placa BFT VENERE D portao seccionado

cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por cpalha »

Olá amigos

Antes de mais parabéns pelo forum.


Recentemente tive um problema no meu portão seccionado com sistema Botticelli VENERE D da BFT, o carrinho que puxa o portão partiu no seu interior uma pequena peça em nylon.
Depois de abrir esse carrinho, consegui fazer uma nova peça.

Depois de alguns dias verifiquei porque razão essa peça partiu. Estes sistemas nao têm fim de curso, são do tipo "ensinados" manualmente e depois param nos sítios previamente programados.

O que me está a acontecer é que na abertura o meu sistema faz o abrandamento ao chegar ao ponto programado mas nao pára e vai até a um batente de chapa e dessa forma ira partir de novo a peça em nylon.

Alguém me pode ajudar? Alguém tem o esquema da placa (o manual do sistema tenho, mas da placa não).
venere-d-platine-a-afficheur-botticelli-eos-120.jpg
venere-d-platine-a-afficheur-botticelli-eos-120.jpg (52.15 KiB) Visto 1980 vezes
Desde já agradeço a ajuda

CPalha


jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por jaimereis »

Botticelli VENERE D.pdf
(1.53 MiB) Transferido 420 vezes
é este que tem?? pode usar como segurança em caso de voltar a falhar o fim de curso programado, o contacto "stop", borne 5, como fins de curso fisicos....colocando dois contacto em serie NC, no topo do portão e a nível de roda pé.....
Jaime Reis
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por cpalha »

Ola Jaime

Desde já agradeço a prontidão na resposta.

Estava a pensar em algo do género, só não sabia que era tão simples. Vou colocar um fim de curso (switch) na calha e quando o carrinho lá chegar, abrira o circuito e o portão pára.


Mas não faz ideia porque razão ele após 3 ou 4 vezes de abrir e fechar deixa de parar no fim de curso "virtual" na abertura?

Este motor já tem um encoder, suponho que manda impulsos para a placa e esta conta quantos impulsos dá desde o fecho à abertura e vice-versa.
Desta forma só pode a placa não estar a contar os impulsos ou a placa contar os impulsos, mas a ordem de desligar o rele não chegar ao mesmo ou o próprio rele estar danificado (já bati nele na zona de desligar mas nada)


Saudações ao forum.


CPalha
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por BLima »

Viva!

Já tive situações que o disco que fica no "rabo" do encoder estava sujo. Com um multimetro pode ver a frequência do sinal de saída a ver se altera ou se mantém. Penso que deve ser incremental pois um absoluto não faz muito sentido nesse tipo de solução.

Atentamente,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por jaimereis »

pois....experimente a solução do colega Blima, pode ser que resulte, tente também , usando um spray de contactos eléctricos limpar todo o sistema, para maior analise só mesmo verificação local...confesso que, apesar de conhecer na generalidade a tecnologia aplicada nos automatismos de portões, infelizmente, para o ajudar mais, não é a minha área de especialização profissional, tentei apenas, com a minha experiência dar-lhe outra solução de resolução, mas penso que aqui no forum existem colegas da área que lhe vão ajudar de certeza...
Jaime Reis
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por cpalha »

Ola Bruno


Mas o estranho é que no sentido de fechar, ele sempre para no sitio certo e não me parece que seja por excesso de força.
Quando está a abrir, ele abranda uns segundos antes, mas nunca mais pára.


Já agora sabem dizer-me nos ajustes do binário (0% a 100%) desta placa qual o valor para o qual o motor ao minimo esforço pára? proximo de 0% ou proximo de 100%. Já experimentei os 2 extremos e forçava um bocado o portão mas nunca vi o sistema abortar.


Cumprimentos

CPalha
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por cpalha »

Jaime

Acabei de fazer o teste com um switch entre o ligador 3 e 5 mas sem sucesso. Com o switch NF, ao descer o portao se abrisse o circuito, o portao parava e se voltasse a premir o botao do portao ele começava a subir.
Curiosamente ao subir se abrisse o circuito ele parava e ao voltar a premir o botao com o circuito NA, nao fazia nada e com o circuito NF ele voltava a subir, quando neste caso queria que descesse.



