Zélio Logic + Contador Flodis

Responder
Cardozo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 23 mai 2016, 11:38
Enviou: 3 vezes

Zélio Logic + Contador Flodis

Mensagem por Cardozo »

Boa tarde,

Eu tenho um contador de água da marca Flodis, com um Sensor Cyble, que me dá um pulso com uma duração de 65ms.
Eu queria ligar a saída deste sensor a um módulo Zélio para que fosse possível medir o caudal mas também fazer a contagem da água consumida.
As características dos equipamentos são as seguintes:
https://www.itron.com/aunz/PublishedCon ... _10-10.pdf
https://www.itron.com/local/Indonesia%2 ... ochure.pdf
http://datasheet.octopart.com/SR3B101B- ... 413693.pdf

No entanto, apesar de ter lido os manuais, não consigo perceber como fazer isso pois não estou familiarizado com nenhum dos equipamentos, nem com o programa Zélio Logic.

Pelo que li parece ser possível ligar a saída do contador (Cyble) directamente ao Zélio. Alguém me pode ajudar?
Basta ligar ou é preciso colocar mais alguma coisa?
Como posso fazer para calcular o caudal e a água consumida? Um Counter (encontrei no manual) será a escolha certa?

Toda a ajuda será apreciada.
Muito obrigado :D


jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Zélio Logic + Contador Flodis

Mensagem por jaimereis »

boas

no zelios terá que definir um input (digital) como impulso e agregado a este um contador...terá é que ter em atenção os tempos....
Jaime Reis
Cardozo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 23 mai 2016, 11:38
Enviou: 3 vezes

Re: Zélio Logic + Contador Flodis

Mensagem por Cardozo »

Boas,

Quando diz para ter atenção aos tempos refere-se à característica do contador (ciclo/ duração de impulso que está no anexo) não é? Ou é sobre outra coisa?
Anexos
caract_count.JPG
caract_count.JPG (34.21 KiB) Visto 1150 vezes
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Zélio Logic + Contador Flodis

Mensagem por jaimereis »

não....do pulse do contador de água....este tempo de pulse poderá ser inferior ao mínimo admissível do input no zelio e este não o "ver".....
Jaime Reis
Cardozo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 23 mai 2016, 11:38
Enviou: 3 vezes

Re: Zélio Logic + Contador Flodis

Mensagem por Cardozo »

Segundo a datasheet do contador (cyble sensor - que é o que me dá o sinal de saída), o pulso tem uma duração de 65ms.
Quer dizer que o Zélio poderá não ser suficientemente rápido para ler o sinal é?
Na datasheet do Zélio apenas refere "Discrete Input Frequency : 47...53 hz". Quer dizer que não será capaz de ler o sinal?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Zélio Logic + Contador Flodis

Mensagem por nelmindo »

Cardozo Escreveu:Segundo a datasheet do contador (cyble sensor - que é o que me dá o sinal de saída), o pulso tem uma duração de 65ms.
Quer dizer que o Zélio poderá não ser suficientemente rápido para ler o sinal é?
Na datasheet do Zélio apenas refere "Discrete Input Frequency : 47...53 hz". Quer dizer que não será capaz de ler o sinal?

Cuidado, o Zélio é de alimentação DC ou AC?
É que se for AC, não dá.
Se for DC, acho que aceita impulsos de 10ms (mas é melhor confirmar no data sheet do zélio)
Se quer saber o caudal, terá que fazer depois contas, que deverá estar associado a vários contadores, de forma a ajustar o valor medido para um valor que seja fácil de assimilar.
Cardozo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 23 mai 2016, 11:38
Enviou: 3 vezes

Re: Zélio Logic + Contador Flodis

Mensagem por Cardozo »

A alimentação do Zélio é DC.
Vários contadores como? para subtrair valores entre dois períodos e calcular a diferença é?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Zélio Logic + Contador Flodis

Mensagem por nelmindo »

Cardozo Escreveu:A alimentação do Zélio é DC.
Vários contadores como? para subtrair valores entre dois períodos e calcular a diferença é?
É que a versão do data sheet é AC: SR3B101B
Cardozo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 23 mai 2016, 11:38
Enviou: 3 vezes

Re: Zélio Logic + Contador Flodis

Mensagem por Cardozo »

nelmindo Escreveu:
Cardozo Escreveu:A alimentação do Zélio é DC.
Vários contadores como? para subtrair valores entre dois períodos e calcular a diferença é?
É que a versão do data sheet é AC: SR3B101B

Pois! Peço imensa desculpa mas a correcta é esta pois a minha versão é SR3B101BD:
http://datasheet.octopart.com/SR3B101BD ... 413692.pdf
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Zélio Logic + Contador Flodis

Mensagem por nelmindo »

Cardozo Escreveu:A alimentação do Zélio é DC.
Vários contadores como? para subtrair valores entre dois períodos e calcular a diferença é?
Não, é para fazer a conversão da constante do contador. Imaginemos que o contador tem uma constantes de 600 impulsos por metro cúbico.
A ideia é ter um contador que conte os impulsos, os 600 e depois esse contador incrementar um segundo contador, que irá contar os metros cúbicos. Mal seja incrementado o 2º contador, o primeiro é feito o reset, para continuar a contar.
Pode fazer o mesmo, em vez de 600, podia ser 60 e contava 0,1 metros cúbicos.
Cardozo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 23 mai 2016, 11:38
Enviou: 3 vezes

Re: Zélio Logic + Contador Flodis

Mensagem por Cardozo »

nelmindo Escreveu:
Cardozo Escreveu:A alimentação do Zélio é DC.
Vários contadores como? para subtrair valores entre dois períodos e calcular a diferença é?
Não, é para fazer a conversão da constante do contador. Imaginemos que o contador tem uma constantes de 600 impulsos por metro cúbico.
A ideia é ter um contador que conte os impulsos, os 600 e depois esse contador incrementar um segundo contador, que irá contar os metros cúbicos. Mal seja incrementado o 2º contador, o primeiro é feito o reset, para continuar a contar.
Pode fazer o mesmo, em vez de 600, podia ser 60 e contava 0,1 metros cúbicos.
Ah Sim! Pelo que percebi da datasheet do cyble sensor ele faz uma rotação por Litro logo terei que fazer a conversão para metros cúbicos mesmo para calcular a água consumida (como se fosse contador de água normal).
Mas para contar estes pulsos dados pelo contador de água (Flodis + Cyble sensor) basta colocar o bloco Contador do Zélio ou tenho que usar mais alguma coisa?
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”