Relatório Ordem Engenheiros

Responder
jcmrodrigues
Curioso
Curioso
Mensagens: 55
Registado: 09 jan 2008, 08:48
Localização: Pombal

Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por jcmrodrigues »

Olá pessoal,

Estou inscrito na OE e a frequentar estágio curricular. Estou já há dois anos e preciso de elaborar um relatório de final de estágio.

Alguém me pode dar orientações/ajuda.

Obrigado


amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por amfys »

Posso dizer que o meu relatório não foi muito complicado de fazer, ao contrário do de muitos colegas que mais parecem uma tese de mestrado/doutoramento.

Uma vez que sou projectista de instalações eléctricas o relatório teve como base os diversos projectos em que estive envolvido.
Basicamente continha:

1. Capa (com identicação do tipo de estágio, nome do estagiário, n.º ordem, colégio da ordem, fata de início e fim do estágio, local e data)
2. Resumo:
Breve introdução sobre o estágio, o tipo de trabalhos desenvolvidos, local onde ocorreu e explicação da estrutura do relatório. (nunca passar 1 folha)
3. Índice
4. Introdução:
Falar um pouco dos projectos desenvolvidos, a empresa onde ocorreu o estágio, etc.
5. Trabalhos Desenvolvidos:
Bastou fazer uma espécie de currículo com todos os projectos em que estive envolvido e detalhar minimamente todos.
6. Projecto Referência:
Agarrei num projecto de referência que achei engraçado e que foi o mais complexo e detalhei mais esse projecto num capítulo próprio e juntei algumas peças desenhadas (atenção que pode ser preciso pedir autorização ao arquitecto, etc).
7. Conclusões:
Conclusões dos trabalhos realizados no estágio e perpectivas de futuro, blablabla.
8. Anexos:
Peças desenhadas do proj. referência, curriculum vitae do estagiário, declaração da(s) entidade(s) onde o estágio ocorreu a confirmar que o estagiário desempenhou funções na(s) empresa(s) durante a duração do estágio.

Coisa simples.
O que custou mais foi começar.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por joaoosvaldo »

Concordo com o que referiu o colega "amfys" e o meu relatório também foi realizado mais ou menos focando os tópicos que o colega referiu.

Não se esqueça de pedir na OE as regras para a elaboração do relatório porque existem algumas regras que tem de respeitar (ex.: existe um número mínimo de páginas que o relatório deve ter, etc.).

P.S.: Já agora "jcmrodrigues" preencha os seus campos de perfil no "Painel de Controlo do Utilizador".
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
jcmrodrigues
Curioso
Curioso
Mensagens: 55
Registado: 09 jan 2008, 08:48
Localização: Pombal

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por jcmrodrigues »

O meu estágio é curricular.

Alguém me pode enviar por mail um relatório?

Agradecia
[email protected]

Obrigado
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por joaoosvaldo »

Faça primeiro o que está referido no vídeo do link seguinte:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=11&t=13249

Depois posso enviar o meu relatório mas chamo já a atenção que o relatório de estágio é pessoal cada um terá de expor o que fez durante o estágio, mas de qualquer forma serve de orientação.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
silvio1921
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 23 dez 2015, 21:44

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por silvio1921 »

Boas pessoal,
Estou inscrito na OE e estou na fase final do meu estagio formal.
Alguém me consegue facultar um relatório para que eu possa ter uma ideia como escrever?
Obrigado,
[email protected]
PIRESILD
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 14 abr 2016, 18:01
Localização: vila real

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por PIRESILD »

Boa tarde
Estou inscrito na OE como membro estagiário e em fase final do meu estagio formal, numa empresa de exploração de parques eólicos e centrais hidroelétricas. Neste momento pretendo elaborar o relatório, mas gostaria de ter uma base. Alguém me consegue facultar um relatório para que eu possa ter uma ideia de como o elaborar?

desde ja obrigado
[email protected]
HLC
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 09 jun 2016, 09:42
Localização: Porto

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por HLC »

Bom dia,

Estou inscrito na OE como membro estagiário e em fase final do meu estagio formal, numa empresa de transformadores de potência. Gostaria de ter uma base para a elaboração do meu relatório formal. Será possível alguém me fornecer um relatório para que eu ter uma ideia de como o elaborar?

Desde já agradeço,
[email protected]

Cumprimentos,
Helder
Última edição por HLC em 02 nov 2016, 11:31, editado 1 vez no total.
jtsilvamoura
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 11 jun 2015, 10:59
Localização: Vila Nova de Gaia
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por jtsilvamoura »

jcmrodrigues Escreveu:Olá pessoal,

Estou inscrito na OE e a frequentar estágio curricular. Estou já há dois anos e preciso de elaborar um relatório de final de estágio.

Alguém me pode dar orientações/ajuda.

