carteira profissional :s

iurinunes80
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 23 jan 2009, 18:54

carteira profissional :s

Mensagem por iurinunes80 »

boa noite a todos,

chamo-me alexandre, tenho 29 anos e a minha questão é a seguinte:

trabalho como eletricista desde os 21 anos mas nunca tirei nenhum curso...fui sempre adquirindo experiencia profissional na empresa do meu pai e mais tarde em outras empresas...a ultima a Efacec onde estou à 1 ano. O ano passado tirei um curso de 3 meses de eletricidade e automatismos e fiquei com um diploma.

A minha questão é como consigo eu obter carteira profissional de eletricista visto agora a empresa onde estou estar a pedir?? :(
Eu não me quero inscrever na DGE pois sei que se faz um exame bem dificil para quem não tem uma boa base de matemática...e na pratica tambem são bem exigente pelas historias que ouvi...eu apenas quero a carteira profissional.


obrigado


kakai
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 110
Registado: 22 jan 2007, 19:24

Re: carteira profissional :s

Mensagem por kakai »

olá

A carteira profissional adquires no sindicato


Cpts
kakai
iurinunes80
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 23 jan 2009, 18:54

Re: carteira profissional :s

Mensagem por iurinunes80 »

kakai Escreveu:olá

A carteira profissional adquires no sindicato


Cpts
kakai
olá

qual é o sindicato?? e como faço e onde é??
desculpa lá o incomodo se puderes ajudar agradeço....eu sou de lx
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por Duzia12 »

Não tens onde tirar

E era bom haver exames na DGE, agora nem esses existem
iurinunes80
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 23 jan 2009, 18:54

Re: carteira profissional :s

Mensagem por iurinunes80 »

Duzia12 Escreveu:Não tens onde tirar

E era bom haver exames na DGE, agora nem esses existem

então agora não há nada que nos certifique??? fogo que mau :(
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por Duzia12 »

Eu acho nem os cursos que andam aí
iurinunes80
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 23 jan 2009, 18:54

Re: carteira profissional :s

Mensagem por iurinunes80 »

Duzia12 Escreveu:Eu acho nem os cursos que andam aí

isso é muito mau então...fikei com um diploma do meu curso mas o que queria mesmo era a carteira profissional pois dão valor é a isso....infelizmente...por muito bom que uma pessoa seja só olham para os papeis...empresas de treta

sou melhor de olhos fechados do que muitos na minha empresa que têm carteira profissional de olhos bem abertos mas pronto é o nosso belo país em k vivemos (desabafo não liguem)

obrigado pessoal pelo esclarecimento
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por ohmico »

iurinunes80 Escreveu:
kakai Escreveu:olá

A carteira profissional adquires no sindicato


Cpts
kakai
olá

qual é o sindicato?? e como faço e onde é??
desculpa lá o incomodo se puderes ajudar agradeço....eu sou de lx

Este nosso colega levantou uma questão pertinente, mas será que há hoje muitos electricistas com carteira profissional?

Eu começava por perguntar ao Sindicato, porque a haver carteiras profissionais, têm de haver categorias, e como tal para ter carteira não significa que tenha de ser "formado em nada" bastará a experiência profissional que podia, no seu caso, ser atestada pela Efacec.

Isto era o que acontecia antigamente e as categorias profissionais iam evoluindo com a experiência que se adquiria. Agora como é tudo doutores, se calhar já não se justifica.
iurinunes80
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 23 jan 2009, 18:54

Re: carteira profissional :s

Mensagem por iurinunes80 »

ohmico Escreveu:
iurinunes80 Escreveu:
kakai Escreveu:olá

A carteira profissional adquires no sindicato


Cpts
kakai
olá

qual é o sindicato?? e como faço e onde é??
desculpa lá o incomodo se puderes ajudar agradeço....eu sou de lx

Este nosso colega levantou uma questão pertinente, mas será que há hoje muitos electricistas com carteira profissional?

Eu começava por perguntar ao Sindicato, porque a haver carteiras profissionais, têm de haver categorias, e como tal para ter carteira não significa que tenha de ser "formado em nada" bastará a experiência profissional que podia, no seu caso, ser atestada pela Efacec.

Isto era o que acontecia antigamente e as categorias profissionais iam evoluindo com a experiência que se adquiria. Agora como é tudo doutores, se calhar já não se justifica.

