O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Edenilson
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 04 jul 2016, 23:06

O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por Edenilson »

GENTE EU LI UM MONTE DE VEZES JA E VI QUE É UMA DIFERENÇA DE POTENCIAL ENTRE DOIS PONTOS OU SEJA DIFERENÇA DE VOLTAGEM NÉ?

ONDE O POLO POSITIVO TEM POUCOS ELETRONS E POLO NEGATIVO COM EXCESSO DE ELETRONS ,e PARA OS ELETRONS SE MOVIMENTAREM É NECESSÁRIO ESSA ENERGIA ELETRICA, AGORA O QUE EU NAO ENTENDI DISSO É QUE POR QUE GERA ENERGIA ELETRICA SÓ POR QUE UM LADO TEM MAIS ELETRONS E OUTRO TEM FALTANDO??? QUAAL RESPOSTA DISSO????????????????????????????????????????????????????????????????????


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por nelmindo »

Edenilson Escreveu:GENTE EU LI UM MONTE DE VEZES JA E VI QUE É UMA DIFERENÇA DE POTENCIAL ENTRE DOIS PONTOS OU SEJA DIFERENÇA DE VOLTAGEM NÉ?

ONDE O POLO POSITIVO TEM POUCOS ELETRONS E POLO NEGATIVO COM EXCESSO DE ELETRONS ,e PARA OS ELETRONS SE MOVIMENTAREM É NECESSÁRIO ESSA ENERGIA ELETRICA, AGORA O QUE EU NAO ENTENDI DISSO É QUE POR QUE GERA ENERGIA ELETRICA SÓ POR QUE UM LADO TEM MAIS ELETRONS E OUTRO TEM FALTANDO??? QUAAL RESPOSTA DISSO????????????????????????????????????????????????????????????????????
GRITANDO, A GENTE NÃO SE ENTENDE!!!!

Agora retomando a aula... os electrões ficam a faltar num lado (lado negativo) e a ficar em excesso do outro (lado positivo), é pela simples razão de que há alguém por detrás do funcionamento dos geradores a pegar nos electrões entregues no negativo e leva-los para o positivo (isto no sentido convencional...). Isto explicado de uma forma muito simples...
Nas pilhas esse alguém são as reacções químicas, nos dínamos é a energia mecânica entregue no veio, nos painéis solares é a luz solar que incide nas células, nos RTGs ou GTRs (geradores termoeléctricos de radioisótopos) é o calor bombeado de um lado para o outro.
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por Pedro Mihuel »

Boa tarde:

Não escrevas em maiúsculas.

Correcção no que escreves-te mais acima.
"PARA OS ELETRONS SE MOVIMENTAREM É NECESSÁRIO ESSA " Diferença De Potencial.

Vou tentar explicar a DDP da forma que me explicaram.

Se tiveres dois copos com cerveja ligados nos respectivos fundos por uma mangueira. Que acontece se elevares um dos copos? A cerveja vai passar pela mangueira do copo mais alto para o copo que está mais baixo, a gravidade vai tentar nivelar os líquidos. O copo que elevares vai ficando cada vez com menos liquido, correto? Ao elevares o copo estas a aumentar a Diferença De Potencial.

Respondendo á segundo questão:
Como sabes um atomo pode ter varias camadas de eletrões, a ultima camada chama-se camada de valencia e é nesta camada que os eletrões mudam de atomo em atomo . A energia é gerada quando um eletrão se desloca de um atomo para o outro.


Para a corrente eléctrica passar por um condutor tem que haver uma condição, essa condição é a DDP, a tensão eléctrica.

IMPORTANTE: Corrente eléctrica é o movimento ordenado de electrões em um condutor.

