relés 12v

quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

BLima Escreveu:Viva Queroaprender!

O Cepra é impecável como centro de formação. Tem vários cursos em horário pós-laboral. Tive a sorte de assistir a um de sensores e actuadores e aprendi bastante.
o cepra é vizinho do cenfic , a pé fica a dois minutos do cenfic ...
vou lá passar para saber o que há pos laboral

obrigados


quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

jaimereis Escreveu:boas
...na minha opinião , qualquer alteração com cortes de corrente externos, poderão comprometer todo o sistema de disparo automático dos dispositivos de segurança, seja os airbags seja os sistemas de recuo automático dos cintos de segurança....ou nas viaturas mais recente, qual dos airbags abre primeiro...se os frontais ou laterais...

com o devido respeito , não concordo nem posso concordar , porque um corte de corrente como fiz no meu carro é algo muito simples , é uma peça do carro em que o negativo é interrompido e leva um botão ... só isto ...
em nada isto vai ter impacto em qualquer outro componente ... até porque a marosca é feita no sitio correto , não me vou alongar mais neste pormenor porque quem lê é o bom e o mau ....


se fizer uma pequena consulta na net sobre reles de automóvel, vai de certeza encontrar, e verá que a numeração é a mesma, seja de que marca for, pois é material praticamente universal..

sim a numeração é a mesma sim , e isso eu já vi , as ligações é que não ... mas penso já ter percebido mais ou menos a coisa , digo eu não sei ...
e por isso deixo aqui o repto para ajuda :

no 85 meto negativo
no 86 meto 12v com chave ...
no 30 mete 12v permanentes ...
no 87 não ligo nada ...
no 87A ligo o positivo do besouro ...
o negativo do besouro ligará ao meu negativo do botão do corte de corrente ...

e corrijam-me se eu estiver errado ... ao ligar o radio o meu relé é automaticamente alimentado no 85 e 86 ....
e ao ser alimentado o rele faz com que o 30 passe corrente para o 87 mas ao 87 eu não ligo nada ...
ao desligar o radio o contacto 30 - 87 abre mas o 30 - 87A fecha , e passa corrente para o meu besouro ...
com o negativo do besouro é alimentado pelo meu botão para o calar é só desligar o botão que corta o negativo a tal peça ...

estou a pensar bem amigos ?

BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: relés 12v

Mensagem por BLima »

Como alternativa posso indicar a ATEC, que tb tem vários cursos na área automóvel, mas mais direccionados para o grupo VAG.

Não tive em nenhuma formação da área automóvel, mas sim de automação e são bons. O problema é o custo :(

Aconselho o software Autodata que tem uma série de esquemas electricos por carro. Pode ver lá a que corresponde cada pino.

Tb há umas revistas da Autovolt que têm muita informação.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

BLima Escreveu:Como alternativa posso indicar a ATEC, que tb tem vários cursos na área automóvel, mas mais direccionados para o grupo VAG.

Não tive em nenhuma formação da área automóvel, mas sim de automação e são bons. O problema é o custo :(

Aconselho o software Autodata que tem uma série de esquemas electricos por carro. Pode ver lá a que corresponde cada pino.

Tb há umas revistas da Autovolt que têm muita informação.
pagar agora tá fora de questão , tou parado sem receber nada ...
cada cêntimo é precioso para mim ...

mas obrigado pela dica , pode não ser útil para mim agora mas poderá ser útil para mais alguém aqui no grupo ...
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: relés 12v

Mensagem por BLima »

quero aprender Escreveu:
BLima Escreveu:Como alternativa posso indicar a ATEC, que tb tem vários cursos na área automóvel, mas mais direccionados para o grupo VAG.

Não tive em nenhuma formação da área automóvel, mas sim de automação e são bons. O problema é o custo :(

Aconselho o software Autodata que tem uma série de esquemas electricos por carro. Pode ver lá a que corresponde cada pino.