Pois isto agora tem tudo que ser engenheiros para terem valor....nã entendo porque não fazem como no AVAC que é por niveis...faz-se um teste e vêm o nivel de conhecimento e sobe-se à medida que o conhecimento é maior.
assim penso que só faz com que haja descriminação na nossa área pois quem conseguiu tirar a carteira profissional é o Ás da electricidade....quem não foi a tempo é um ser inferior na área em questão...ou acabavam com a dita carteira profissional ou então todos deveriam poder ter se assim o conseguissem mediante um teste ou comprovativo dos anos de experiencia...penso eu :roll:
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por nelmindo »

sim, nesse aspecto ainda vamos um pouco atrasados. Não há diferenciação. Além disso, vão ser os mestrados actuais a dar pareceres, visitar obras, aturar clientes, fazer encomendas, negociar orçamentos?
Hipostese, hipotetica: tenho uma empresa e vou contratar um estagiário mestrado, para lhe ensinar como se trabalha, sendo eu um RVCC fresquinho de 9ºano, mas com 30 anos de experiencia, que passei por 3 tipos de coloração para cabos (EVA, PPC ou CCP e agora CPC), na pele...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por ohmico »

nelmindo Escreveu:sim, nesse aspecto ainda vamos um pouco atrasados. Não há diferenciação. Além disso, vão ser os mestrados actuais a dar pareceres, visitar obras, aturar clientes, fazer encomendas, negociar orçamentos?
Hipostese, hipotetica: tenho uma empresa e vou contratar um estagiário mestrado, para lhe ensinar como se trabalha, sendo eu um RVCC fresquinho de 9ºano, mas com 30 anos de experiencia, que passei por 3 tipos de coloração para cabos (EVA, PPC ou CCP e agora CPC), na pele...
Se me permite, nós não estamos atrasados, andamos foi muito para trás, porque a partir de determinada altura ,erradamente, romperam com o que existia antes de 74 e passaram a enganar os jovens com a promessa de que todos podiam passar a Dr.s e Eng.s.

Até aqui tudo bem, só que esqueceram-se de que iriam necessitar de quem, com alguma formação científica, embora a um nível mais baixo, fosse capaz de executar -"pôr em prática"- aquilo que é projectado por quem de direito. Não esquecendo que a electricidade não são só prédios.

Finalmente, ao fim de mais de trinta anos de formações de papel e lápis, onde se derreteram milhões que foram parar ao bolso de alguém, começou-se a descobrir o buraco onde todos estamos metidos, chegando ao mercado que todos conhecemos e se vê reflectido neste fórum.

Pena é que continuem a enganar as pessoas convencendo-as que, com formações de três meses passam a técnicos de alguma coisa.

Ohmico
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por Mário »

Boas

Antigamente quem começava a trabalhava como electricista aprendiz (2 anos) ajudante (2 anos) pré-oficial (1,5 ano) e depois oficial onde dois electricistas afirmavam que ele era competente e responsavel etc.. . (creio que eram assim os tempos).
Tudo isto se as cotas do sindicato estivessem em dia, porque senão tinha-se que liquidar o que faltasse, e aí sim tínhamos a carteira profissional.
Quando se assinava um termp de responsabilidade de uma instalação, lá tinhamos de ir ao sindicato para atestar (carimbar) que era electricista, se as cotas não estivessem em dia, não havia carimbo.
Depois de 25/04/74, já não era obrigatório ser sindicalizado, e começou a guerra de que quem atestava que ele era electricista, houve casos que no ministério do trabalho atestavam com a presença da carteira do sindicato. Passado algum tempo a DGE, criou o cartão de técnico responsável que ainda se mantem (creio que agora é uma carta)
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
kakai
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 110
Registado: 22 jan 2007, 19:24

Re: carteira profissional :s

Mensagem por kakai »

grande confusão que aqui está, ou então eu não percebi.

a pergunta inicial era onde adquirir a carteira profissional de electricista e não o cartão de tecnico responsavel, pelo menos foi o que percebi.
então para a carteira profissional já não é o sindicato que passa após comprovativo dos anos de experiencia na profissão passado pela entidade onde trabalha ou pelas entidades onde trabalhou?

Cpts
kakai
iurinunes80
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 23 jan 2009, 18:54

Re: carteira profissional :s

Mensagem por iurinunes80 »

kakai Escreveu:grande confusão que aqui está, ou então eu não percebi.

a pergunta inicial era onde adquirir a carteira profissional de electricista e não o cartão de tecnico responsavel, pelo menos foi o que percebi.
então para a carteira profissional já não é o sindicato que passa após comprovativo dos anos de experiencia na profissão passado pela entidade onde trabalha ou pelas entidades onde trabalhou?

Cpts
kakai

pois a minha questão é mesmo essa kakai...mas parece k já não existe carteira profissional...quem tem safasse quem não tem não é reconhecido como tecnico...parece k é assim :(
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por Varejo »

Boas, telefona para aqui que eles é que passam as carteiras profissionais!!!

http://www.siesi.pt/
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”