Espero ter me explicado bem.
E espero que consigas compreender.
Lemo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 15 set 2016, 16:30
Localização: São Paulo - Brasil

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por Lemo »

A DDP ou diferença de potencial nada mais é do que a movimentação ordenada de elétrons pelo condutor, isso ocorre tanto em CA como em CC.
Suponhamos que coloquemos duas pilhas com os terminais + encostado um ao outro, e dos terminais - da pilha ligamos dois fios a uma lampada, o que acontece ? nada. porque não a movimentação ordenada de elétrons pelo condutor, portanto não a uma diferença de potencial entre os polos - das pilhas.
E existe um aparelho para medir diferença de potencial que nada mais é do que o multímetro ou voltímetro.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por nelmindo »

Lemo Escreveu:A DDP ou diferença de potencial nada mais é do que a movimentação ordenada de elétrons pelo condutor, isso ocorre tanto em CA como em CC.
Suponhamos que coloquemos duas pilhas com os terminais + encostado um ao outro, e dos terminais - da pilha ligamos dois fios a uma lampada, o que acontece ? nada. porque não a movimentação ordenada de elétrons pelo condutor, portanto não a uma diferença de potencial entre os polos - das pilhas.
E existe um aparelho para medir diferença de potencial que nada mais é do que o multímetro ou voltímetro.
"A DDP ou diferença de potencial nada mais é do que a movimentação ordenada de elétrons pelo condutor" : ERRADO
A corrente eléctrica é que é o movimento ordenado dos electrões. A DDP é a diferença entre dois potenciais eléctricos.

"E existe um aparelho para medir diferença de potencial que nada mais é do que o multímetro ou voltímetro." Sim, o voltímetro serve para medir a diferença potencial. O multímetro pode não medir diferenças de potencial, se não tiver a função de voltímetro. Um do tipo RLC, só mede resistências eléctricas, indutâncias e capacidades. Não mede tensões eléctricas e não deixa de ser um multímetro!
Já agora, um termo-higrómetro é também um multímetro...
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por luisilva78 »

nelmindo Escreveu:
Lemo Escreveu:A DDP ou diferença de potencial nada mais é do que a movimentação ordenada de elétrons pelo condutor, isso ocorre tanto em CA como em CC.
Suponhamos que coloquemos duas pilhas com os terminais + encostado um ao outro, e dos terminais - da pilha ligamos dois fios a uma lampada, o que acontece ? nada. porque não a movimentação ordenada de elétrons pelo condutor, portanto não a uma diferença de potencial entre os polos - das pilhas.
E existe um aparelho para medir diferença de potencial que nada mais é do que o multímetro ou voltímetro.
"A DDP ou diferença de potencial nada mais é do que a movimentação ordenada de elétrons pelo condutor" : ERRADO
A corrente eléctrica é que é o movimento ordenado dos electrões. A DDP é a diferença entre dois potenciais eléctricos.

"E existe um aparelho para medir diferença de potencial que nada mais é do que o multímetro ou voltímetro." Sim, o voltímetro serve para medir a diferença potencial. O multímetro pode não medir diferenças de potencial, se não tiver a função de voltímetro. Um do tipo RLC, só mede resistências eléctricas, indutâncias e capacidades. Não mede tensões eléctricas e não deixa de ser um multímetro!
Já agora, um termo-higrómetro é também um multímetro...
Pensei exactamente no mesmo. Não sei como é que um profissional do ramo pode ter conceitos tão básicos tão mal interiorizados.
Lemo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 15 set 2016, 16:30
Localização: São Paulo - Brasil

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por Lemo »

Pessoal me desculpem, estou no Brasil, e aqui nós entendemos que quando o circuito está fechado sob carga, naturalmente vai existir uma corrente elétrica, ai sim haverá fluxo de elétrons, se não houver diferença de tensão entre dois pontos ,não temos DDP, estou sempre a aprender nunca saberei tudo, não vou mais opinar, um abraços a todos.
Última edição por Lemo em 17 set 2016, 00:04, editado 1 vez no total.
Lemo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 15 set 2016, 16:30
Localização: São Paulo - Brasil

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por Lemo »

E todos os Multímetros do Brasil tem Escalas em CA ou CC, aqui é padrão. De 0 a 1.000v
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por Mário »

Boas
Lemo Escreveu:E todos os Multímetros do Brasil tem Escalas em CA ou CC, aqui é padrão. De 0 a 1.000v
Multímetro quer dizer que é para diversas medidas, voltes, amperes, ohms, etc.... Sempre que um aparelho de medida serve para medir mais que uma grandeza eléctrica, é um multímetro.
Ex: medir; indutância, capacímetro, é um multímetro.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por luisilva78 »

