Produção de Energia - Geradores a G.N.

Responder
brunorfaustino
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 04 fev 2015, 19:08
Localização: Leiria
Contacto:

Produção de Energia - Geradores a G.N.

Mensagem por brunorfaustino »

Bom dia,

Durante um estudo dentro da organização onde trabalho, surgiram-nos várias dúvidas para as quais ainda não obtivemos resposta na área da produção de energia eléctrica e da respectiva legislação.

De modo a contextualizar melhor o problema/questão, a nossa organização constrói Unidades Autónomas de Gás Natural Liquefeito (UAGNL), permitindo a cidades ou industrias privadas ter gás natural, na ausência de gasoduto nas proximidades. Este ano, construímos na cidade de Sevilha, numa indústria tomateira, uma UAGNL em que o gás natural é consumido numa caldeira para produção de vapor e também para produção de energia elétrica através de geradores alugados. Ou seja, face ao pico de energia durante a campanha do tomate, foram instalados geradores temporários para produção de energia elétrica para autoconsumo durante 3 meses por ano. Pode ser consultado o seguinte website http://www.aggreko.es/productos-y-servi ... eno-a-gas/ onde é possível visualizar um exemplo da solução que estava instalada.

As duvidas são as seguintes:
É possível ter um gerador a gás natural a produzir energia para os picos de consumo de uma unidade fabril?
No caso de uma obra ou uma outra instalação temporária qualquer é possível ter um gerador a gás natural móvel/alugado para garantir a energia eléctrica necessária?
Que legislação regula este tipo de actividade em Portugal?


Desde já agradeço a vossa atenção.
Votos de um feliz 2017

Cumprimentos,
Bruno Faustino


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Produção de Energia - Geradores a G.N.

Mensagem por Mário »

Boas

Portaria nº 568/2000 de 07-08-2000
ANEXO - REGULAMENTO DE SEGURANÇA DAS INSTALAÇÕES DE ARMAZENAGEM DE GÁS NATURAL LIQUEFEITO EM RESERVATÓRIOS CRIOGÉNICOS SOB PRESSÃO - UNIDADES AUTÓNOMAS DE GNL.
CAPÍTULO II - Projecto, construção e exploração das UAGNL

Vai lendo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Produção de Energia - Geradores a G.N.

Mensagem por migjac »

Vou dar o meu contributo e o meu ponto de vista:

É possível ter um gerador a gás natural a produzir energia para os picos de consumo de uma unidade fabril?
Sim. Pode instalar um motor a GN que poderá funcionar como cogeração.

No caso de uma obra ou uma outra instalação temporária qualquer é possível ter um gerador a gás natural móvel/alugado para garantir a energia eléctrica necessária?
Carece de licenciamento. Apesar dos geradores alugados serem instalados em qualquer parte temporariamente, penso que deveriam ser sempre licenciados.

Que legislação regula este tipo de actividade em Portugal?

Consegue ver aqui:
http://www.edpsu.pt/pt/PRE/Pages/PRE.aspx
macpat
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 01 dez 2015, 22:02
Localização: Moita
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Produção de Energia - Geradores a G.N.

Mensagem por macpat »

Não sei se a empresa que vou indicar é vossa concorrente mas a AtlasCopco tem soluções de geradores alimentados a GN para uso temporário.
Onde estudo estiveram lá a mostrar vários tipos de soluções temporárias para produção de energia e uma delas era a GN.
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”