Curso de automação online

Avatar do Utilizador
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 106
Registado: 19 set 2007, 14:05
Localização: Arouca/Aveiro

Re: Curso de automação online

Mensagem por jasilva »

Bom dia.

Definição de contactos NA e NF:

- Contacto Normalmente Aberto (NA ou NO):
Não existe passagem de corrente eléctrica na posição de repouso, como pode ser observado na figura anexa a). Desta forma a carga não está energizada.

- Contacto Normalmente Fechado (NF ou NC):
Existe passagem de corrente eléctrica na posição de repouso, como pode ser observado na figura anexa b). Desta forma a carga fica energizada.


Cumprimentos,
José Silva
Anexos
def_contactos.JPG
def_contactos.JPG (8.16 KiB) Visto 1326 vezes
Última edição por jasilva em 15 mar 2010, 13:59, editado 1 vez no total.


Cumprimentos,
José Silva
Avatar do Utilizador
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 106
Registado: 19 set 2007, 14:05
Localização: Arouca/Aveiro

Re: Curso de automação online

Mensagem por jasilva »

Boa tarde.

Associação de contactos:

Associação de contactos normalmente abertos:

Basicamente existem dois tipos de associação de contactos, a associação em série e a associação em paralelo (ver figuras anexas).
Quando se fala em associação de contactos é normal daí construírmos uma tabela contendo todas as combinações possíveis entre os contactos, denominada de “Tabela Verdade”. Note-se que na combinação em série a carga estará accionada apenas quando os dois contactos estiverem accionados e por isso é denominada de “função E”. Já na combinação em paralelo qualquer um dos contactos ligados energiza a carga e por isso é denominada de “função OU”.

Associação de contactos normalmente fechados:

Os contactos NF também podem ser associados da mesma forma em série e em paralelo (ver figuras anexas). A associação em série de contactos NF é normalmente denominada de “função não OU”. Da mesma forma a associação em paralelo deste tipo de contactos é denominada de “função não E”.

Existem algumas outras combinações entre contactos mas consideremos estas as elementares pois a partir destas serão construídas as outras.

Compreender este tipo de associação de contactos é fundamental para perceber a electricidade e a forma de a controlar, nomeadamente para o desenho e projecto de esquemas eléctricos.


Cumprimentos,
José Silva
Anexos
Associação de contactos NA
Associação de contactos NA
ass_cont_na.JPG (13.3 KiB) Visto 1310 vezes
Associação de contactos NF
Associação de contactos NF
ass_cont_nf.JPG (11.86 KiB) Visto 1310 vezes
ass_contactos_tabela.JPG
Tabela de verdade - associação de contactos
(80.15 KiB) Transferido 120 vezes
Cumprimentos,
José Silva
uterrorista
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 123
Registado: 11 nov 2008, 11:26
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Curso de automação online

Mensagem por uterrorista »

Fantástica ideia.
O ideal era colocar toda esta informação numa plataforma mediawiki (http://www.mediawiki.org/wiki/MediaWiki) (é o mesmo que a wikipedia)
Ficava fantástico.
Assim todos poderiam participar e construir uma boa base de dados.
Eu alinho e participo!
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Curso de automação online

Mensagem por quero aprender »

não deixem morrer esta ideia ...
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Curso de automação online

Mensagem por carlos_cfr7 »

A mim parece uma boa ideia, ja que alguem se disponibiliza a dar a formaçao e interessados ha muitos (eu inclusive).
Ja alguem falou com o admin?
Eng. de electrónica e telecomunicações
GeracaoXXI
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 16 jul 2008, 15:28
Localização: Vila Chã de Ourique

Re: Curso de automação online

Mensagem por GeracaoXXI »

Excelente ideia. Também alinho!
KWh
Curioso
Curioso
Mensagens: 65
Registado: 20 fev 2010, 23:46
Localização: braga

Re: Curso de automação online

Mensagem por KWh »

Grande ideia.
Tambem estou interesado.
Quando começarem as inscrições avisem.
KWh
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Curso de automação online

Mensagem por joaoosvaldo »

Acho que já está a faltar cá a intervenção de alguém da moderação do fórum para dar o seu parecer porque senão esta ideia vai morrer infelizmente!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
Ribatejo
Curioso
Curioso
Mensagens: 25
Registado: 12 abr 2010, 14:23
Localização: Moita do Ribatejo

Re: Curso de automação online

Mensagem por Ribatejo »

boas

parece ter muito potencial esta ideia, mas também parece ser difícil de orientar...

eu pergunto: já alguém viu algo do género, num forum a funcionar, para poder-mos tirar a ideia??

eu tenho alguma documentação (formação) sobre o Simatic S5 da siemens que gostaria de facultar (embora esteja em papel).

Cumps
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Curso de automação online

Mensagem por BLima »

Viva,

A mim tb parece-me uma excelente ideia. Interessa-me muito a série S5 pois é a que tenho na empresa.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 228
Registado: 26 set 2008, 22:45
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Curso de automação online

Mensagem por nokPT »

Não querendo desanimar ninguém, acho que é um projecto com pouca viabilidade e com pouca possibilidade de sucesso.

Acho uma ideia bonita, mas não passa disso.

Quando começou-se a falar deste tópico, até achei interessante, depois comecei a perceber que as expectativas dos diferentes intervenientes são completamente diferentes.

