Regras técnicas

Responder
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Regras técnicas

Mensagem por RicardoENTA »

Boas,

Qual é a altura minima a instalar para o caso das tomadas, interruptores, botoeiras para o caso de uma Indústria?

Para o caso das habitações acho que as tomadas têm que ser instaladas a uma altura minima de 30 cm desde o chão, correto? eu estive a procurar isto na regras técnicas, mas nao encontro nada. Sabem dizer que ponto está?

Para a industria, e em caso de BT, as regras técnicas são aplicáveis ou existem regras proprias para a industria?


Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Regras técnicas

Mensagem por edeluz »

Se for parte de máquinas tens o dossie maquinas ou regras máquinas (agora não me estou a lembrar do nome, sorry). Mas a questão se na industria também se aplica as RTIEBT também me interessa. Acho que sim, pois é uma instalação de baixa tensão (até 1000VAC).
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Regras técnicas

Mensagem por ENERGY »

RicardoENTA Escreveu: 07 dez 2018, 19:41 Boas,

Qual é a altura minima a instalar para o caso das tomadas, interruptores, botoeiras para o caso de uma Indústria?

Para o caso das habitações acho que as tomadas têm que ser instaladas a uma altura minima de 30 cm desde o chão, correto? eu estive a procurar isto na regras técnicas, mas nao encontro nada. Sabem dizer que ponto está?

Para a industria, e em caso de BT, as regras técnicas são aplicáveis ou existem regras proprias para a industria?
Boas
Penso já haver por aqui no fórum um tópico que refere todas as alturas de tomadas, interruptores etc.
As tomadas por norma são colocadas a 30 cm do pavimento, os interruptores a 1.10cm do pavimento, se for em creches etc, as tomadas nas zonas de acesso a crianças e interruptores são a 1.60cm do pavimento, nos escritórios ou vestuários dessas creches etc, podem ficar a 30cm do pavimento.
Quando não está regulamentado, aplica-se a regra da boa arte.
Nas instalações industriais aplica-se o mesmo, ou seja nos escritórios as tomadas estão a 30cm do pavimento ou em caixas no próprio pavimento, e nas zonas de circulação de maquinas, bancadas as tomadas acessíveis por regra estão sempre acima de 120cm do pavimento.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”