Inspeções elétricas

bruno.r.maia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 13 mar 2013, 11:44
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por bruno.r.maia »

NotreDame Escreveu: 22 fev 2020, 00:00
lcmmonteiro Escreveu: 21 fev 2020, 08:06 O termo de responsabilidade de execução e emitido por quem executa a instalação.

A ficha electrotécnica se existe projeto e emitida pelo projetista.

O termo de responsabilidade do projeto e emitido pelo projetista.

Pode por vezes ser a mesma pessoa a realizar ambos. Tal como pode em algumas situações ser o proprio projetista a emitir ambos. Isso tudo depende do tipo de parceria que exista.

O mais comum e cada um emitir o seu termo individual pois muitas vezes nem se conhecem.
Obrigado pelo esclarecimento.
Fazem o pedido de viabilidade online? A ficha eletrotécnica é visada pela EDP?
Faço os pedidos de viabilidade através do apoio [email protected] enviado a FE e a planta de Implantação. Abaixo dos 41,4kVA enviam uma carta com a viabilidade de energia. Agora não enviam a FE visada, mas esta carta que enviam também é válida


Ana Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 21 out 2018, 19:56
Localização: Braga
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por Ana Gonçalves »

Moro numa moradia e resolvi comprar um armazém ao lado para transformar noutra moradia.
A minha moradia, só é utilizada esporadicamente exceto agora com a pandemia, por esse motivo só tem 3.45 kva de potência contratada, vi na app da EDP distribuição que a potência certificada também é 3.45 kva, deduzo se a potência contratada é igual a potência certificada já não posso aumentar a potência sem fazer nova certificação, aumento da seção dos cabos, etc.

A minha duvida é a seguinte:

Eu como referi para converter o armazém que adquiri e transforma-lo em moradia vou precisar de eletricidade, no mínimo dos mínimos com a potência da moradia que moro atualmente.
Tenho duas hipóteses ou deixo a instalação da minha moradia atual tal como está e peço um contador para o armazém que quero converter em moradia ou vou busca-la a moradia que vivo que se encontra logo ao lado.
As vantagens no imediato se eu optasse apenas por um único contador era pagar uma única fatura.
As desvantagens seriam o custo de aumento de potência devido a potência contratada neste momento ser igual a certificada.
Em termos de trabalhos elétricos prevejo tanto numa escolha ou noutra o custo idêntico, porque as distãncias em cabo aéreo são as mesmas.
Quanto a instalação do quadro para a frente na nova moradia será feita por um eletricista.
A única duvida seria optar por um contador para as duas moradias ou um contador para cada moradia.
No primeiro caso teria de pedir um novo ramal e no segundo uma instalação completa.
Deduzindo que um novo ramal fica ao custo de uma instalação nova de raiz, os custos devem ser os mesmos em cabo aéreo, por isso a minha duvida na decisão e nas burocracias.
Alguém me ajuda a escolher? No vosso caso o que fariam?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por Mário »

Boas

Ao contactares um técnico de electricidade, ele pode calcular o que será mais viavel, desde o contador e o local a ser instalado com a P100, cabos necessários e a possivel alteração na instalação electica, mas tambem a potencia disponivel no local da parte do fornecedor de energia.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Ana Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 21 out 2018, 19:56
Localização: Braga
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por Ana Gonçalves »

Concordo, mas tudo na vida tem vantagens e desvantagens e eu queria ponderar para saber o que fazer, para depois das obras feitas não me arrepender, uma ideia daqui outra dali é sempre bom ter várias opiniões e pontos de vista.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por Mário »

Se é sobre https://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=13&t=23631

Tens que dar mais detalhes, distancias potencias etc..., e mais importante, o que há de disponivel na rede electrica do fornecedor, e o que a camara autoriza.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por ohmico »

Boas,

tratando-se de moradias independentes deverá ir sempre para a instalação de dois contadores, pois com um único vai ter dificuldade em cobrar energia ao futuro inquilino, uma vez que não pode vender energia.

Ohmico
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por lcmmonteiro »

Se na maioria dos casos 3.45KVA nao serve para uma moradia muito menos ira servir para duas. A nao ser que seja para uso muito baixo.

Nao esquecer o ponto de que e um armazém que irá ser transformado em habitação. Atenção as licenças.

Posteriormente e como ja foi indicado devera obter todas as informações junto de um técnico responsável bem como na EDPD.
NotreDame
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 103
Registado: 06 jan 2020, 10:39
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por NotreDame »

bruno.r.maia Escreveu: 27 abr 2020, 09:33
NotreDame Escreveu: 22 fev 2020, 00:00
lcmmonteiro Escreveu: 21 fev 2020, 08:06 O termo de responsabilidade de execução e emitido por quem executa a instalação.

A ficha electrotécnica se existe projeto e emitida pelo projetista.

O termo de responsabilidade do projeto e emitido pelo projetista.

Pode por vezes ser a mesma pessoa a realizar ambos. Tal como pode em algumas situações ser o proprio projetista a emitir ambos. Isso tudo depende do tipo de parceria que exista.

