
eu queria mesmo aprender a mexer nisto "

Os electricistas de automóveis (não todos, mas a maioria) não sabem interpretar um esquema, fazem como sempre ouviram e viram fazer, o 30 é da bateria "+", ou seja é o que trás a corrente.
Se verificares os relés "auto" têm o esquema gravado neles. Não são todos iguais, um relé de luzes "médios e máximos" é diferente de um de buzina, mas o de buzina é igual ao de farois de nevoeiro, são os relés mais simples.

Atenção que actualmente os automóveis vêm com gestão electrónica e os diversos módulos de gestão estão interligados por sistema "CanBus" não podes alterar a instalação, porque corres o perigo de deixar de funcionar ou entrar em erros de avaria.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

Mário Escreveu:Boas
Atenção que actualmente os automóveis vêm com gestão electrónica e os diversos módulos de gestão estão interligados por sistema "CanBus" não podes alterar a instalação, porque corres o perigo de deixar de funcionar ou entrar em erros de avaria.
Cump.
Mário
Grande amigo Mario , aqui o puto do cenfic com o curso de desformação profissional de electricidade de power é obrigado a descordar com os mestres ...
e porque ?

um exemplo um seat Ibiza dos recentes e que não tenha sensores de estacionamento e o amigo mario quer colocar sensores ...
colocar os sensores como eu coloquei no meu que é de 2001 está fora de questão ... ou seja não posso ir buscar diretamente há lâmpada ...
porque se o fizer vai dar erro , por causa das tensões , ou seja a Centralina sabe que ali consome sei lá 10w e de repente está a consumir 12 ou 15 , vai dar erros e esses erros vai originar ainda outros erros ... por isso para os carros recentes usa-se um relé ... os relés estão cada vez mais a ser usados nas alterações nos carros novos ...
claro só faz isto quem sabe ... quem percebe...
eu tenho esse esquema para os sensores em carros recentes ....
mas lá está uma coisa é copiar outra é eu pensar por mim e criar ... e é isso que eu cria , ser eu a fazer ...

amigo mario as minhas desculpas por eu não concordar ....

abraço
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por jaimereis »

quero aprender Escreveu:
Mário Escreveu:Boas
Atenção que actualmente os automóveis vêm com gestão electrónica e os diversos módulos de gestão estão interligados por sistema "CanBus" não podes alterar a instalação, porque corres o perigo de deixar de funcionar ou entrar em erros de avaria.
Cump.
Mário
Grande amigo Mario , aqui o puto do cenfic com o curso de desformação profissional de electricidade de power é obrigado a descordar com os mestres ...
e porque ?

um exemplo um seat Ibiza dos recentes e que não tenha sensores de estacionamento e o amigo mario quer colocar sensores ...
colocar os sensores como eu coloquei no meu que é de 2001 está fora de questão ... ou seja não posso ir buscar diretamente há lâmpada ...
porque se o fizer vai dar erro , por causa das tensões , ou seja a Centralina sabe que ali consome sei lá 10w e de repente está a consumir 12 ou 15 , vai dar erros e esses erros vai originar ainda outros erros ... por isso para os carros recentes usa-se um relé ... os relés estão cada vez mais a ser usados nas alterações nos carros novos ...
claro só faz isto quem sabe ... quem percebe...
eu tenho esse esquema para os sensores em carros recentes ....
mas lá está uma coisa é copiar outra é eu pensar por mim e criar ... e é isso que eu cria , ser eu a fazer ...

amigo mario as minhas desculpas por eu não concordar ....

abraço
caro quero aprende

daí o Mário lhe ter falado em sistemas CanBus ou CanOpen...que é o protocolo usado em instalações de mecatronica....a automação electrónica da ramo automóvel

nos carros mais recentes...2000 por ai em adiante, vem todos equipado com este sistema, uns mais outros menos...

os ditos reles são os mesmo que se usavam à 40 anos atrás...sempre que é feita uma instalação não OEM(Original Equipment Manufacturer), a adaptação terá que ser feita directo à fonte(neste caso a Bateria), sendo todos os cabos e interruptores independentes.....aqui os reles servem de separação galvanica entre a instalação original e a nova...

existe no mercado material , chamado da concorrência, compatível OEM, podendo aì se usar a instalação existente...

claro que se implicar um modulo de interligação, este terá que ser adicionado(endereçamento) e validado na central principal da viatura, isto só com hardware e software próprio...
Jaime Reis
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

jaimereis Escreveu:
os ditos reles são os mesmo que se usavam à 40 anos atrás...sempre que é feita uma instalação não OEM(Original Equipment Manufacturer), a adaptação terá que ser feita directo à fonte(neste caso a Bateria)
bem dito amigo jaimereis.
por isso eu dei o exemplo dos sensores em carros recentes ... se não vier de fabrica , somos obrigados a recorrer a relés e outras soluções ...
e cada vez mais as pessoas recorrem a estas soluções ...
eu não quero o esquema para os sensores eu quero é aprender ...

dou um exemplo , que me deixa imensamente frustrado...
pesquisei , pesquisei e como muito medo lá cheguei a certezas e fiz um corte de corrente no meu ferrari ...
ficou top ...

mas não gostei , falta o toque automático .... porque ?
porque eu coloquei esse corte mas nunca o ligo porque me esqueço ....

se eu tivesse aprendido power point agora coloca o meu corte assim :

ia ao radio buscar alimentação para o relé ...
arranjava um besouro ...
e com um relé ...

ao desligar o radio o rele fazia o besouro tocar e eu ia o botão do corte e desligava e assim calava-se o besouro e ao mesmo tempo o carro não pega porque lhe falta a massa lá no sitio tal ...

mas a minha formação não me deixa ir mais longe e na net também não há muito onde aprender ....


