Bit 1º ciclo

edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Bit 1º ciclo

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

Estou à procura de documentação de como criar o OB100, ou bit de 1º ciclo, no Simatic Manager, para o S7300 da Siemens. Criei o programa em ladder mas para que ele execute preciso do bit de primeiro ciclo.

Penso que tenho que fazer isso com o MOVE e utilizar uma memória MW20, mas não tenho a certeza. Sei que devo criar um OB100 ao lado do OB1, mas os passos seguintes já me faltam. Já pesquisei por termos como "OB100", "Bit first cycle on Simatic Manager", entre outros, mas não me aparece nada! :?

Caso possam ajudar agradeço imenso.
Obrigado


nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

a OB100, apenas "corre" no 1ºciclo do PLC. Assim see pretender, por exemplo, colocar o bit M0.0 a "1", basta na OB100 fazer Set a M0.0.

Espero que consiga perceber.

Bom trabalho.
Obrigado.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por edeluz »

Acho que percebi. O meu cenário é o seguinte:

Criei um OB1 e OB100. No OB100 tenho este cenário: XXXXXXXXXXXX/dOrgeb.jpg
Adicionei a MW200 como uma M 0.4. Após isso criei uma network no meu OB1 onde a MW200 activa a E1 - M 0.0, pois é este o bit que pretendo que passe logo a 1 no momento em que o autómato liga! XXXXXXXXXXXX/lSDhiv.jpg e XXXXXXXXXXXX/skFzxj.jpg

Estou certo? Ou a sua solução passa por no OB100 apenas ter um set directo ao M0.0, seguindo o seu exemplo?
Obrigado
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por nunomota »

Boa tarde,

julgo que não percebeu que MW é uma word, e MX.X um bit.

Da maneira que tem o programa, o M0.0 nunca irá a um. Se no primeiro ciclo de PLC, coloca MW200 = 0, isto é, todos os seus bits a "0".

Para além disso, nomes e endereços de símbolos são coisas diferentes.

Pelo que percebo, o que pretende é colocar o fluxograma/grafcet na etapa 1. Assim pode fazer SET ao M0.0 logo na OB100.

Espero ter ajudado.

Obrigado.
Abraço
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por edeluz »

Desculpe mas não percebi.
Para conseguir explicar o meu grau de entendimento sobre o assunto vou explicar o que percebo...
O bit primeiro ciclo é apenas executado uma vez, e que tem a tarefa de o executar é o próprio autómato. No momento em que altero o botão de stop para run o autómato percorre todos os OB e FC, sendo que no OB100 encontra um bit que tem que passar a 1. Esse bit que passa a 1 eu vou alimentar, como um OU, em todas as minha tarefas zero.
Estou certo?

A minha dúvida, confusão, é como vou criar esse bit no OB100. Será um M, de memória? Uma vez criado esse bit devo apenas chama-lo nos OB e FC que precisar, certo?

Obrigado
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

como deve saber o PLC "trabalha" de forma cicla, lê entradas, processa programa, actua saídas, lê entradas......

No entanto existem algumas funções (como a OB100) que apenas corre no 1ºciclo de PLC, isto é, apenas é executada no 1ºciclo de PLC, onde o programa escrito na mesma, apenas é executado uma vez.

A OB1, é uma especie de Main, isto é, se as suas FC´s não forem chamadas na OB1, não são executadas.
Terá de programar as suas funções nas FC´s e chamar na OB1. Por exemplo, FC1-Modo automático, FC2-Modo manual, FC3-Saídas, FC4-Alarmes,....

Na OB1:
Call FC1
Call FC2
Call FC3
Call FC4

Se a FC existir mas não pretender que seja executada, não chama na OB1.

Se quiser programar bit´s a "1" ou variáveis com um determinado valor, no arranque do PLC/1ºciclo, basta colocar a programação na OB100.

Espero ter ajudado.