Eu trabalho profissionalmente em automação à anos, pelo que naturalmente quando vi este tópico pensei em 2 coisas: Aprofundar conhecimentos ou Transmitir conhecimentos

Aprofundar conhecimentos já vi que não vai ser, pelo que sobra Transmitir conhecimentos, mas isso já faço diariamente neste e noutros fóruns.

Depois há a parte lectiva da coisa, se é que se pode chamar assim, os conhecimentos a transmitir têm que ser organizados em sequência e em vários níveis, porque pelo que já vi, há participantes com quase nenhuns conhecimentos que têm grandes expectativas (quase de doutoramento 8) ) e outros com mais conhecimentos e outros que até percebem umas coisas, etc...

Dou dois exemplos, expressos aqui neste tópico, uns falam de símbolos de temporizadores e outros falam de autómatos a sério (ou eram na altura) S5 da Siemens, a pergunta é afinal para que lado nos viramos, para o básico (os símbolos são importantes), para o médio (pequenos autómatos), para o avançado (grandes automações), para outra coisa qualquer a cima (com scadas e redes de comunicação e erp e elefantes brancos).

Eu pessoalmente, não estou a ver ninguém a ter tempo (vontade a sério ou disponibilidade) para fazer vários "manuais" para os vários níveis, nem depois lecciona-los de uma forma contínua e com o mesmo empenho do compromisso inicial. Também honestamente, não estou a ver os participantes "estudantes" a tirar grande proveito sem recurso a consulta (ou seja em situações do dia a dia, sem acesso à internet ou outro meio complementar de pesquisa)

Há ainda outras questões, que se prendem com a prática, uma coisa é ler e estudar outra é praticar e meter as mãos à obra, acho que qualquer técnico compreende o que quero dizer.

Na minha opinião, há muita informação na net, incluindo este fórum, a malta está cá para ajudar, como tem ajudado a resolver situações concretas e a ensinar e transmitir conhecimento na medida das necessidades das pessoas.

Mais uma vez, não quero desanimar ninguém, principalmente o(s) promotor(es) desta ideia e podem contar comigo para dar formação ou outra coisa que entendam ou que faça falta, mas ...
Ricardo Timóteo
Avatar do Utilizador
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 106
Registado: 19 set 2007, 14:05
Localização: Arouca/Aveiro

Re: Curso de automação online

Mensagem por jasilva »

Boa tarde...

Dou toda a razão ao colega "nokPT"...
Eu pessoalmente achei a ideia engraçada, até fiz um pequeno resumo de como poderia ser dada a formação, estrutura, etc, mas, como podem ver, tornou-se complicado! Gerir uma formação à distância onde os níveis de conhecimentos são tão diferentes, onde nem sequer existe interacção com os outros... é complicado!
Pessoalmente achei que se deveria começar pelo inicio... noções, contactos, etc... mas um dia apercebi-me do tempo que necessitaria, da quantidade de páginas que necessitaria, algumas interessantes para uns, para outros não valem nada... enfim, pensei para mim próprio: "Quando é que eu chego à automação aplicada propriamente dita?! Quando e como vou chegar à parte de alocação de memória, comunicações, etc? A este ritmo, nem daqui a dez anos!!! :) Quando é que vou aprender algo também?! Será que o que estou aqui a escrever vai ser útil a alguém?!...
Também como disse o colega "nokPT", eu próprio trabalho diariamente com automação industrial, programação de autómatos, consolas, etc. há vários anos (mais de dez) pelo que também se torna desmotivante estar para aqui a falar de contactos e afins... mas também sei que há pessoas que precisam desta informação!!!
Assim, desta forma, reitero a minha total disponibilidade para "transmitir conhecimentos" e ajudar no que for necessário e possível, desde que seja de uma forma personalizada...

Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
Avatar do Utilizador
Ribatejo
Curioso
Curioso
Mensagens: 25
Registado: 12 abr 2010, 14:23
Localização: Moita do Ribatejo

Re: Curso de automação online

Mensagem por Ribatejo »

BLima Escreveu:Viva,
A mim tb parece-me uma excelente ideia. Interessa-me muito a série S5 pois é a que tenho na empresa.
Cumps,
Bruno
Boas
Tirei formação na Siemens por conta da AUTOEUROPA em 1994, e fiz um circuito ou outro... coisa pouca...
Nos últimos 3 anos trabalhei com Beckhoff, e tem uma linguagem parecida"KOP"...
mas não tinha um PG, PC, ou consola, ou o simples cabo para aceder a cpu (programação) dos equipamentos...

Também concordo com o nokPT, daí perguntar novamente: alguém já viu algo parecido ou igual a funcionar ??

Cumps
KWh
Curioso
Curioso
Mensagens: 65
Registado: 20 fev 2010, 23:46
Localização: braga

Re: Curso de automação online

Mensagem por KWh »

Caros colegas.
Já que estamos a falar de formação em automação vou aproveitar este topico.
Sou electrecista de construção, de manutenção industrial estou muito "apagado", logo não percebo nada de automatos.
Sera que alguem me pode ajudar indicando-me onde encontrar informação nessa area?
Desde ja muito obrigado.
KWh
Avatar do Utilizador
Carl29
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 05 abr 2010, 15:21
Localização: lisboa, Portugal || Sevilla, Espanha
Contacto:

Re: Curso de automação online

Mensagem por Carl29 »

entao e o curso?
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”