KNX - dúvidas para futura instalação

Lx_apartamento
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 05 abr 2017, 15:40

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por Lx_apartamento »

Topic bastante interessante.

Também estou a fazer uma remodelações e tenho as paredes aberta para passar tubos e cabos.

Inicialmente tinha pensado só em pontos internet e detector de Fumos e adicionalmente tubos vazios para futuras instalacoes.

Passei os últimos dias a investigar e tudo mudou quando comecei a ler sobre domótica e estou disposto a por 500/1000euros em a material adicionais para ter a casa preparada para futuramente ter maximo de possibilidade para domotica.

Identifico-me com a solucao (Arduino & openHub), open Source ainda muito beta mas com tempo vai ficando mais fiável.
tem modulos para sensores Luminosidade , Movimento, Fumo, Umidade, Temperatura, intrusão/contacto , camera.
Quero futuramente a possibilidade de quando nao estou em caso ter luzes desligadas.
Saber as temperaturas de casa quarto.
ter sistema de regra inteligente, se chove nao usa abre torneira.
Se não está ninguém em casa em o contador a agua esta anormal avisar ou activar a torneira de seguranca.

Quero poder controlar as luzes com botões e futuramente activado com som. ficando no futuro com ambas soluções quando entro num quarto.

Estou pensar ter um Arduino por cada casa quarto/sala para poder controlar as luzes e tem detectores de fumo espalhados pela casa.

Para isso estou a pensar ter 2 caixa de derivacao juntas(Tamanho A5) para ter o Arduino la dentro e Cabo cat 6 com internet.

Agora tenho a mesma questão que o @nfh tinha no início, tem de se trazer os cabos do quadro a esta caixa A5 e depois fazer distribuicao ?

Que cabos/tubos por onde passar para ficar com o maximo de possibilidade aberta ?
Em que casos se usa o cabo XV 5G1,5 ? vi referenciado pelo @angel_of_diablo

Desde ja obrigado,


nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por nfh »

Uma questão pertinente: estou neste momento na fase de projeto de eletricidade e a ideia é para já fazer uma instalação standard mas deixar a tubagem necessária pré-instalada para de futuro aplicar KNX na instalação.

Levantou-se a questão de ter 20 ou 30 tubos pré-instalados, ligados ao quadro, mas sem quaisquer fios elétricos (a tubagem que liga a cada um dos circuitos a comandar) e que essa tubagem toda sem os fios elétricos poderia suscitar dúvidas na fiscalização à obra.

É problemático ter essa tubagem pré-instalada sem fios passados na tubagem?

Já agora, há alguma limitação legal em unir todas as caixas de aparelhagem (interruptores, comandos de estores, etc) para de futuro ter o bus KNX a ligar todos os dispositivos? A alternativa é criar uma topologia de estrela no bus, mas parece-me que será um desperdício de cabo de bus.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por nelmindo »

nfh Escreveu: 05 jul 2017, 10:33 Uma questão pertinente: estou neste momento na fase de projeto de eletricidade e a ideia é para já fazer uma instalação standard mas deixar a tubagem necessária pré-instalada para de futuro aplicar KNX na instalação.

Levantou-se a questão de ter 20 ou 30 tubos pré-instalados, ligados ao quadro, mas sem quaisquer fios elétricos (a tubagem que liga a cada um dos circuitos a comandar) e que essa tubagem toda sem os fios elétricos poderia suscitar dúvidas na fiscalização à obra.

É problemático ter essa tubagem pré-instalada sem fios passados na tubagem?

Já agora, há alguma limitação legal em unir todas as caixas de aparelhagem (interruptores, comandos de estores, etc) para de futuro ter o bus KNX a ligar todos os dispositivos? A alternativa é criar uma topologia de estrela no bus, mas parece-me que será um desperdício de cabo de bus.
No relatório irá indicar que existem tubos de reserva na instalação. Não conheço a gravidade da não conformidade, mas se passa ou não, alegando que a instalação não está completa, pode estar sujeito a isso.
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por nfh »

Para já não há nenhuma inconformidade, dado que ainda não se procedeu à execução (o projeto ainda está a ser elaborado).
A dúvida é mesmo se a entidade fiscalizadora poderá não aceitar a tubagem de reserva pela quantidade. A ideia é garantir a flexibilidade da instalação para no futuro a rever já com domótica, mas ao mesmo tempo não queria ficar num limbo de legalidade.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por ohmico »

Boas,

não sei como poderá ser aprovada uma instalação com tubagens instaladas, a sair de quadros eléctricos, mas que ninguém sabe o que lá vai ser enfiado.

