[Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Responder
BoiCaraPreta
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 22 jul 2017, 21:06
Enviou: 2 vezes

[Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por BoiCaraPreta »

Olá pessoal, estou com uma duvida sobre uma situação em que tenho dois motores ( M1 e M2 ) e duas chaves de boias (CHB1 e CHB2) ;
o funcionamento seria feito em dois modos diferentes;
no modo1 o CHB2 ativa o M1 enquanto o M2 permanece sempre desativado;
ja quando selecionado o modo2 o CHB1 ativa somente o M1 e o CHB2 ativa somente o M2;

segue um esquema elétrico que ilustra a situação, porem esse esquema contem erros;

EsquemaLigacaoControleAutomaticoBomba.png
EsquemaLigacaoControleAutomaticoBomba.png (11.3 KiB) Visto 2001 vezes


Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por LVirtual »

a Botoneira ChB2 esta mal desenhada. nao podes duplicar contactos com a mesma numeraçao num desenho.

Em termos logicos nao faz muito sentido usar a Botoneira 2 para ativar o Motor 1.
Nao ficaria melhor a ChB1 activar o M1 e a ChB2 activar o M2 sempre?
E no Modo 1 alimentar apenas a ChB1 e no modo 2 alimentar ambas as botoneiras?
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por Mário »

Boas

Aparentemente é um trabalho de escola.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por CF,Lda »

BoiCaraPreta Escreveu: 22 jul 2017, 21:20 Olá pessoal, estou com uma duvida sobre uma situação em que tenho dois motores ( M1 e M2 ) e duas chaves de boias (CHB1 e CHB2) ;
o funcionamento seria feito em dois modos diferentes;
no modo1 o CHB2 ativa o M1 enquanto o M2 permanece sempre desativado;
ja quando selecionado o modo2 o CHB1 ativa somente o M1 e o CHB2 ativa somente o M2;

segue um esquema elétrico que ilustra a situação, porem esse esquema contem erros;


EsquemaLigacaoControleAutomaticoBomba.png
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Na minha humilde opinião, deveria individualizar as protecções aos motores e prever outra para o circuito de comando.
Para que esse diagrama eléctrico funcione, terá que eliminar uma das CB2 e aplicar um relé para isolar eléctricamente o sistema 1 do sistema 2...
Eu também aplicaria um comutador de 3 posições, sendo o 0 uma delas.
Cps
A. Castro

BoiCaraPreta Escreveu: 22 jul 2017, 21:20 Olá pessoal, estou com uma duvida sobre uma situação em que tenho dois motores ( M1 e M2 ) e duas chaves de boias (CHB1 e CHB2) ;
o funcionamento seria feito em dois modos diferentes;
no modo1 o CHB2 ativa o M1 enquanto o M2 permanece sempre desativado;
ja quando selecionado o modo2 o CHB1 ativa somente o M1 e o CHB2 ativa somente o M2;

segue um esquema elétrico que ilustra a situação, porem esse esquema contem erros;


EsquemaLigacaoControleAutomaticoBomba.png
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por ohmico »

Boas,

Acho interessante ninguém ter posto em causa o tipo de ligação apresentada nos contactores.
Quanto à numeração repetida nos contactos das botoneiras, não há repetição pois são botoneiras diferentes a avaliar pela referência.
Com respeito ao esquema proposto pelo CF não se consegue ver.

Ohmico
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por nelmindo »

ohmico Escreveu: 24 jul 2017, 22:10 Boas,

Acho interessante ninguém ter posto em causa o tipo de ligação apresentada nos contactores.
Quanto à numeração repetida nos contactos das botoneiras, não há repetição pois são botoneiras diferentes a avaliar pela referência.
Com respeito ao esquema proposto pelo CF não se consegue ver.

Ohmico
Se formos por aí, podemos alegar também que a botoneira selectora, apresenta 11/12 e 13/14, que segundo a normalização, deveria ser 11/12 e 23/24 por serem séries contactos diferentes; que o corte do fluxo de energia é representado por Q e não por K, porque o K está reservado para o corte ou comando de sinais; os bornes do motor monofásico não são representados por U/N, mas sim por U/V ou U1/U2. Quando muito por L/N...
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por LVirtual »

ohmico Escreveu: 24 jul 2017, 22:10 Boas,

Acho interessante ninguém ter posto em causa o tipo de ligação apresentada nos contactores.
Quanto à numeração repetida nos contactos das botoneiras, não há repetição pois são botoneiras diferentes a avaliar pela referência.
Com respeito ao esquema proposto pelo CF não se consegue ver.

