Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

alho
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 nov 2011, 14:19

Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por alho »

Boa tarde,

Desde já o meu obrigado pelo tempo dispensado, ao consultar as RTIEBT, nomeadamente a 801.5.6.2, surgiu-me uma dúvida pois a mesma refere que "Todos os circuitos devem ser dotados de condutor de protecção,..." a minha dúvida é mesmo o circuito de uma ligação de lâmpada simples? Pois os casquilhos por norma não tem onde ligar o fio de terra.

A situação é mesmo essa colocar um fio de terra mesmo não sendo possível ligar?

Atentamente,

Emanuel Soares


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por joao-pt »

Sim, o condutor de protecção deve estar em todos os circuitos, sejam eles de tomadas ou de iluminação.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por luisilva78 »

Na minha opinião, se está lá escrito todos, quer dizer todos. Se dissesse "todos, excepto os circuitos de iluminação que alimentam apenas uma lâmpada", essa situação já dispensava a utilização de condutor de protecção.
alho
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 nov 2011, 14:19

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por alho »

Obrigado pela rapidez na resposta, mas para que servirá o condutor de protecção se não existir contactos de terra, nomeadamente nos casquilhos das lâmpadas? Isola-se o fio de terra e deixa-se "pendurado"? Se assim for torna-se um tanto ou quanto incongruente.

Atentamente,

Emanuel Soares
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por ENERGY »

alho Escreveu: 21 set 2017, 20:01 Obrigado pela rapidez na resposta, mas para que servirá o condutor de protecção se não existir contactos de terra, nomeadamente nos casquilhos das lâmpadas? Isola-se o fio de terra e deixa-se "pendurado"? Se assim for torna-se um tanto ou quanto incongruente.

Atentamente,

Emanuel Soares
Boas
O problema é que hoje é apenas um casquilho com lâmpada, mas amanhã poderá ser outro qualquer tipo de iluminação que não da classe II e logo vai precisar de ligação de terra, e depois o cliente não sabe, e não vai chamar o eletricista para passar uns metros de fio de terra.
Dai a obrigatoriedade de todos os circuitos terem de ter condutor de terra.
Cpts.
Energy
alho
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 nov 2011, 14:19

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por alho »

Esclarecidissimo :)

Muito obrigado pelo tempo dispensado.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por nelmindo »

alho Escreveu: 21 set 2017, 20:01 Obrigado pela rapidez na resposta, mas para que servirá o condutor de protecção se não existir contactos de terra, nomeadamente nos casquilhos das lâmpadas? Isola-se o fio de terra e deixa-se "pendurado"? Se assim for torna-se um tanto ou quanto incongruente.

Atentamente,

Emanuel Soares
Os equipamentos de classe II, por definição não precisam de terra. Há armaduras que são do tipo classe II, segundo o fabricante. Se tentar ligar o condutor a alguma parte metálica que por lá encontre internamente, estará a adulterar a classificação do fabricante.

No entanto, a quando da estudo/projeto/electrificação das instalação, por vezes é impossível saber qual o equipamento final que irá existir na extremidade da instalação, logo instala-se sempre condutor de terra, independentemente de o usar ou não depois nas ligações!
Exemplo do espelho com iluminação dos wcs, junto ao lavatório.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por edeluz »

Bom dia a todos,

Uma questão sobre condutores, mas fora do âmbito do tópico....

No caso de ter que fazer uma puxada de uma ficha trifásica, mas dispondo apenas de um condutor com 4 fios (preto, castanho, cinzento e terra). As ligações que fiz foram: ligar todas as fases, nas cores correspondentes, e a terra no neutro do condutor inicial. Procedi bem? Devo colocar alguma marcação no cabo? Se sim, qual?

O resultado final foi que fiquei com uma "puxada" trifásica sem terra! Só por isto já não está correcto o trabalho, certo?

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por ENERGY »

edeluz Escreveu: 22 set 2017, 12:32 Bom dia a todos,

Uma questão sobre condutores, mas fora do âmbito do tópico....

No caso de ter que fazer uma puxada de uma ficha trifásica, mas dispondo apenas de um condutor com 4 fios (preto, castanho, cinzento e terra). As ligações que fiz foram: ligar todas as fases, nas cores correspondentes, e a terra no neutro do condutor inicial. Procedi bem? Devo colocar alguma marcação no cabo? Se sim, qual?