Tb há umas revistas da Autovolt que têm muita informação.
pagar agora tá fora de questão , tou parado sem receber nada ...
cada cêntimo é precioso para mim ...

mas obrigado pela dica , pode não ser útil para mim agora mas poderá ser útil para mais alguém aqui no grupo ...
Compreendo a situação! Há alguns fóruns que partilham o Autodata. É bastante completo e pode ajudar.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

já a bombar ...

85 negativo
86 12v após chave - vem do radio
30 negativo
87 não se liga nada
87A negativo do besouro
o positivo do corta corrente liga ao positivo do besouro

agora já não há esquecimentos :lol: :lol: :lol: :lol:
Última edição por quero aprender em 25 mar 2014, 19:15, editado 2 vezes no total.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: relés 12v

Mensagem por BLima »

Bom dia!

Ainda bem que já está a funcionar. Eu quando fiz uma instalação auto semelhante, por preciosismo, coloquei díodos para evitar qualquer tipo de retorno de corrente, pelo circuito que estava a adcionar, para os restantes.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

e no meu caso como é que eu poderia fazer isso ?

a prevenção nunca morre :D
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: relés 12v

Mensagem por BLima »

Ao olhar com atenção a discrição que fez dos terminais, o 30 não vem do positivo da bateria? O 87a não é o contacto NF? Não devia estar ligado ao 87? que é o NA.

Se possível, agradecia um esquema da instalação, pois não a estou a visualizar.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

não amigo o 30 é mesmo negativo ...
no 87 não tenho nada porque não quero que ele faça nada ... se eu ligar algo ao 87 esse algo fazer executar ...

imagine um rele 12V 40A de 5 pinos

85 negativo - vem do radio ( alimentação do relé )
86 12v após chave - vem do radio ( alimentação do relé )
30 negativo
87 não se liga nada
87A negativo do besouro
o positivo do corta corrente liga ao positivo do besouro ...

hoje mudei o corta corrente para positivo e então esse positivo vai directo ao besouro ...
sendo assim o relé ficou acessível mas a linha do corta bem como o besouro não ....
vantagem ?
como não arranjei o tal besouro intermitente coloquei um daqueles com som continuo que é irritante como a porcaria ...
o besouro está lá no matagal de fios lá bem escondido e a linha do corta também ...
o negativo do besouro que tem de vir ao relé está preso um sitio que podem puxar ... puxar que o fio parte e não vêm o caminho ... a não ser que desmanchem partes do carrito ...
ao acederem ao relé conforme está agora as ligações não fazem nada ... fazer fazem deixa de dar som horrível ...

porque raio não há besouros de som intermitente como há de som continuo ? :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

quero aprender Escreveu:e no meu caso como é que eu poderia fazer isso ?

a prevenção nunca morre :D
:?: :?: :?:
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: relés 12v

Mensagem por BLima »

Viva,

A alimentação da bobine do relé é que pode ter um díodo de protecção e um de "sentido de corrente", ou seja, em paralelo aos terminais do relé fica um díodo que funciona roda livre e o outro fica com o anodo que vem do sinal do radio e entra no pino positivo para a bobine do relé.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

pois ...
mas que díodo ? como chegaria eu ao calculo correto do díodo certo a colocar neste circuito ?

este tal díodo que benefícios práticos traria ao circuito ?

ou seja iria uma perna do díodo ao fio que vem do radio e a outra perna ligaria no 86 , é assim ?
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: relés 12v

Mensagem por BLima »

A vantagem do díodo é evitar que os picos de corrente ao ligar e desligar o relé passem para o rádio.

O ideal seria usar um transistor que ligava e desligava o relé. Esperemos que não, mas o consumo do relé poderia queimar esse sinal de saída do rádio por excesso de corrente.

Não sei a corrente que consume a bobine, penso que deve ser menos de 2A: http://pt.farnell.com/multicomp/uf2001/ ... dp/1861494

A montagem é como indicou, sendo o anodo do lado do sinal e catodo(onde tem a risca) ia ao 86.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: relés 12v

Mensagem por quero aprender »

obrigado
Responder

Voltar para “Tutoriais”