Ohmico
A avaliar pela referência por acaso há repetição. Até porque o próprio autor do tópico diz que são apenas duas "chaves de bóias" em uso no desenho.
BoiCaraPreta Escreveu:
22 jul 2017, 21:20
Olá pessoal, estou com uma duvida sobre uma situação em que tenho dois motores ( M1 e M2 ) e duas chaves de bóias (CHB1 e CHB2) ;
o funcionamento seria feito em dois modos diferentes;
no modo1 o CHB2 activa o M1 enquanto o M2 permanece sempre desactivado;
ja quando seleccionado o modo2 o CHB1 activa somente o M1 e o CHB2 activa somente o M2;
Até consigo compreender a forma como ele desenhou a botoneira ou talvez se deva designar mais correctamente por Interruptor de Nível, visto que no Brasil Interruptor se chama Chave, devido ao aportuguesamento da palavra americana "Key" e Bóia também se sabe perfeitamente o que é cá em terras lusas, por isso chame-mos-lhe "Interruptor de Nível ChB2".

Basta desenhar o esquema assim em qualquer software de esquemas eléctricos para o mesmo assinalar de imediato esse erro. ;)

Mas ainda bem que reparaste na parte das ligações do neutro no contactor.
Faz-me lembrar um outro tópico que tem estado em discussão onde precisamente se debate o erro de ligar o neutro num contacto de fase. Posso dizer que é um tipo de ligação que nao me faz sentido nenhum. Em mais de 20 anos a reparar e ligar quadros de comando de motores trifásicos ou monofasicos nunca vi nem nenhum outro técnico nem nenhum fabricante de quadros de comando fazer esse tipo de ligação. So aqui neste fórum e nestes dois tópicos é que vi pela primeira vez alguém andar a "enrolar" o neutro em dois canais de comando que nao foram inventados para cortar neutro. Até mesmo os contactores que a telemechanique fabricava antigamente trifasicos ou monofasicos vinha perfeitamente assinalado o contacto do neutro e os contactos das fases....

Ohmico se quiseres e puderes e saberes e se nao te importares podes elucidar-me acerca deste facto de "enrolarem" o neutro a volta dos contactos das fases? O porque de fazerem assim. Quais as vantagens/desvantagens?
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por nelmindo »

LVirtual (Silvio Santos), a razão de enrolarem isso era para o relé térmico detectar corrente nas 3 "fases". Eu sei que o circuito não tem relé-térmico, mas às vezes as pessoas copiam os circuitos e alteram, e fazem como o ditado diz: eu vi a fazer assim, continuei a fazer...
Também quando o arco eléctrico é dividido por vários contactos, o desgaste é menor, porque a faisca é mais pequena. Mas esta solução não sei a abrangência dela, isto é, se vale o esforço.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por LVirtual »

Nelmindo, mas isso nao seria feito com apenas as fases?
porque meter o neutro ao barulho nao é propriamente detectar corrente nas tres fases.
Segundo me parece do que aprendi as caracteristicas da fase nao sao assim tao iguais ás do neutro.
e num aparelho que faz uma proteção diferencial ou que meça a diferença de potencial entre fases, nao tou a ver como vai medir essas diferenças
entre fase+neutro como se fosse fase+fase...


ainda sobre esta soluçao, eu acho que sai mais barato comprar contactores bipolares...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por nelmindo »

LVirtual Escreveu: 25 jul 2017, 10:03 Nelmindo, mas isso nao seria feito com apenas as fases?
porque meter o neutro ao barulho nao é propriamente detectar corrente nas tres fases. Não confundir sobreintensidades com correntes residuais de fuga. Um é individual e outro é coletivo (vectorial)
Segundo me parece do que aprendi as caracteristicas da fase nao sao assim tao iguais ás do neutro. Em circuitos monofásicos sim, as características são iguais, estamos a falar de sobreintensidades. Quando muito estaria numa situação desfavorável num defeito fase-terra, para a situação que referi de dividir o arco pelos contactos, mas isso não é a função dos dispositivos térmicos detectar esse tipo de defeitos. Por outro lado poderia encontrar o inconveniente de este circuito não ser possível utilizar em sistemas TN, já que é proibido cortar o neutro.
e num aparelho que faz uma proteção diferencial ou que meça a diferença de potencial entre fases, nao tou a ver como vai medir essas diferenças
entre fase+neutro como se fosse fase+fase...


