carteira profissional de electricista

paulo_20
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 27 abr 2010, 02:15
Localização: porto
Enviou: 1 vez

carteira profissional de electricista

Mensagem por paulo_20 »

boas,

gostava de saber quais são as maneiras mais rápidas ou o que é preciso para tirar a carteira profissional de electricista, nao estou à procura de uma coisa fácil, só não tenho é disponibilidade para tirar um daqueles cursos de 1000+ horas por exemplo, existe algum tipo de exame que se possa fazer para obter essa validação? ou um conjunto de processos para tirar a carteira profissional de electricista? se alguém poder ajudar agradeço

Cumps


windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 183
Registado: 27 out 2009, 22:01
Localização: viseu
Contacto:

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por windstorm »

se tens conhecimentos de eletricidade que consideres serem sufiientes podes ir a um centro de novas oportunidades com esola profissional e fazer o RVCC-PRO.

Basicamente terás que fazer 100 horas de ITED/ITUR e depois terás que fazer provas que te certifiquem os conhecimentos que tens em electricidade.
se os teus conhecimentos forem suficientes receberás um certificado com o qual poderás te inscrever na DGE e na Anacom.

se não tiveres conhecimentos suficientes serás emcaminhado para formações que eles considerem necessarias.
paulo_20
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 27 abr 2010, 02:15
Localização: porto
Enviou: 1 vez

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por paulo_20 »

boas wind,

desde já obrigado pelo esclarecimento, já tinha pensado no RVCC actualmente estou a tirar o RVCC PRO de Técnico de Frio e Climatização, só la fui umas 4 vezes, 2h cada vez, fiz o portefólio tudo bem, entreguei eles analisaram, e chamaram me só para dizer para acrescentar umas coisitas tipo 1 pagina, para "rechear mais" se bem que essa pagina não fizesse diferencia, enquanto la estive o Sr disse me que a avaliação com júri é feita dia 10 do próximo mês, mas eles só lêem o portefólio, não te perguntam nada, então eu perguntei ao senhor se os membros do júri não tinham conhecimentos da área, e ele disse, ah não te preocupes que se eles tiverem duvidas é a mim que perguntam, o teu portefólio ta bom, mas para todos os efeitos não confirmou se o que la meti é verdade ou não.

Por isso é que estava à procura de outra alternativa ao RVCC, uma coisa tipo exame e que desse a carteira de electricista claro
Avatar do Utilizador
chip
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 28 abr 2010, 17:57
Localização: Sintra

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por chip »

Boas

Acho que podes sempre ir à dge e propores-te s exame
79nunomiguel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 30 abr 2010, 23:07

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por 79nunomiguel »

chip Escreveu:Boas

Acho que podes sempre ir à dge e propores-te s exame
Boas
Antigamente podias ir à DGE e fazer um exame, mas agora tens de validar primeiro as competências e só depois é que vais à DGE levantar a "carteira profissional". Como tal tens de fazer um RVCC-PRO, mas como está a tirar já um acho que não pode tirar outro. E melhor dirigir-se a um CNO e ver se é assim ou não e depois decidir qual lhe convém mais. em relação as 100h de ITED não são necessárias para essa carteira.
pauloborges
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 25 mar 2010, 14:58
Localização: Corroios

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por pauloborges »

Boas
podes fazes um RVCC -PRO
eu ja o estou a fazer e ao todo vou levar cerca de um ano com 200H de formação na parte electrica
na parte do ITED estamos á espera de mais informação
mas tens sempre que fazer um portofolio e validar competencias.
tens igualmente de ter o 9º ano
Sir Augusto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 16 jun 2010, 19:49
Localização: Cantanhede

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por Sir Augusto »

Se tens experiência na área de electricidade , ou trabalhas nesta área . basta ir á DGE e preenches os documentos, há varias opções, ou és titular de um curso, se não podes pedir á tua empresa que faça uma carta que demonstre que trabalhas na área há mais de 5 anos , acho que isso basta , depois precisas do impresso 933 da casa da moeda, fotocopia do BI e contribuinte,. e é só. Acho eu, foi o que me disseram,
entreguei ontem os documentos na dge Coimbra, mas eu tenho o curso de automação industrial nível 3 e 4, mas o nível 4 não é ainda aceite
Avatar do Utilizador
kapitao
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 29 jun 2010, 22:46

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por kapitao »

