tutorial cablagem em máquinas eléctricas

Responder
Avatar do Utilizador
zguloso
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2009, 22:32
Localização: Aveiro

tutorial cablagem em máquinas eléctricas

Mensagem por zguloso »

Boa tarde a todos,

Alguém conhece algum tutorial de cablagem em máquinas eléctricas?
-Regras relativas ao afastamento entre cablagem de potência e de electrónica, número máximo de ligações por borne, etc...

Obrigado,

Z


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: tutorial cablagem em máquinas eléctricas

Mensagem por nelmindo »

zguloso Escreveu:Boa tarde a todos,

Alguém conhece algum tutorial de cablagem em máquinas eléctricas?
-Regras relativas ao afastamento entre cablagem de potência e de electrónica (não existe valor. Bom senso e analise do sistemas em causa com pés e cabeça, número máximo de ligações por borne uma (por vezes duas, dependendo do fabricante...), etc...

Obrigado,

Z

Tutorial em máquinas eléctricas ou tutorial em instalações eléctricas industriais?
Respostas "pela rama" a azul.
Avatar do Utilizador
zguloso
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2009, 22:32
Localização: Aveiro

Re: tutorial cablagem em máquinas eléctricas

Mensagem por zguloso »

Em máquinas eléctricas em que a cablagem de potência mistura com cablagem de electrónica.

Obrigado,

Z
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: tutorial cablagem em máquinas eléctricas

Mensagem por jaimereis »

boas

concretamente a esse ponto, é como o nelmindo diz, pondera o bom senso....

terá é que respeitar as cores convencionadas....a ter em atenção que algumas máquinas de origem norte-americana as cores usadas não tem nada a ver com as usadas em equipamentos europeus...
Jaime Reis
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: tutorial cablagem em máquinas eléctricas

Mensagem por mpinto »

zguloso Escreveu:Em máquinas eléctricas em que a cablagem de potência mistura com cablagem de electrónica.

Obrigado,

Z
Evidentemente em cabos separados mas no mesmo caminho de cabos ou calha articulada etc. Sim acontece em muitas máquinas, por exemplo em máquinas CNC.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: tutorial cablagem em máquinas eléctricas

Mensagem por mpinto »

zguloso Escreveu:Boa tarde a todos,

Alguém conhece algum tutorial de cablagem em máquinas eléctricas?
-Regras relativas ao afastamento entre cablagem de potência e de electrónica, número máximo de ligações por borne, etc...

Obrigado,

Z
Consulta a Norma 60204-1 Segurança de máquinas e Equipamentos Eléctricos de Máquinas.
Vê também a directiva 98/37/CE do Parlamento Europeu. A International Standard ISO 13849-2, a International Standard ISO 10218-1, a International Standard ISO 13850 etc.
Bem sei que as normas não são baratas e estão em inglês ou francês, mas creio que o IEP deixa consultar.
Espero ter sido útil.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: tutorial cablagem em máquinas eléctricas

Mensagem por mpinto »

jaimereis Escreveu:boas

concretamente a esse ponto, é como o nelmindo diz, pondera o bom senso....

terá é que respeitar as cores convencionadas....a ter em atenção que algumas máquinas de origem norte-americana as cores usadas não tem nada a ver com as usadas em equipamentos europeus...
Nem as cores nem os métodos de trabalho. Assim como, disjuntores, canalizações etc os sistema de encravamento pos chave etc. Por exemplo ligação de motores com terminais presos um ao outro por parafuso (sem placa, soltos) isolados com fita isoladora. Embora os que eu conheça a fita não seja própriamente "chinesa". Os encravamentos por chave em que para tirar uma chave te obriga a desligar um interruptor, para teres acesso a outro local, no sistema americano o que existe é um cadeado (aloquete) que aplicas num determinado local e ficas com a chave garantindo a tua própria segurança, exige mais formação e responsabilidade. Não sei se fui muito claro. Aqui são normas CEI, lá são Normas NEMA. A tendencia é para a uniformização, mas tendo em conta o peso deles, se isso vier a acontecer, o que acho difícil, não sei quem vai mudar mais. Acho que quem devia mudar eram eles.
Responder

Voltar para “Tutoriais”