ainda sobre esta soluçao, eu acho que sai mais barato comprar contactores bipolares... Podem ser mais baratos, mas são mais difíceis de encontrar ou demoram a entregar
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por LVirtual »

ya, ja percebi.
o que sempre vi feito para dividir arcos e cargas nos contactos sempre foi interligar a fase em todos os contactos de entrada e depois nos de saida a mesma coisa quando sobrava contactos livres nos contactores. O neutro ficava sempre directo á carga.
Da forma que esta no desenho acima tambem so o primeiro contacto do "enrolamento" é que leva a carga toda. nao esta distribuida equatitativamente por ambos os contactos livres.
Outra coisa que sempre vi em quadros de comando de motores monofasicos a controlar a potencia, é o uso de reles de potencia com contactos para 10 A ou mais, relés de um circuito com terminais de 7 mm de largura. E nao eram quadros feitos por eletro-pedreiros, mas sim de empresas fabricantes de circuitos de comando e potencia.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por LVirtual »

Nao querendo fazer double-post, por isso se quem de direito achar por bem pode juntar os dois ultimos posts.

Nos entretantos andei aqui a desenhar o esquema correctivo ao primeiro desenho colocado pelo Autor do Topico,
tambem para treinar os desenhos no Design Spark Electrical que ainda nao me adaptei bem ao "bicho".

Se detectarem incorreçoes nos simbolos ou no desenho propriamente dito, agradeço que me digam dentro do "espirito das boas praticas". ;)
Comando de 2 Bombas Hidraulicas.pdf
Esquema de Comando para duas Bombas Hidraulicas.
(32.29 KiB) Transferido 132 vezes
Nota: o contacto NA S1 04-7 é um contacto auxiliar a acrescentar no Interruptor de 2 Posiçoes com passagem por Zero S1.
Estes interruptores, pelo menos os da Schneider permitem o acrescento de pelo menos 2 contactos auxiliares no mesmo bloco do botao principal.
Nota2: Penso que o resto dos dispositivos estao bastante claros para compreensao. É tudo simbologia default da Design Spark bem como a numeração dos contactos, por isso estejam á vontade para me ajudarem a corrigir as bibliotecas de simbolos do software. ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Colega Ohmico, eu não apresentei nenhum esquema; apenas sugeri algumas alterações ao esquema inicial.
Cps
A. Castro
ohmico Escreveu: 24 jul 2017, 22:10 Boas,

Acho interessante ninguém ter posto em causa o tipo de ligação apresentada nos contactores.
Quanto à numeração repetida nos contactos das botoneiras, não há repetição pois são botoneiras diferentes a avaliar pela referência.
Com respeito ao esquema proposto pelo CF não se consegue ver.

Ohmico
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Colega Virtual,
o que é o Q2/Q3? Bloco térmico...disjuntor-motor ..
E o 04-07 S1? Uma terceira cam do interruptor? Liga com...?
Cps
A. Castro

LVirtual Escreveu: 25 jul 2017, 12:34 Nao querendo fazer double-post, por isso se quem de direito achar por bem pode juntar os dois ultimos posts.

Nos entretantos andei aqui a desenhar o esquema correctivo ao primeiro desenho colocado pelo Autor do Topico,
tambem para treinar os desenhos no Design Spark Electrical que ainda nao me adaptei bem ao "bicho".

Se detectarem incorreçoes nos simbolos ou no desenho propriamente dito, agradeço que me digam dentro do "espirito das boas praticas". ;)

Comando de 2 Bombas Hidraulicas.pdf

Nota: o contacto NA S1 04-7 é um contacto auxiliar a acrescentar no Interruptor de 2 Posiçoes com passagem por Zero S1.
Estes interruptores, pelo menos os da Schneider permitem o acrescento de pelo menos 2 contactos auxiliares no mesmo bloco do botao principal.
Nota2: Penso que o resto dos dispositivos estao bastante claros para compreensao. É tudo simbologia default da Design Spark bem como a numeração dos contactos, por isso estejam á vontade para me ajudarem a corrigir as bibliotecas de simbolos do software. ;)
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”