diferentes tensões no interior de Q.E.

Responder
dantas078
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 07 jan 2009, 12:22

diferentes tensões no interior de Q.E.

Mensagem por dantas078 »

Boa tarde,

Estou a construir uma moradia e quero instalar um controlador (neste caso um M221 da Schneider) que pretendo instalar no quadro de entrada para poder "brincar" com qualquer coisa semelhante a um sistema de domótica (nesta fase só prevejo controlar os comandos gerais das persianas e controlar a iluminação exterior (fazer do PLC um relógio e receber sinais de botões de pressão locais), no entanto o PLC tem entradas a 24V (sinal gerado pelo próprio PLC), assim teria que, ou utilizar relés de interface no interior do quadro eléctrico ou passear pela casa com sinal de 24V.

Ora o electricista que está a fazer a instalação alertou-me que pelas RTIEBT não é permitido ter outro nível de tensão no interior do Q.E.

Preciso que alguém me explique se é assim mesmo e como posso contornar esta situação (se for verdade, onde vou colocar o PLC e equipamentos acessórios para o interface dos 24 para os 230V? Em algum sitio vou ter que ter as duas tensões...

Alguém me pode esclarecer?


Cumprimentos,
Dantas078
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: diferentes tensões no interior de Q.E.

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Pode ter as duas tensões no quadro.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: diferentes tensões no interior de Q.E.

Mensagem por ohmico »

Boas,

atenção que todos os condutores usados no interior do quadro têm de ser para a tensão mais elevada existente no quadro.

Ohmico
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: diferentes tensões no interior de Q.E.

Mensagem por ohmico »

ohmico Escreveu:Boas,

atenção que todos os condutores usados no interior do quadro têm de ter isolamento para a tensão mais elevada existente no quadro.

Ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: diferentes tensões no interior de Q.E.

Mensagem por ENERGY »

Boas

Nada melhor do que consultar as RTIEBT, e em caso da duvida persistir, consultar a Certiel, pois a resposta já lhe foi comunicada pelo Instalador, uma vez que os botões de pressão podem trabalhar com cabo UTP etc.
Uma coisa é termos apenas um transformador no Q.E, outra coisa é termos diversos equipamentos que recebem toda a informação dos botões, detetores, etc.
Eu instalaria 2 Q.E lateralmente, sendo que num deles estaria toda a respetiva proteção elétrica, e no outro todo o equipamento de Domótica, entradas e saídas.

dantas078 Escreveu:Boa tarde,

Estou a construir uma moradia e quero instalar um controlador (neste caso um M221 da Schneider) que pretendo instalar no quadro de entrada para poder "brincar" com qualquer coisa semelhante a um sistema de domótica (nesta fase só prevejo controlar os comandos gerais das persianas e controlar a iluminação exterior (fazer do PLC um relógio e receber sinais de botões de pressão locais), no entanto o PLC tem entradas a 24V (sinal gerado pelo próprio PLC), assim teria que, ou utilizar relés de interface no interior do quadro eléctrico ou passear pela casa com sinal de 24V.

Ora o electricista que está a fazer a instalação alertou-me que pelas RTIEBT não é permitido ter outro nível de tensão no interior do Q.E.

Preciso que alguém me explique se é assim mesmo e como posso contornar esta situação (se for verdade, onde vou colocar o PLC e equipamentos acessórios para o interface dos 24 para os 230V? Em algum sitio vou ter que ter as duas tensões...

Alguém me pode esclarecer?
Cpts.
Energy
bruno.r.maia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 13 mar 2013, 11:44
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: diferentes tensões no interior de Q.E.

Mensagem por bruno.r.maia »

Devidamente protegidas os circuitos podes ter várias tensões. Se tiveres azar com o técnico que fará a inspecção pode te implicar se nao tiveres oa condutores de 12 ou 24V entubados para estar separado dos 230/400V. Só me chatearam uma vez, mas se formos mais papistas que o papá podem chatear e nenhum quadro escapa.
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”