O resultado final foi que fiquei com uma "puxada" trifásica sem terra! Só por isto já não está correcto o trabalho, certo?

Obrigado
Boas
Na verdade a puxada que fez tem terra, se o condutor inicial estiver ligado a terra, agora não está regulamentar porque nessa puxada ligou o condutor azul no verde amarelo já existente.
Cpts.
Energy
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por edeluz »

Sim! Mas nesse caso ficaria com uma puxada sem neutro. E isso não me interessava.
Mas o que fiz é um erro muito grave? Pode ser feito?
SilviaLopes
Curioso
Curioso
Mensagens: 45
Registado: 03 set 2016, 10:48
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por SilviaLopes »

edeluz Escreveu: 23 set 2017, 02:00 "(..)As ligações que fiz foram: ligar todas as fases, nas cores correspondentes, e a terra no neutro do condutor inicial.(..)"
Enfitar o cabo para a cor correspondente do neutro. (azul) Atenção ao tipo de utilização da tomada e à instalação a montante.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por edeluz »

ENERGY Escreveu: 22 set 2017, 19:59 Boas
Na verdade a puxada que fez tem terra, se o condutor inicial estiver ligado a terra, agora não está regulamentar porque nessa puxada ligou o condutor azul no verde amarelo já existente.
Relendo esta mensagem decidi esmiuçar a mesma. No condutor de 4 fios que liguei na ficha trifásica, a terra que tenho é uma terra de serviço. É a essa terra que te referes?
.... se o condutor inicial estiver ligado a terra
Sim, o condutor inicial tenho os dois tipos de terra mais as três fases. Sendo assim no final estou apenas a utilizar a terra de serviço, perdendo a terra de protecção. Estou a pensar bem?

Obrigado
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por edeluz »

SilviaLopes Escreveu: 29 nov 2017, 16:52 Enfitar o cabo para a cor correspondente do neutro. (azul) Atenção ao tipo de utilização da tomada e à instalação a montante.
Devo enfitar o cabo nas suas extremidades? Com fita isoladora azul!?
SilviaLopes
Curioso
Curioso
Mensagens: 45
Registado: 03 set 2016, 10:48
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por SilviaLopes »

edeluz Escreveu: 30 nov 2017, 09:38
SilviaLopes Escreveu: 29 nov 2017, 16:52 Enfitar o cabo para a cor correspondente do neutro. (azul) Atenção ao tipo de utilização da tomada e à instalação a montante.
Devo enfitar o cabo nas suas extremidades? Com fita isoladora azul!?
Se a terra do cabo foi ligado ao neutro da disjuntor sim.

Pelo que percebi o cabo é um 4GQQCoisa? Logo 3 fases mais terra, no entanto a terra foi ligado ao neutro da protecção correto? Logo deverá ter a cor do neutro.

Se está com dúvidas coloque 5G, terra + neutro e resolve (atenção se a tomada trifásica tem terra ou não, penso que existem sem terra)
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Dúvida nas RTIEBT (801.5.6.2)

Mensagem por LVirtual »

e agora pergunto eu, essa tomada é para alimentar o que?

os motores trifasicos nao costumam precisar de neutro na maioria das vezes.
se for apenas para ter uma tomada trifasica para alimentar um aparelho qualquer é bom que tenha terra mais neutro.

e sim ha tomadas trifasicas de 3 polos + 1, agora é uma questao de escolha do que se liga no polo extra.
mas o fio que se ligar no polo extra deve mesmo ter a cor do fio que saiu do quadro.
senao me engano ha qualquer coisa escrita acerca disso nos regulamentos das instalaçoes electricas.

comprar por comprar cabo para fazer uma extensao trifasica que se compre o que tiver as cores adequadas ao que queremos fazer com a tomada.

pode-se sempre "assapateirar" as nossas extensoes caseiras, mas isso é para aqueles que gostam de se titularem "electropedreiros" ou amantes da bricolage do aki.
se queremos ser Electricistas Doutores Engenheiros, pelo menos temos que fazer as coisas de acordo com as regras dos doutorandos, ou apenas licenciados... pois...
;)

elder para que queres tu a tomada trifasica? ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”