carteira profissional :s

Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por Mário »

Boas

Para provar que é electricista carteira profissional Sindicato.

Para provar que é Tecnico electricista cartão da DGE.

Cump.
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por Duzia12 »

Mas pelo fact de ter a carteira profissional de electriocista, se não estiver inscrito na DGE como técnico responsvel por execução, de nada lhe vale a "carteira profissional
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por ohmico »

Boas,

Estou um pouco confuso, então não se pode ser electricista sem estar inscrito como "técnico responsável"?

O que será um indivíduo que trabalha como electricista na área da manutenção de uma empresa industral, que tem de saber "mexer" em áreas tão diversas que podem ir das instalações eléctricas industriais (BT e MT incluidas) à área da automação?

Este indivíduo não nescessitou nunca de estar inscrito como técnico responsável.

A atribuição das carteiras profissionais pelos sindicatos pode não ser a melhor solução, uma vez que estes se tornaram verticais deixando de representar só os electricistas, talvez daí a perda de importância da carteira profissional.

No entanto, até ao momento não foi criada alternativa, talvez esteja na hora de a classe tomar em mãos, como já se tem sido aflorado neste forum, o estudo de outra solução. Mas se o fizerem não venham cá com, como já aqui foi proposto, uma "Ordem" que isso são contas de outro rosário.

Cumprimentos
Ohmico
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por Mário »

Boas

É isso mais ou menos.

"O que será um indivíduo que trabalha como electricista na área da manutenção de uma empresa industral, que tem de saber "mexer" em áreas tão diversas que podem ir das instalações eléctricas industriais (BT e MT incluidas) à área da automação?"

Na carteira de electricista vem lá qual as especialidades que ele é reconhecido ( se tiver Bt, e não tiver At, não pode abrir e fechar seccionadores de alta (média tensão)).

Na minha ainda tenho a de bobinagem, e não há nada que diga que sou bobinador sem ser a carteira do sindicato, dado que mão há certificação para bobinadores. Como esta, outras não têm certificados de profissão, creio que com as histórias dos CAP, algumas certificações passarão a existir.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por Duzia12 »

Está aqui o que faz falta

COMPETÊNCIA DOS TÉCNICOS RESPONSÁVEIS

PELA EXECUÇÃO



Podem ser técnicos responsáveis pela execução de instalações eléctricas:



a) Engenheiros membros do Colégio de Engenharia Electrotécnica da Ordem dos Engenheiros (nível I);

b) Engenheiros técnicos com as habilitações referenciadas no Anexo C, com os níveis nele indicados;

c) Electricistas que possuam habilitação referenciadas no Anexo E e tenham, pelo menos, 2 anos de experiência (nível II);

d) Electricistas com a categoria de oficial, possuidores da categoria profissional passada pelo competente sindicato com data anterior a 30 de Abril de 1981 (nível II e apenas no âmbito das suas especialidades);



Os electricistas com as habilitações referenciadas no Anexo F apenas podem ser inscritos em execução (nível II) na especialidade de baixa tensão (III)



http://www.dre-centro.pt/opencms/opencm ... crespc.htm


Estão aqui os cursos antigos e actuais mediante os quais se pede obter a "Inscrição como Técnico REsponsável"


http://www.dre-centro.pt/opencms/opencm ... rgia/E.pdf

http://www.dre-centro.pt/opencms/opencm ... rgia/F.pdf
pauloadaes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 21 jul 2008, 08:37
Localização: santo tirso

Re: carteira profissional :s

Mensagem por pauloadaes »

para teres a carteira, vai ao site da cgtp ou ao sindicato dos trabalhadores das industrias electricas do norte e centro "stienc". lá poderas saber onde é a delegação da area da tua residencia.
precisas de um recibo de vencimento por ano dos ultimos cinco anos, como 1º oficial , copia do bi, cartão de contribuinte,
segurança social, duas fotografias e fazer-te socio do sindicato pagando os anteriores 6 meses de cotas.
uma declaração da empresa tambem te porerá ajudar, se não constar no teu recibo a categoria profissional.
j.macedo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 06 fev 2013, 21:35
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: carteira profissional :s

Mensagem por j.macedo »

Caro amigos,

Aproveito a deixa para tirar uma duvida.