Bom trabalho.
Abraço.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por luisilva78 »

edeluz Escreveu: 13 ago 2017, 11:01 (...)
Estou à procura de documentação de como criar o OB100, ou bit de 1º ciclo, no Simatic Manager, para o S7300 da Siemens. Criei o programa em ladder mas para que ele execute preciso do bit de primeiro ciclo.
(...)
Só programei autómatos na escola e já lá vão uns aninhos disso, por isso penso que não consigo ajudar muito. No entanto, pesquisando um pouco na "rede" encontrei isto, que penso que responde à questão. O que diz é que :
A OB100 (...) irá correr sempre que o PLC passe do modo de Stop para o modo de Run. O que quer que seja programado dentro da OB100 irá ser executado uma vez antes da primeira chamada à OB1 (...)
Sendo assim, não é preciso "setar" nem limpar nenhum bit para que OB100 seja executada (se estou a perceber bem a pergunta), ela irá ser executada SEMPRE que o modo seja alterado (de Stop para Run).
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por nunomota »

Boa tarde,

todo o que colocar na OB100, apenas será executado na transição de "stop" para "run" do PLC. A OB100 é executada antes da OB1, OB main do PLC.

Na Siemens para a gama S7-200, já existe um bit de first cycle, um bit sempre a "1", bits intermitente a diferentes frequências,...., todos eles bits de "sistema", basta apenas utilizar sem ser necessário fazer mais nada.

Espero ter ajuda.

Bom trabalho.
Abraço.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por edeluz »

nunomota Escreveu: 17 ago 2017, 19:43 Boa tarde,

todo o que colocar na OB100, apenas será executado na transição de "stop" para "run" do PLC. A OB100 é executada antes da OB1, OB main do PLC.

Na Siemens para a gama S7-200, já existe um bit de first cycle, um bit sempre a "1", bits intermitente a diferentes frequências,...., todos eles bits de "sistema", basta apenas utilizar sem ser necessário fazer mais nada.

Espero ter ajuda.

Bom trabalho.
Abraço.
Coisa que não acontece no S7-300, que obriga a criar a OB100, certo?
Mas vamos filosofar um pouco :D Afinal para que serve o bit de 1ºciclo? Pela vista do grafcet, apenas para indicar qual etapa fica energizada no momento de arranque. Apenas assim faz sentido que a transição influencia as restantes etapas do grafcet. Estou certo?

No S7-300, que obriga a criação do OB100 - se a minha primeira frase estiver certa - podemos contornar a situação fazendo com que a transição imediatamente a seguir à etapa 0 active também a etapa 0. Pela regras do grafcet isto não faz qualquer sentido e está totalmente errado. Mas foi esta a maneira que arranjei para dar a volta...mas não resulta em todos os casos.

Pretendo fazer as coisas correctas, daí a minha busca pela maneira de configurar o OB100. Ainda não cheguei lá, mas daqui a umas horas já partilho novo status da coisa! :D

Nota: O OB100 vai activar um bit, passando o mesmo de 0 para 1. Esse bit fica a nível alto durante todo o tempo em que o autómato estiver com o botão de start no modo run, certo? Quando se diz "executado uma vez" é que vai ser feito o set apenas, o reset será feito no momento em que desliga, certo?

Obrigado
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

Certo, no S7-300 tem de usar a OB100.

O bit de primeiro ciclo, pode ser usado para diversas coisas, como colocar o grafcet numa determinada etapa, colocar variáveis com determinado valor, etc etc.... no fundo "carregar" variáveis e/ou bits no "arranque" do PLC.

O troque que fala, de facto é possível fazer, mas não o mais correcto. Pode ser usado em PLC´s compactos de baixa gama, onde não tem potencialidades como a OB100.

No caso de colocar na OB100, por exemplo, SET M0.0, este ficará a "1" no arranque de PLC, e irá mudar de estado quando quiser e segundo a programação. Então por exemplo:

M0.0-etapa 0
M0.1-etapa 1
M0.2-etapa 2

OB100: SET a M0.0. No arranque do PLC estamos na etapa 0.

Estamos na etapa 0, e pretendemos ao pressionar o botão de start (I0.0), passar para etapa 1. Então RESET M0.0; SET M0.1.

Estamos na etapa 1, e pretendemos ao pressionar o botão de stop (I0.1), passar para etapa 2. Então RESET M0.1; SET M0.2.

Estamos na etapa 2, e pretendemos ao pressionar o botão de start (I0.0), passar para etapa 1. Então RESET M0.2; SET M0.1.