Alguem me pode confirmar se basta uma carta da empresa onde se trabalha para obter a carteira de electricista ?
E que trabalhei cerca de 10 anos em Andorra, mas ai apesar de se guiarem pela legislaçao Espanhola, passam por cima de tudo ai quem manda sao os arquitectos jejeje
e como estou a pouco tempo em Portugal gostava de saber mais sobre o tema.
desde ja o meu agradecimento e os meus parabens aos moderadores deste excelente forum
79nunomiguel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 30 abr 2010, 23:07

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por 79nunomiguel »

kapitao Escreveu:Alguem me pode confirmar se basta uma carta da empresa onde se trabalha para obter a carteira de electricista ?
E que trabalhei cerca de 10 anos em Andorra, mas ai apesar de se guiarem pela legislaçao Espanhola, passam por cima de tudo ai quem manda sao os arquitectos jejeje
e como estou a pouco tempo em Portugal gostava de saber mais sobre o tema.
desde ja o meu agradecimento e os meus parabens aos moderadores deste excelente forum
Neste momento se não tem nenhum curso na area tem de validar as suas competências através de RVCC-PRO, em que a dita declaração apenas serve para demonstrar que já trabalha na área a alguns anos.
Mas atenção quando falo de cursos não são as formações, essas apenas servem para melhor demonstrar as competências na área.
Só no fim desse curso de +- dois meses é que pode ir à DGEG com o diploma e levantar o certificado de Instalador.
Na zona de Lisboa existem pelo menos dois centros, um em Alverca e o outro no Prior Velho (CENFIC).
Um Abraço
Avatar do Utilizador
nuno pereira
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 13 jul 2010, 10:31
Localização: Amadora
Contacto:

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por nuno pereira »

Boas

Informa-te no Sindicato electricistas SESI, envias Certificado de Habilitações ( minimo 9 ano) carta de empresa que comprove a tua categoria profissional e experiencia, depois vai para analise e se for aceite, entregam-te a carteira profissional de electricista.

Mas se queres um conselho, faz um curso que te dê equivalencia para poderes inscrever-te como TR, tenta pesquisar informação junto da DGE.

Espero ter ajudado.
Nuno Pereira ( TR 40203)
carvalho91
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 11 mai 2010, 22:43
Localização: sintra

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por carvalho91 »

nuno pereira Escreveu:Boas

Informa-te no Sindicato electricistas SESI, envias Certificado de Habilitações ( minimo 9 ano) carta de empresa que comprove a tua categoria profissional e experiencia, depois vai para analise e se for aceite, entregam-te a carteira profissional de electricista.

Mas se queres um conselho, faz um curso que te dê equivalencia para poderes inscrever-te como TR, tenta pesquisar informação junto da DGE.

Espero ter ajudado.


boas a todos...
eu já acabei o meu curso a uns 2 aninhos, hoje fui procurar saber de tudo o que era necessário já tenho o anexo 933 e surgiu uma duvida o meu curso e nível 3 será que me posso inscrever também como projectista? ou terei que fazer uma formação extra para isso?

obrigado a todos
carvalho
alexfilho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 29 jul 2010, 16:28

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por alexfilho »

Boas
Tenho o 12º ano via ensino (antigo *- 23 anos) alem disso tenho frequência Universitária na FTUC (3 anos) Eng, Electrotécnica, a qual tive de desistir por problemas profissionais e familiares, apesar de no meu trabalho pertencer ao nível de quadros médios e trabalhar na parte de manutenção (Eléctrica electrónica e informática).
com este currículo o que posso fazer para tirar a referida carteira, é que pelo que sei não posso ir para os "CNO's" como atrás informado.

Alex
lobao1981
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 25 fev 2011, 09:48
Localização: guimaraes

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por lobao1981 »

boas
estou a tirar um curso de tecnico de manutençao industrial no cenfim
mas e so parte tecnica
so com o 9 ano posoo pedir a carteira profissional
crspp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 21 jun 2010, 20:46
Localização: Norte Alentejano

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por crspp »

no meu caso tenho o 12ºano e conhecimentos de instalaçoes electricas, trabalhei varios anos em redes d distribuiçao de MT e BT.
e tenho curso profissional de montagem de linhas aereas de Muito alta tensão.
como poderei tambem chegar a carteira profissional.
Ate fazer pó na lama
andreolhao
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 08 mai 2011, 21:20

Re: carteira profissional de electricista

Mensagem por andreolhao »

Boas, agora estou desempregado e preciso assinar termo de responsabilidade, gostaria saber se eu pode faser isso i não perde subsidio de desemprego
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”