Alguem me sabera dizer ao certo quais as diferenças entre a Carteira de Eletricista da DGE e a do Sindicato ??

Pois ja ouvi dizer que a do sindicato de nada vale.

Obrigado pela vossa atençao
J.Macedo
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 210
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Localização: Setúbal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: carteira profissional :s

Mensagem por LOTAN »

j.macedo Escreveu: Aproveito a deixa para tirar uma duvida.

Alguem me sabera dizer ao certo quais as diferenças entre a Carteira de Eletricista da DGE e a do Sindicato ??
Já foi escrito neste tópico e noutros mas, novamente, a DGEG não passa Carteira de Electricista, mas faz sim, através da DRE, a inscrição de Técnicos Responsáveis de Instalações Eléctricas de Serviço Particular - Execução níveis 2 e 3.

O sindicato passa a Carta Profissional de Electricista (já não se designa por carteira, mas todos os profissionais do sector continuam a chamá-la assim, não sei porquê), que indica que a pessoa "A" exerce a profissão de electricista categoria "X" e especialidade "Y".

São certificações diferentes e complementares, mas há uma grande confusão e muitos chamam erradamente à inscrição na DGEG de carteira profissional.

Se a Carta Profissional serve para alguma coisa? Bem, depende da entidade empregadora.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por Mário »

Boas "LOTAN"

"O sindicato passa a Carta Profissional de Electricista (já não se designa por carteira, mas todos os profissionais do sector continuam a chamá-la assim, não sei porquê), Porque é o que está escrito.

que indica que a pessoa "A" exerce a profissão de electricista categoria "X" e especialidade "Y"."

A azul

Cump.
Mário
Anexos
carteira.jpg
carteira.jpg (56.31 KiB) Visto 2061 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por ENERGY »

Boas
Aqui fica a imagem de uma carta de Electricista do Sindicato
Anexos
IMG00078.jpg
Cpts.
Energy
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 210
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Localização: Setúbal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: carteira profissional :s

Mensagem por LOTAN »

Mário Escreveu: Porque é o que está escrito.
Sim, mas era dantes.

Compreendo que ainda se refiram à designação "carteira". Eu também a utilizava até há uns anos.

Causa-me é alguma espécie em certas situações a referência à carteira e não carta.

Não fui rigoroso no que escrevi e lendo agora novamente até pode ser considerado algo ofensivo.

Pelo desculpa.

Eu sei que é uma questão irrelevante é que é apenas mim.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por Mário »

Boas "Lotan"

Não é caso para desculpas, uns têm carta, outros têm carteira, mas o principio e o fim é o mesmo. É como dizer cartão da Dge, que agora tem outro nome até que alguem se lembre de o mudar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: carteira profissional :s

Mensagem por ENERGY »

Boas
Agora o cartão da DGEG é uma folhinha A4, belo e bonito.
Isto é vergonhoso por parte da DGEG receberem o nosso dinheiro, e depois enviarem-nos uma folha A4, que passado algum tempo está uma vergonha.
Quando será que a DGEG, segue o bom exemplo da Anacom, que emite um cartão apresentavél e decente.
Cpts.
Energy
soares469
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 122
Registado: 02 set 2012, 22:59
Localização: lisboa

Re: carteira profissional :s

Mensagem por soares469 »

ENERGY Escreveu:Boas
Agora o cartão da DGEG é uma folhinha A4, belo e bonito.
Isto é vergonhoso por parte da DGEG receberem o nosso dinheiro, e depois enviarem-nos uma folha A4, que passado algum tempo está uma vergonha.
Quando será que a DGEG, segue o bom exemplo da Anacom, que emite um cartão apresentavél e decente.

boas e não assines dois termos de responsabilidade para saires do numero provisorio que depois quando fores renovar pagas 80 euros.

quando acabou o prazo do meu numero provisorio ja nao fui renovar :shock:

e como isto anda tao depressa não vou tratar disso.



cump.
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 210
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Localização: Setúbal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: carteira profissional :s

Mensagem por LOTAN »

soares469 Escreveu:
boas e não assines dois termos de responsabilidade para saires do numero provisorio que depois quando fores renovar pagas 80 euros.
Só se paga os €80,00 se se deixar caducar.

Se renovar antes da data de validade é gratuito.
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”