No inicio tinha pensado numa solução mais complexa, ou seja, identificar o rele que corta a subida e ligar em serie com o switch, no caso de nao ser accionado o rele de "fim de curso" de portao aberto era accionado o switch. Penso que desta forma nao ficava impedido o fecho do portao.

Grato

CP


jaimereis Escreveu:
Botticelli VENERE D.pdf
é este que tem?? pode usar como segurança em caso de voltar a falhar o fim de curso programado, o contacto "stop", borne 5, como fins de curso fisicos....colocando dois contacto em serie NC, no topo do portão e a nível de roda pé.....
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por jaimereis »

penso que é uma segurança, quando há um stop , ele fica com ordem para subir...em alguns sistema é como se fosse um dispositivo anti-entalamento...penso eu...
Jaime Reis
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por cpalha »

Boa noite Jaime

Entao desta forma nada feito certo?

Acha que se encontrar o rele (dos 4 existentes) e ligasse em serie o switch que funcionaria?

O que me intriga é ele ao fechar parar no sitio certo e ao abrir, apesar de fazer o abrandamento (significa que detecta estar perto do ponto de paragem) nunca mais pára.



jaimereis Escreveu:penso que é uma segurança, quando há um stop , ele fica com ordem para subir...em alguns sistema é como se fosse um dispositivo anti-entalamento...penso eu...

CP
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por cpalha »

Bom dia



Alguém me arranja o esquema desta board?

Alguém conhece o funcionamento desses motores, nomeadamente o output? Junto da roda dentada tem lá 2 fios um vermelho e um preto.
No "rabo" do motor saem 3 fios, estes são da alimentação? O motor diz lá que é de 220V.




Saudacoes
CP
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por BLima »

Bons dias!

A caixa de redução pode eventualmente ter um problema. Pode ser um defeito numa das engrenagens que provoca esse tipo de variações. Eu tentava abrir o motor e certificava-me que ele está em perfeitas condições. Ou tentava rodar o motor sem ter o portão acoplado a ver se o comportamento é o mesmo.

Infelizmente não tenho informação nenhuma desse tipo de equipamento ou conhecimento prático.

Atentamente,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por Mário »

Boas

Podes ter o sistema desprogramado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por cpalha »

Caros amigos


OPbrigado mais uma vez pelo vosso contributo.

Nao percebi com o quer dizer com o sistema desprogramado. Refere-se à programação manual dos fins de curso? Isso ja fiz algumas vezes e após 2 ou 3 vezes que o portao abre e fecha bem, ele perde o fim de curso na abertura.


Quanto ao motor, queria ver se resolvia o problema sem desmontar, caso contrario vou tirar o sistema todo do tecto e vou testá-lo no chao.


Cumprimentos
CPalha
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por Mário »

cpalha Escreveu:Caros amigos


OPbrigado mais uma vez pelo vosso contributo.

Nao percebi com o quer dizer com o sistema desprogramado. Refere-se à programação manual dos fins de curso? Isso ja fiz algumas vezes e após 2 ou 3 vezes que o portao abre e fecha bem,
Sim é isso.
ele perde o fim de curso na abertura.
Vê se é o fim de curso, como já foi dito

Quanto ao motor, queria ver se resolvia o problema sem desmontar, caso contrario vou tirar o sistema todo do tecto e vou testá-lo no chao.

Cumprimentos
CPalha
A azul
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por cpalha »

Olá amigos


Abaixo apresento a soluçao provisoria para que proteja o carrinho de partir novamente

Assim apliquei um fim de curso e liguei aos pinos 3 e 4 (Botão de START N.A.)

Se porventura a placa nao parar, este fim de curso pára e ao premir novamente o botao do comando o sentido é invertido, ou seja, o portão abre.


Se alguem necessitar de mais fotos deste sistema pf diga, pois demontei tudo, motor para ver o encoder, placa, etc... a conclusão é a mesma a placa perde o fim de curso da abertura ao fim de 2 ou 3 vezes que se abre o portão.

P.S. Aguardo feedback da BFTPortugal, e BFT UK, sobre este problema para ver o que me dizem.
Na altura de comprar o vendedor disse logo BFT é a melhor, pois pois ao fim de 5 anos voilá.



Cumprimentos
CPalha
Anexos
fim_de_curso.jpg
fim_de_curso.jpg (121.96 KiB) Visto 1934 vezes
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”