Lemo Escreveu:Pessoal me desculpem, estou no Brasil, e aqui nós entendemos que quando o circuito está fechado sob carga, naturalmente vai existir uma corrente elétrica, ai sim haverá fluxo de elétrons, se não houver diferença de tensão entre dois pontos ,não temos DDP, estou sempre a aprender nunca saberei tudo, não vou mais opinar, um abraços a todos.
Imagino que as leis da física no Brasil sejam iguais às do resto do planeta (arriscaria mesmo a dizer às de todo o universo), por isso, essa justificação não é válida. O que foi dito pelo nelmindo, foi que a DDP não é o movimento de electrões, mas sim o que provoca o movimento desses electrões (DDP é a causa e não o efeito). Por isso, não é necessário o circuito estar fechado para haver DDP (uma pilha, por exemplo de 1,5V, tem esta tensão, DDP, mesmo com o circuito aberto).
Já agora, só mais umas correcções:
- DDP (ou tensão) mede-se em Volt (V);
- Corrente mede-se em Ampere (A);
- Estas duas unidades (assim como Watt, Coloumb, Weber, Henry, Farad, etc.) são unidades que foram nomeadas em homenagem a personalidades ilustres da ciência que permitiram com os seus estudos o desenvolvimento do conhecimento (neste caso na área do electromagnetismo/electrotecnia), sendo assim, a letra que representa essa unidade é escrita em letra maiúscula (escreve-se 230V e não 230v);
Lemo Escreveu:E todos os Multímetros do Brasil tem Escalas em CA ou CC, aqui é padrão. De 0 a 1.000v
Conforme disse o nelmindo isto está errado. Um multímetro, é um aparelho de medida que reúne no mesmo equipamento várias funcionalidades (ou se quiser vários aparelhos de medida). Como no exemplo que ele deu, é comum encontrar aparelhos que medem temperatura e humidade do ar. Como são aparelhos que medem simultaneamente duas grandezas também são multímetros. Duvido muito que estes aparelhos no Brasil tenham escala de 0 a 1000V, uma vez que não servem para medir tensão!
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Colega luisilva78, foi dito por si que o aparelho de leitura passa a ser multimetro quando acumula a possibilidade de leitura de mais do que uma grandeza; até aqui tudo bem, nada a dizer. O problema é quando escreve no último parágrafo que pelo facto de os aparelhos de leitura de temperatura e humidade são multimetros por lerem duas grandezas em SIMULTANEO. Eu nunca vi um múltimetro a ler Volts e Ampères ou Ampères e Faradays ou outras grandezas , em simultaneo. Medem, sim, uma de cada vez...
Cps
A. Castro
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por nelmindo »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Colega luisilva78, foi dito por si que o aparelho de leitura passa a ser multimetro quando acumula a possibilidade de leitura de mais do que uma grandeza; até aqui tudo bem, nada a dizer. O problema é quando escreve no último parágrafo que pelo facto de os aparelhos de leitura de temperatura e humidade são multimetros por lerem duas grandezas em SIMULTANEO. Eu nunca vi um múltimetro a ler Volts e Ampères ou Ampères e Faradays ou outras grandezas , em simultaneo. Medem, sim, uma de cada vez...
Cps
A. Castro
Então é porque nunca viu um wattímetro digital moderno...
Consegue de uma só patada, apresentar tensão, corrente, cos phi e ainda às vezes apresentar energia...

Um exemplo:
http://pt.farnell.com/metrix/px110/watt ... dp/4110134

Mas vamos tentar não discutir pormenores.
Acho que todos são unânimes em dizer que um multímetro é um aparelho que acumula mais do que um aparelho de medida.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Era um desses multimetros - watimetro digital - que precisava de ter na minha mala de ferramenta!...

Cps
A. Castro
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por Mário »

Boas "A. Castro"
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Era um desses multimetros - watimetro digital - que precisava de ter na minha mala de ferramenta!...
Cps
A. Castro
Este é querias Fluke 3000 FC.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: O QUE É DDP? N TO ENTENDENDO

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Esse é mais de estar numa bancada de trabalho, na nossa oficina de garagem do que numa mala de ferramentas que anda constantemente em obras onde existe grande confusão.... uma coisa dessas pode-se tornar apetecível aos olhos de terceiros, ou levar com um barrote em cima... situações nada agradáveis para quem compra um desses.
Cps
A. Castro
Responder

Voltar para “Conceitos”