Comandos eléctricos (contactos auxiliares)

Responder
Guilherme.8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 mar 2019, 20:59
Localização: Lisboa

Comandos eléctricos (contactos auxiliares)

Mensagem por Guilherme.8 »

Boa noite, comecei a estudar comandos eléctricos e estou com uma dúvida para um trabalho no cade simu. Basicamente tenho que usar o mesmo botão em duas partes do circuito, posso usa-lo duas vezes ou uso uma vez e depois uso um contacto auxiliar(com o nome do botão) de modo a representa-lo?
Desde já obrigado.
Cumprimentos, Guilherme.


edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Comandos eléctricos (contactos auxiliares)

Mensagem por edeluz »

Guilherme.8 Escreveu: 29 mar 2019, 21:09 Boa noite, comecei a estudar comandos eléctricos e estou com uma dúvida para um trabalho no cade simu. Basicamente tenho que usar o mesmo botão em duas partes do circuito, posso usa-lo duas vezes ou uso uma vez e depois uso um contacto auxiliar(com o nome do botão) de modo a representa-lo?
Desde já obrigado.
Cumprimentos, Guilherme.
Olá,

Depende o que o botão vai fazer. Coloca o esquema aqui para melhor conseguirmos ajudar/esclarecer.

Cumps
Guilherme.8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 mar 2019, 20:59
Localização: Lisboa

Re: Comandos eléctricos (contactos auxiliares)

Mensagem por Guilherme.8 »

edeluz Escreveu: 29 mar 2019, 22:07
Guilherme.8 Escreveu: 29 mar 2019, 21:09 Boa noite, comecei a estudar comandos eléctricos e estou com uma dúvida para um trabalho no cade simu. Basicamente tenho que usar o mesmo botão em duas partes do circuito, posso usa-lo duas vezes ou uso uma vez e depois uso um contacto auxiliar(com o nome do botão) de modo a representa-lo?
Desde já obrigado.
Cumprimentos, Guilherme.
Olá,

Depende o que o botão vai fazer. Coloca o esquema aqui para melhor conseguirmos ajudar/esclarecer.

Cumps
Anexos
O botão liga o sistema de modo geral e liga outra parte do sistema que só aquele botão pode ligar, só não sei o que usar, o outro botão ou o contacto NA
O botão liga o sistema de modo geral e liga outra parte do sistema que só aquele botão pode ligar, só não sei o que usar, o outro botão ou o contacto NA
duvidaComandos.PNG (30.01 KiB) Visto 1160 vezes
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Comandos eléctricos (contactos auxiliares)

Mensagem por Duende »

Boa noite,

Se não estou em erro...
Se precisas que o botão Bval1 acione 2 comandos em simultâneo, então para a bobine KM21 terás o Bval1 13/14, e para a bobine KA1 terás o Bval1 23/24.
Será um botão de 2 contactos NO
Espero ter ajudado

Cumprimentos
Guilherme.8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 29 mar 2019, 20:59
Localização: Lisboa

Re: Comandos eléctricos (contactos auxiliares)

Mensagem por Guilherme.8 »

Duende Escreveu: 29 mar 2019, 23:49 Boa noite,

Se não estou em erro...
Se precisas que o botão Bval1 acione 2 comandos em simultâneo, então para a bobine KM21 terás o Bval1 13/14, e para a bobine KA1 terás o Bval1 23/24.
Será um botão de 2 contactos NO
Espero ter ajudado

Cumprimentos
Boa noite, é exactamente isso, apenas não sabia se podia por o botão duas vezes, visto que em termos físicos só existe 1 botão Bvai1. Dai querer por um contacto auxiliar a "fazer de botão Bvai1".
Obrigado pela ajuda!!
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”