Ohmico
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por nfh »

Ok, isso confirma então o que me foi comunicado.
De certa forma faz sentido, ainda que tal como existem pré-instalações de alarme (que basicamente é tubagem espalhada pela casa), também poderia fazer sentido ter pré-instalação de domótica seguindo o mesmo princípio.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por migjac »

A meu ver o knx está direcionado para instaladores não sendo acessível a uma pessoa que mesmo com conhecimentos de electricidade e automação quer fazer a sua instalação. Saiu o ETS inside mas tem um preço de 160€ e dá apenas para uma instalação e não tem as potencialidades do ets professional, desconheço as diferenças de potencialidades entre os dois. Da ideia que o knx é sempre a pagar quer seja software, certificação, etc.

Aparecem no mercado outras soluções que também ainda não conheço bem mas que permitem outra autonomia como o Home Assistant ou o SmartThings da samsung, ou outras soluções mais simples como o xiaomi home, o sistema da Broadlink que basta comprar a gateway deles e comprar interruptores da livoto por exemplo. Estes sistemas parece-me que devido à enorme liberdade de escolha de equipamentos permitem uma redução enorme de preços da instalação final. Quanto à segurança ainda não tenho conhecimentos para me referir a eles.

Que vos parece?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por ENERGY »

tigreman Escreveu: 27 mar 2017, 21:24 Boa noite, depois de ler este tópico surgiu-me uma dúvida, visto que existe uma fiscalização no final da obra não deveria o sistema de domótica estás no projeto de ITED?
Boas
ITED, nada tem a ver com a domótica.
Tal como as inspeções de Eletricidade sai uma coisa, as de ITED são outra em separado.
Cpts.
Energy
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por migjac »

migjac Escreveu: 04 nov 2017, 12:05 A meu ver o knx está direcionado para instaladores não sendo acessível a uma pessoa que mesmo com conhecimentos de electricidade e automação quer fazer a sua instalação. Saiu o ETS inside mas tem um preço de 160€ e dá apenas para uma instalação e não tem as potencialidades do ets professional, desconheço as diferenças de potencialidades entre os dois. Da ideia que o knx é sempre a pagar quer seja software, certificação, etc.

Aparecem no mercado outras soluções que também ainda não conheço bem mas que permitem outra autonomia como o Home Assistant ou o SmartThings da samsung, ou outras soluções mais simples como o xiaomi home, o sistema da Broadlink que basta comprar a gateway deles e comprar interruptores da livoto por exemplo. Estes sistemas parece-me que devido à enorme liberdade de escolha de equipamentos permitem uma redução enorme de preços da instalação final. Quanto à segurança ainda não tenho conhecimentos para me referir a eles.

Que vos parece?
alguém quer comentar?
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por eng_jersilva »

ENERGY Escreveu: 04 nov 2017, 12:30
tigreman Escreveu: 27 mar 2017, 21:24 Boa noite, depois de ler este tópico surgiu-me uma dúvida, visto que existe uma fiscalização no final da obra não deveria o sistema de domótica estás no projeto de ITED?
Boas
ITED, nada tem a ver com a domótica.
Tal como as inspeções de Eletricidade sai uma coisa, as de ITED são outra em separado.
Bom dia,
Isso não bem assim, aconselho a leitura do manual ITED 3 edição (actualmente em vigor), ponto 10 (sistemas inteligentes) e ponto 10.11

cumprimentos
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por migjac »

As regras técnicas das instalações eléctricas obrigam a que exista um quadro eléctrico por piso. Para uma moradia os equipamentos de automação knx deverão ficar todos num quadro, certo? Se estiver a distribuir por vários quadros terei que duplicar equipamentos como seja fontes alimentação, etc.
Como é que normalmente é feito?
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por RicardoENTA »

Porque quer distribuir por vários quadros ? É tudo mais fácil se ficar num quadro só.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por migjac »

RicardoENTA Escreveu: 24 nov 2018, 18:24 Porque quer distribuir por vários quadros ? É tudo mais fácil se ficar num quadro só.
Apenas porque as regras técnicas obrigam a um quadro parcial por piso.
Tambem concordo que será muito mais simples ficar tudo num quadro.
A instalação não será vistoriada mas gostava que ficasse tudo conforme as regras.
luixmod
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 18 jul 2020, 21:24
Localização: Aveiro

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por luixmod »

Boas tambem tenho esta duvida! visto que estamos a trabalhar com diferentes tensões, knx bus 30VDC e 230VAC não deveria existir dois quadros? um para proteções 230vac e outro para Modulos KNX bus que recebe os 230vac das protecções e sai em borneiras.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: KNX - dúvidas para futura instalação

Mensagem por mpinto »

Equacionem a utilização de Shelys ou valena life por ex, provavelmente resolve a maior parte dos problemas sem utilizar tubagens especiais.
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”