Assim temos um pequeno ciclo, com 3 etapas. No entanto na OB100, adicionava ainda o seguinte:
RESET M0.1
RESET M0.2

Desta forma, qualquer que seja a etapa onde se encontre o programa, e se surgir a transição STOP->RUN do PLC, garante a inicialização do grafcet.

Espero ter ajudado.

Bom trabalho.
Abraço.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por luisilva78 »

edeluz Escreveu: 18 ago 2017, 02:46 (...)
O OB100 vai activar um bit, passando o mesmo de 0 para 1. Esse bit fica a nível alto durante todo o tempo em que o autómato estiver com o botão de start no modo run, certo? Quando se diz "executado uma vez" é que vai ser feito o set apenas, o reset será feito no momento em que desliga, certo?
(...)
Não deverá ser o OB100 a activar o bit, mas o hardware do PLC. Se o bit estiver activo, é porque se está a correr o 1º ciclo, e então a OB100 é corrida. Um bit não é uma função sendo assim não é corrido (um bit pode ser activado, apagado ou lido). O bit deverá ser apagado no final o 1ºciclo (ou no final da OB100 ou no início da OB1). Se apenas fosse apagado no momento em que o PLC se desliga a OB100 seria executada para sempre.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por BLima »

Viva pessoal!

Atenção que se for um arranque a frio(Desliga - liga) o PLC chama a OB102.

No final do programa é necessário fazer o reset da flag do primeiro ciclo.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

OB100 executada sempre?? Estamos a falar de OB100, Step 7 Siemens??? Certamente não!!!

Segue em anexo informação das object blocks de starup da Siemens.

Espero ter ajudado.

Bom trabalho.
Obrigado.
Anexos
start_up_Siemens.jpg
start_up_Siemens.jpg (17.69 KiB) Visto 1657 vezes
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por edeluz »

Olá pessoal,

Pelo que percebi na explicação do NunoMota criei um programa básico no OB1.Este programa apenas tem um grafcet. Para que este inicie preciso que o M0.0 fique a 1 quando o automato ligar. E passe a zero quando desligar, assim estou a utilizar o OB100 em todo o seu esplendor, certo?

Acontece que encontro este erro, quando tento fazer ser ao M0.0 na OB100: XXXXXXXXXXXX/nWhbTx.jpg

Sei que não posso fazer isto! Pois preciso de adicionar lógica para que seja feito um SET. Mas foi isto que percebi :? Desculpem mas devo estar a fazer confusão.... O que falta é a lógica....certo? Mas qual lógica?

Neste caso apenas tenho um grafcet, logo apenas tenho que colocar o bit 1º ciclo apenas para uma etapa zero. Mas caso tenha por exemplo 5 grafcet. Posso ter a seguinte estrutura:

5 FC's, uma para cada grafcet;
OB1 - Onde vou chamar todas as FC's, via este menu: XXXXXXXXXXXX/mlcEsB.jpg
OB100 - onde faço um SET para cada Memória de bit 1 ciclo. Uma vez que vou ter 5 FC's, terei 5 Memórias onde cada uma é um bit 1 ciclo de cada um dos FC's.

Certo?
Obrigado
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Bit 1º ciclo

Mensagem por nunomota »

Boa noite,

não pode fazer "actuar" uma saída sem nenhuma condição. Assim o que pode fazer é: Se M0.0 = 0 então SET a M0.0. No 1ºciclo do PLC, vai ser sempre verdade, logo faz sempre SET ao M0.0.

Sim pode ter essa estrutura. Para as etapas 0 dos diferentes grafcet´s, que se encontra nas respectivas FC´s, é só seguir a mesma lógica do bit M0.0.

Assim vejamos:

FC1: etapa 0 - M0.0, na OB100: Se M0.0="0" SET M0.0
FC2: etapa 0 - M1.0, na OB100: Se M0.0="0" SET M1.0
FC3: etapa 0 - M2.0, na OB100: Se M0.0="0" SET M2.0
FC4: etapa 0 - M3.0, na OB100: Se M0.0="0" SET M3.0
FC5: etapa 0 - M4.0, na OB100: Se M0.0="0" SET M4.0

Espero ter ajudado.

Bom fim de semana.
Abraço.
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”