Colocação tomada (10 a 16 A) para carregamento veículos elétricos

Responder
luis_abreu
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 27 mai 2020, 11:54
Localização: St. Cruz

Colocação tomada (10 a 16 A) para carregamento veículos elétricos

Mensagem por luis_abreu »

Bom dia.

No meu apartamento, os lugares de estacionamento são cobertos (não são tipo box, portanto, não há possibilidade de impedir o acesso de outros condóminos a um estacionamento) e não existem tomadas ou arrumos/arrecadações junto a cada estacionamento. Como vou mudar para um elétrico, numa assembleia de condóminos anterior pedi para efetuar a instalação de uma tomada ou wallbox de carregamento de elétricos. A assembleia aprovou desde que os custos da isntalação ficassem a cargo de cada condómino. Com base nisto, pedi orçamentos a várias empresas e todas apresentaram propostas semelhantes: passar cabos 4mm ou 6mm desde o meu apartamento (fica no segundo andar) até ao meu local de estacionamento. O cabo seria passado em calha técnica nas escadas da zona comum e desceria até à garagem pela parede exterior (no interior de tubo exterior preso por braçadeiras à parede). Este cabo seria ligado a um disjuntor (no quadro no interior do meu apartamento) que me permitira controlar o acesso ao mesmo.

Ainda analisámos uma solução alternativa, em que a ligação seria efetuada ao quadro comum do condominio, mas existiam alguns problemas que os levaram a não ercomendarem esta solução (e não estou a falar de problemas associados ao custo). Portanto, a ideia seria montar o circuito que descrevi inicialmente.

Entretanto, comecei a efetuar algumas pesquisas e, neste fórum, encontrei alguns posts que alertam para o facto de este tipo de instalações não ser permitida. Nesses posts, dizem que o guia técnico das instalações elétricas para alimentação de veículos "impede" esse tipo de instalações. Entretanto, efetuei download da versão 2.0 de 2017, mas tenho de reconhecer que os meus conhecimentos técnicos não me permitem validar se houve alguma alteração nesta situação desde o lançamento da primeira versão deste guia.

O Guia refere que é possível ter instalação de carregamento VE para uso privativo a partir de uma instalação com ramal próprio 3.1.1, b1,1, mas depois o quadro 1 parece enquadrar essa situação apenas em edificios unifamiliares ou edificios multifamiliares com box. Quer isto dizer que não posso levar a eletricidade do meu quadro para o meu estacionamento? Eu apresentei a ideia ao administrador que apenas disse que gostaria de visualizar as alterações que pretendia fazer (portanto, não me falou em problemas legais associados a esta solução).

Portanto, a questão que se coloca é: posso ou não montar o circuito que referi se a administração do condominio o permitir? Se não, qual a solução? Estava convencido de que não teria problemas com a solução inicial, mas agora já começo a pensar que a compra do elétrico vai dar-me mais problemas do que tinha pensado...

Obrigado.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Colocação tomada (10 a 16 A) para carregamento veículos elétricos

Mensagem por Mário »

Boas

Por mim não. Não podes ter a passagem (cabos fios etc..) por partes comum (exterior). Se na construção do edificio, tivesse havido passagem de tubos dentro da alvenaria, já era permitido.
Creio que o melhor será pedir contador para esse local, mas, tem que haver projecto.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
luis_abreu
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 27 mai 2020, 11:54
Localização: St. Cruz

Re: Colocação tomada (10 a 16 A) para carregamento veículos elétricos

Mensagem por luis_abreu »

Boa tarde Mário.

Muito obrigado pela resposta rápida.

Depois de ler o documento, fiquei com essa impressão. Mas será que a resposta é a mesma se a administração do condomínio aprovar a passagem dos cabos? Recordo que a assembleia já aprovou a colocaçãod e tomadas desde que os custos seja suportados por quem as coloca...

Será que existe outra opção sem ser a colocação de mais um contador? Por exemplo, há alguma solução em que seja possível puxar um cabo da alimentação da luz da garagem diretamente para a tomada (colocando um contador digital qualquer para fazer a contabilização do meu consumo)? Estou a partir do principio de que os cabos da eletricidade para as luzes suporta pelo menos os 10 amperes que preciso para carregar lentamente o veículo...

A solução do novo contador tem ainda o problema de não existir espaço nas caixas para colocação de mais contadores...mesmo que existisse, como é que os cabos seriam passados desde o local do contador até à gaaragem sem ficarem à vista? Se o problema é os tubos estarem à vista, posso sempre "rasgar" a parede até ao teto da garagem...aí já existem vários outros cabos à vista (sensores, luzes, etc) colocados no interior de calha técnica, pelo que não estou a ver problema de ter mais um...

Estou errado?

peço desculpa pelas perguntas de iniciado, mas nunca me passou pela cabeça que a colocação da tomada na garagem seria problemática...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Colocação tomada (10 a 16 A) para carregamento veículos elétricos

Mensagem por ohmico »

Boas,

a questão é fácil de perceber, ao efectuar um corte geral da garagem, no respectivo quadro, nenhum circuito no interior da garagem pode ficar em tensão.

Isto já não era possível no tempo do 740.

Em consequência, pode criar o circuito para carregamento da viatura a partir desse quadro da garagem, desde que devidamente protegido e caso haja

potência disponível.

Isto é a única coisa que necessita e pode ser aprovado pelo condomínio, sendo a solução possível sem alteração de ramal.


Ohmico
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Colocação tomada (10 a 16 A) para carregamento veículos elétricos

Mensagem por amoreira »

A legislação atual não permite a ligação do VE a partir do quadro da habitação como descreve, só é possível no caso das BOX.

Sei que existem por ai algumas instalações feitas nesses moldes mas não estão em conformidade, aqui no gabinete sempre que nos aparecem situações semelhantes sugerimos ao condomínio que no final o instalador peça a uma entidade a certificação da instalação para "obrigar" a executar o trabalho cumprindo a legislação.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”