cores da média e alta

Responder
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

cores da média e alta

Mensagem por nelmindo »

Bom dia pessoal.
Duvida existencial:
No Decreto n.º 42895 (31 de Março de 1960) -Regulamento de Segurança de Subestações e Postos de Transformação e de Seccionamento, diz no Art. 32.º Cor dos condutores, diz que as cores das fases são EVA.

Depois no Decreto Regulamentar n.º 14/77 (que actualiza o 42895), diz: Art. 32.º § 1.º As cores a empregar para a identificação dos condutores são as que constam de norma própria.

E eu digo, que norma é esta?...


parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: cores da média e alta

Mensagem por parreirajoao »

Não sei qual é a norma a que se refere no DR.

O que eu posso indicar é que hoje em dia os barramentos de uma subestação são identificados como:

L1, L2, L3

ou

0, 4, 8

nelmindo Escreveu:Bom dia pessoal.
Duvida existencial:
No Decreto n.º 42895 (31 de Março de 1960) -Regulamento de Segurança de Subestações e Postos de Transformação e de Seccionamento, diz no Art. 32.º Cor dos condutores, diz que as cores das fases são EVA.

Depois no Decreto Regulamentar n.º 14/77 (que actualiza o 42895), diz: Art. 32.º § 1.º As cores a empregar para a identificação dos condutores são as que constam de norma própria.

E eu digo, que norma é esta?...
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: cores da média e alta

Mensagem por parreirajoao »

No projeto tipo da EDP relativo a subestações AT/MT, os barramentos estão identificados como L1, L2, L3.
Reinaldo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 03 set 2014, 20:33

Re: cores da média e alta

Mensagem por Reinaldo »

Pessoal um bom dia a todos.
Sou novo no fórum, sou Técnico do Sistema Elétrico de Potência trabalho na maior distribuidora de energia elétrica do pais a 20 anos somente na Subtransmissão temos em torno de 218 ETD 26 EBC 19 ETR e varias ETC´s.
As cores das fazes nos Barramentos de Alta tensão (135/88Kv e os de Baixa 20/13.8 Kv) no Brasil inteiro segue uma norma do Sistema nacional de Carga (operador do Sistema nacional de energia) são AZUL ,BRANCA ,VERMELHA.
Todas as concessionárias de energia seguem essa norma.
Essa cores independe da fonte geradora ok.
Espero ter ajudado.
Jose linhares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 out 2016, 21:08

Re: cores da média e alta

Mensagem por Jose linhares »

Boas. Sou um novato aqui no forum e em varias frentes no que diz respeito a instalação de eletricidade na pratica. No entanto com base em algum conhecimento adquirido tenho efetuado trabalhos para uma empresa onde sou colaborador.
Surgio no interior uma discussão que nao levou a nenhum esclarecimento que procuro aqui.
Gostaria de saber se alguem sabe informar, se numa instalação de um quadro eléctrico trifasico as ligações dos disjuntores mono fálico aos bornos de ligação tenho de respeitar as cores ou poderei escolher entre por exp. Preto para a fase e o azul para o neutro. Dado que nos bornos de ligação esta identificado os numeros de ligação dos circuitos.
E aproveito para dar os parabéns a todos que contribuem para este forum que acho incrível os temas quw aqui sao discutidos.
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 105
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Localização: Almada
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: cores da média e alta

Mensagem por alucas »

Cores padrão para as instalações elétricas de média tensão de 1,0kV a 36 kV

- fase A: vermelha;

- fase B: branca;

- fase C: castanho;
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: cores da média e alta

Mensagem por luisilva78 »

alucas Escreveu:Cores padrão para as instalações elétricas de média tensão de 1,0kV a 36 kV

- fase A: vermelha;

- fase B: branca;

- fase C: castanho;
Não foi isso que foi perguntado na reabertura do tópico.

O que se perguntou foi qualquer coisa sobre
Jose linhares Escreveu:disjuntores mono fálico
Eu sobre este assunto não percebo nada, por isso não vou tecer qualquer comentário. :) (raios partam os correctores automáticos!)
Jose linhares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 out 2016, 21:08

Re: cores da média e alta

Mensagem por Jose linhares »

Bom dia.
Acredito que não tenha explicado corretamente.
Montei um quadro eléctrico trifásico onde usei bornes de ligação identificados numericamente. Tanto do int dif ao barramento, como para as restantes alimentaçoes utilizei cabo fio castanho, preto , cinza e azul.
A minha duvida esta na ligação das saidas dos dijuntores ate aos bornes.
Eu normalmente uzo as cores defenicas nas fase, castanho com castanho, preto com preto e por adiante no entanto, como nao tinha fio cinza disponivel no dia da montagem resolvi fazer a ligação de todos os circuito monofasicos da saida do disjuntores ate aos bornes a cor preta e o azul visto os circuitos estarem ja numericamente identificadas. Está correto ou terei de utilizar as cores utilizadas nas ligações anterirores?
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: cores da média e alta

Mensagem por Raminhos »

Boa noite
O ideal será executar a eletrificação com as cores que alimentam os disjuntores, ou seja se a alimentação ao disjuntor estiver a castanho deve-se utilizar o castanho desde o disjuntor até ao borne de saída, tudo isto para uma melhor identificação da fase em questão.
Jose linhares Escreveu:Bom dia.
Acredito que não tenha explicado corretamente.
Montei um quadro eléctrico trifásico onde usei bornes de ligação identificados numericamente. Tanto do int dif ao barramento, como para as restantes alimentaçoes utilizei cabo fio castanho, preto , cinza e azul.
A minha duvida esta na ligação das saidas dos dijuntores ate aos bornes.
Eu normalmente uzo as cores defenicas nas fase, castanho com castanho, preto com preto e por adiante no entanto, como nao tinha fio cinza disponivel no dia da montagem resolvi fazer a ligação de todos os circuito monofasicos da saida do disjuntores ate aos bornes a cor preta e o azul visto os circuitos estarem ja numericamente identificadas. Está correto ou terei de utilizar as cores utilizadas nas ligações anterirores?
Avatar do Utilizador
muras
Curioso
Curioso
Mensagens: 36
Registado: 05 nov 2008, 00:15
Localização: Porto
Enviou: 8 vezes

Re: cores da média e alta

Mensagem por muras »

alucas Escreveu: 14 out 2016, 23:55 Cores padrão para as instalações elétricas de média tensão de 1,0kV a 36 kV

- fase A: vermelha;

- fase B: branca;

- fase C: castanho;
Viva!
Seria possivel indicar a legislação \ documento onde é especifica esta indicação?

Obrigado
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”