85negativo
86 12v do radio
30 12 permanentes
87 positivo para o besouro
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por Mário »

Boas
quero aprender Escreveu:
jaimereis Escreveu: os ditos reles são os mesmo que se usavam à 40 anos atrás...sempre que é feita uma instalação não OEM(Original Equipment Manufacturer), a adaptação terá que ser feita directo à fonte(neste caso a Bateria)
bem dito amigo jaimereis.
por isso eu dei o exemplo dos sensores em carros recentes ... se não vier de fabrica , somos obrigados a recorrer a relés e outras soluções ...
e cada vez mais as pessoas recorrem a estas soluções ...
eu não quero o esquema para os sensores eu quero é aprender ...
dou um exemplo , que me deixa imensamente frustrado...
pesquisei , pesquisei e como muito medo lá cheguei a certezas e fiz um corte de corrente no meu ferrari ...
ficou top ...
mas não gostei , falta o toque automático .... porque ?
porque eu coloquei esse corte mas nunca o ligo porque me esqueço ....
se eu tivesse aprendido power point agora coloca o meu corte assim :
ia ao radio buscar alimentação para o relé ...
arranjava um besouro ...
e com um relé ...

ao desligar o radio o rele fazia o besouro tocar e eu ia o botão do corte e desligava e assim calava-se o besouro e ao mesmo tempo o carro não pega porque lhe falta a massa lá no sitio tal ...

Um relé é como um contactor, tem a bobine para "atracar" contactos de potencia.
Se o que tens é corte de corrente "automático" tens uma bobine para atrair e fazer fechar os contactos.
Os cortes de corrente normalmente fazem o corte logo na saida da bateria. Os relogios e as memorias dos radios desaparecem. Algumas viaturas com "centralinas, bsi, cdi, etc" podem entrar em erro.
Se queres ter um aviso de quando desligas o carro de não esqueceres de fazer o corte, usa a lampada de interior de porta aberta com um besouro.
Também podes ir buscar o sinal de "ignição" que vem do alternador, ou seja desde que o motor esteja a funcionar a lâmpada está apagada


mas a minha formação não me deixa ir mais longe e na net também não há muito onde aprender ....

85negativo massa
86 12v do radio corrente
30 12 permanentes bateria
87 positivo para o besouro saida da corrente da bateria
A Azul

Mário

Já muito destreinado dos veiculos.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

amigo mario o meu corte é normal , fiz um corte no condutor do negativo que vai ao .... e meti um botão ... ao desligar o botão não há negativo logo o carro não pega ...

lâmpadas não são solução para mim , se essa lâmpada tivesse no quadrante ainda talvez ...

a ideia de o besouro ficar ligado a luz interior não está má , fica o registo para umas mods minhas futuras ...

mas para este caso propriamente não será muito bom porque se eu tiver o radio desligado e ainda assim abrir a porta , tau , besouro a apitar ...
por isso não o vou ligar a luz interior ....
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por Mário »

" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: relés 12v

Mensagem por BLima »

Viva Queroaprender!

O Cepra é impecável como centro de formação. Tem vários cursos em horário pós-laboral. Tive a sorte de assistir a um de sensores e actuadores e aprendi bastante.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por jaimereis »

boas

não sei precisar, mas penso que desde 1995, quando saiu a lei da obrigatoriedade para os airbags, os sistema de corte de corrente foi também contemplado, pelo que as viaturas após essa data já vem com esse sistema de serie...

...na minha opinião , qualquer alteração com cortes de corrente externos, poderão comprometer todo o sistema de disparo automático dos dispositivos de segurança, seja os airbags seja os sistemas de recuo automático dos cintos de segurança....ou nas viaturas mais recente, qual dos airbags abre primeiro...se os frontais ou laterais...

....não quero deste modo que o amigo desista de "mexer" no seu carro ou de outra pessoa, apenas que tente estudar mais e de obter na net ou de alguém do ramo que conheça, a fim de obter manuais e esquemas eléctricos de automóveis, pois são qualquer coisa do outro mundo....não tem nada a ver com os esquemas do que se possa conhecer de edifícios ou mesmo de um quadro de um automatismo de uma industria...eu sei que é difícil de obter manuais, mas por ser uma área tão especifica, as marcas não libertam no mercado literatura...

....mesmo a instalação de um auto-radio é exigido por regulamentação que o tipo de ficha seja universal...os fabricantes de rádio e de automóveis são obrigados a respeitar a ordem e nomenclatura das fichas...exactamente para que seja do tipo tirar e pôr...e fica logo a funcionar...

...como diz o Blima, o CEPRA (Cabo Ruivo - Lisboa) tem cursos de todas as áreas do ramo automóvel...se tiver a oportunidade seria uma boa aposta...

se fizer uma pequena consulta na net sobre reles de automóvel, vai de certeza encontrar, e verá que a numeração é a mesma, seja de que marca for, pois é material praticamente universal..
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Tutoriais”