O mais comum e cada um emitir o seu termo individual pois muitas vezes nem se conhecem.
Obrigado pelo esclarecimento.
Fazem o pedido de viabilidade online? A ficha eletrotécnica é visada pela EDP?
Faço os pedidos de viabilidade através do apoio [email protected] enviado a FE e a planta de Implantação. Abaixo dos 41,4kVA enviam uma carta com a viabilidade de energia. Agora não enviam a FE visada, mas esta carta que enviam também é válida
Costumam ser rápidos?
bruno.r.maia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 13 mar 2013, 11:44
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por bruno.r.maia »

Costumam responder no máximo sem 2 a 3 semanas
luixmod
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 18 jul 2020, 21:24
Localização: Aveiro

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por luixmod »

boas, sou novo aqui no fórum e comecei uma habitação há algum tempo e tenho algumas duvidas, uma delas a cerca da certificação ou inspecção.
consultei o site https://inspecoeseletricas.pt/faq e o FAQ apresenta a seguinte afirmação:
A inspecção eléctrica é apenas obrigatória para instalações de potencia superior a 10,35kVA.
isto quer dizer que tudo o que for igual ou abaixo deste valor não há inspecção?
se não há inspecção quem se responsabiliza pela instalação? como se processe para depois ligar a casa a rede? ninguém faz uma medição das terras?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por lcmmonteiro »

luixmod Escreveu: 18 jul 2020, 21:31 boas, sou novo aqui no fórum e comecei uma habitação há algum tempo e tenho algumas duvidas, uma delas a cerca da certificação ou inspecção.
consultei o site https://inspecoeseletricas.pt/faq e o FAQ apresenta a seguinte afirmação:
A inspecção eléctrica é apenas obrigatória para instalações de potencia superior a 10,35kVA.
isto quer dizer que tudo o que for igual ou abaixo deste valor não há inspecção?
se não há inspecção quem se responsabiliza pela instalação? como se processe para depois ligar a casa a rede? ninguém faz uma medição das terras?

O projeto é obrigatório para potências superiores a 10.35KVA.

A inspeção acima de 6.9KVA.

A responsabilidade nada tem a ver com a inspecção mas sim por quem a executa.

A inspecção serve para garantir o cumprimento das regras técnicas.

Aquando da inspecção existem testes de verificação de equipamentos e terras. No entanto e independentemente de haver ou não inspecção estas garantias Teem que obrigatoriamente serem cumpridas pelo técnico responsável pela execução da instalação eletrica.

O processo de ligação à rede deve ser realizado o quanto antes pois a inspecção caso exista só será realizada com a ligação à rede. Se não existir fornecimento de energia não há forma de realizar a inspecção.

Por norma a maioria dos técnicos já sabe como proceder aos pedidos de ligação execução da instalação e posterior inspecção.

Cada passo deve ser dado consoante o tipo de obra e evolução da mesma.

Primeiramente é solicitado o pedido de viabilidade da ligação à rede.
Execução da primeira parte da obra caso não exista ponto de ligação (portinhola caixa de contagem e quadro de entrada).
Ligação à rede.
Execução da restante obra.
Realização de testes e verificação da conformidade da obra.
Pedido de inspeção a ser entregue ao ORD.
luixmod
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 18 jul 2020, 21:24
Localização: Aveiro

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por luixmod »

Viu o link do site que lhe mandei? Pelo que entendi eles agora é que fazem as inspeções electricas, porque é que dizem no site que não é necessário fazer inspeção em residências até 10,35kVA? É um erro?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por lcmmonteiro »

Consulte o sriesp. Estas normas partem da dgeg

As instalações elétricas do tipo C estão sujeitas a inspeção inicial, exceto as instalações de habitação com potência igual ou inferior a 6,90 kVA.
Ainda assim, a entidade exploradora pode solicitar uma inspeção, se assim o entender.

Exemplos:
Habitação com 6,9 kVA: Não carece de inspeção
Habitação com 10,35 kVA: Sujeita a inspeção (a partir de 20/08/2018)
Habitação com 13,8 kVA: Sujeita a inspeção
Loja (qualquer potência): Sujeita a inspeção
Restaurante (qualquer potência): Sujeita a inspeção
Oficina (qualquer potência): Sujeita a inspeção
luixmod
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 18 jul 2020, 21:24
Localização: Aveiro

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por luixmod »

ok, muito obrigado pelo esclarecimento.

Tenho mais umas duvidas se me poder esclarecer, nas casas de banho tenho visto a malta a meter os fios terra para as janelas e estruturas metálicas, mas deixam o cabo à mostra a sair da parede, isto fica feio. é necessário deixar o cabo assim? não será possível esconder o cabo?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Inspeções elétricas

Mensagem por lcmmonteiro »

Apesar de as regras técnicas indicarem que as ligações equipotenciais devem ser asseguradas pessoalmente não vejo muitas obras a garantirem este ponto.

Em banheiras sim tenho visto muitas estruturas a serem ligadas à terra.

Mas respondendo à sua questão sim é possível em alguns casos o fio terra ficar escondido dentro da própria estrutura. Mas para tal seria necessário que tivesse o eletricista presente quando os instaladores das janelas às instalam. Caso contrário terá que ser feita a ligação à posterior.
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”