Obrigado
Viva,

O meu relatório continha os pontos presentes na imagem em anexo.

Grande parte imagens e partes de projectos em que participei até à data da escrita do mesmo.

Abraço,
Anexos
Sem Título.png

Cumprimentos,
JM
fabioqueijo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 17 jun 2016, 10:29

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por fabioqueijo »

boa noite
Estou a realizar o estagio para ingresso na OET alguém me poderia dar uma ajuda, de como devo realizar o relatorio de estagio.

Obrigado
Rathamantys
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 01 ago 2016, 22:07

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por Rathamantys »

Viva, estou a terminar o meu estágio vem agora a parte da elaboração do relatório final. Gostaria de pedir se alguém tem algum relatório modelo para a ordem dos engenheiros região norte...
Se puderem enviar para

[email protected]

Agradecia!


Com os melhores cumprimentos
HLC
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 09 jun 2016, 09:42
Localização: Porto

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por HLC »

HLC Escreveu:Bom dia,

Estou inscrito na OE como membro estagiário e em fase final do meu estagio formal, numa empresa de transformadores de potência. Gostaria de ter uma base para a elaboração do meu relatório formal. Será possível alguém me fornecer um relatório para que eu ter uma ideia de como o elaborar?

Desde já agradeço,
[email protected]

Cumprimentos,
Helder

Bom dia,

Se alguem me puder ajudar com o pedido que fiz anteriormente, ficava agradecido.

Votos de um bom trabalho.

Cumprimentos,

HLC
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por Electroo »

Boas,

Estou a terminar o estágio para acesso à OE no colégio de eletrotecnia.

A minha área de estágio é na de projetos de instalações elétricas, do tipo C.

Gostaria de pedir se alguém tem algum relatório modelo para a ordem dos engenheiros região sul ou nesta área de projetos.

Se puderem enviar para: [email protected]

Desde já agradeço,
Cumprimentos
Última edição por Electroo em 27 jun 2018, 12:57, editado 1 vez no total.
SilviaLopes
Curioso
Curioso
Mensagens: 45
Registado: 03 set 2016, 10:48
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por SilviaLopes »

Boas,

Não fizeram relatórios na escola? hehehe

Basicamente peguem, caso tenham feito, a ficha de planeamento de estágio, não sei se a OE requer no inicio, a OET sim e façam um balanço sobre isso, se cumpriram ou não, o que aprenderam, dificuldades sentidas e como as ultrapassaram etc etc.
Eles não querem "palha", mas sim ver os conhecimentos que se adquiriu e a qualidade de dissertação.

O meu relatório para a OET teve 6 páginas...

Isto é a minha opinião.
Tiagoii
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 17 jun 2019, 23:25
Localização: VN Famalicão
Enviou: 1 vez

Re: Relatório Ordem Engenheiros

Mensagem por Tiagoii »

amfys Escreveu: 05 out 2012, 16:17 Posso dizer que o meu relatório não foi muito complicado de fazer, ao contrário do de muitos colegas que mais parecem uma tese de mestrado/doutoramento.

Uma vez que sou projectista de instalações eléctricas o relatório teve como base os diversos projectos em que estive envolvido.
Basicamente continha:

1. Capa (com identicação do tipo de estágio, nome do estagiário, n.º ordem, colégio da ordem, fata de início e fim do estágio, local e data)
2. Resumo:
Breve introdução sobre o estágio, o tipo de trabalhos desenvolvidos, local onde ocorreu e explicação da estrutura do relatório. (nunca passar 1 folha)
3. Índice
4. Introdução:
Falar um pouco dos projectos desenvolvidos, a empresa onde ocorreu o estágio, etc.
5. Trabalhos Desenvolvidos:
Bastou fazer uma espécie de currículo com todos os projectos em que estive envolvido e detalhar minimamente todos.
6. Projecto Referência:
Agarrei num projecto de referência que achei engraçado e que foi o mais complexo e detalhei mais esse projecto num capítulo próprio e juntei algumas peças desenhadas (atenção que pode ser preciso pedir autorização ao arquitecto, etc).
7. Conclusões:
Conclusões dos trabalhos realizados no estágio e perpectivas de futuro, blablabla.
8. Anexos:
Peças desenhadas do proj. referência, curriculum vitae do estagiário, declaração da(s) entidade(s) onde o estágio ocorreu a confirmar que o estagiário desempenhou funções na(s) empresa(s) durante a duração do estágio.

Coisa simples.
O que custou mais foi começar.
Boa noite, neste momento estou a terminar o período de estágio, e como também estou na área de projectos de instalações elétricas escrevo com o intuito de perceber se poderá partilhar o seu relatório. O que eu pretendo é ter um exemplo como guia, e não copiar. Desde já obrigado. [email protected]
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”