Principio da sobrecarga em motores de indução.

Responder
clovissbn
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 28 mai 2017, 13:27

Principio da sobrecarga em motores de indução.

Mensagem por clovissbn »

Bom dia pessoal,

Sou novo aqui no fórum e desde já peço desculpa se o tópico está sendo repetitivo, mas procurei um assunto parecido e não encontrei.

Minha duvida é: Por que quando um motor trava( Seja por rolamento danificado ou peso na ponta do eixo) sua corrente aumenta, causando sobrecarga? Qual o fenômeno que faz com que isso aconteça? Depois de uma experiencia que tive em casa me surgiu outra duvida relacionada, foi quando a bateria da minha parafusadeira de 9.6V morreu e eu liguei a parafusadeira direto no carregador, quando eu liguei ela ficou sem força, precisava que eu desse um impulso pra que ela começasse a girar, mas mesmo assim não tinha força pra parafusar( ela parava), ai eu percebi que era porque a fonte(carregador) era de 0,5A( corrente era baixa), então veio a outra duvida: Se em um motor a corrente aumenta para que ele quebre a inercia( quanto mais peso no motor, maior a corrente), por que a minha parafusadeira não rodou? Ao meu ver a parafusadeira iria puxar os 2 ou 3 amperes da rede mesmo que a fonte queimasse.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Principio da sobrecarga em motores de indução.

Mensagem por Mário »

Boas

1° Faz a apresentação

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
clovissbn
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 28 mai 2017, 13:27

Re: Principio da sobrecarga em motores de indução.

Mensagem por clovissbn »

Obrigado,

Bom, eu já fiz alguns cursos profissionalizantes na área de mecânica e eletricidade, curso técnico em mecatrônica e atualmente tô fazendo tecnologo em mecatrônica industrial no IFCE, ainda estou no segundo semestre, trabalho na área elétrica há três anos. Espero aprender bastante com a galera aqui do fórum e compartilhar um pouco do meu conhecimento com todos.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Principio da sobrecarga em motores de indução.

Mensagem por Mário »

Boas
clovissbn Escreveu: 28 mai 2017, 13:58 Bom dia pessoal,

Sou novo aqui no fórum e desde já peço desculpa se o tópico está sendo repetitivo, mas procurei um assunto parecido e não encontrei.

Minha duvida é: Por que quando um motor trava( Seja por rolamento danificado ou peso na ponta do eixo) sua corrente aumenta, causando sobrecarga? Qual o fenômeno que faz com que isso aconteça? Depois de uma experiencia que tive em casa me surgiu outra duvida relacionada, foi quando a bateria da minha parafusadeira de 9.6V morreu e eu liguei a parafusadeira direto no carregador, quando eu liguei ela ficou sem força, precisava que eu desse um impulso pra que ela começasse a girar, mas mesmo assim não tinha força pra parafusar( ela parava), ai eu percebi que era porque a fonte(carregador) era de 0,5A( corrente era baixa), então veio a outra duvida: Se em um motor a corrente aumenta para que ele quebre a inercia( quanto mais peso no motor, maior a corrente), por que a minha parafusadeira não rodou? Ao meu ver a parafusadeira iria puxar os 2 ou 3 amperes da rede mesmo que a fonte queimasse.
Vou tentar explicar de uma simples maneira.

Pensa que a tua força muscular é a corrente.

Se tu carregares um saco com 30kg andas com ele (tens força), se for 5 ou 6 vezes mais, vai acontecer que não andas.

Se tinhas a bateria sem carga (na parafusadora), e ligaste à fonte de 0,5Amp (que é só para repor a carga na bateria), não tem "força" para a parafusadora (que "gasta mais").

Se tiveres um carregador que dê 20Amp.,a parafusadora vai funcionar sem problema (já tem força).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
clovissbn
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 28 mai 2017, 13:27

Re: Principio da sobrecarga em motores de indução.

Mensagem por clovissbn »

Mas no caso do motor de indução? Quando um motor de indução não tem "força"(corrente) suficiente para puxar a carga ele vai puxar corrente da rede até conseguir puxar a carga, mesmo que no final a corrente seja tão alta que ele queime. No caso da parafusadeira não seria o mesmo? Ela não devia puxar corrente da rede até ter força para apertar o parafuso e a fonte(carregador) por ter uma potencia fixa,queimar?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Principio da sobrecarga em motores de indução.

Mensagem por Mário »

Boas
clovissbn Escreveu: 09 jun 2017, 00:06 Mas no caso do motor de indução? Quando um motor de indução não tem "força"(corrente) suficiente para puxar a carga ele vai puxar corrente da rede até conseguir puxar a carga, mesmo que no final a corrente seja tão alta que ele queime. No caso da parafusadeira não seria o mesmo? Ela não devia puxar corrente da rede até ter força para apertar o parafuso e a fonte(carregador) por ter uma potencia fixa,queimar?
Se a tua rede não tem "força" a parafusadeira também não.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Principio da sobrecarga em motores de indução.

Mensagem por luisilva78 »

clovissbn Escreveu: 28 mai 2017, 13:58 Bom dia pessoal,

Sou novo aqui no fórum e desde já peço desculpa se o tópico está sendo repetitivo, mas procurei um assunto parecido e não encontrei.

Minha duvida é: Por que quando um motor trava( Seja por rolamento danificado ou peso na ponta do eixo) sua corrente aumenta, causando sobrecarga? Qual o fenômeno que faz com que isso aconteça? Depois de uma experiencia que tive em casa me surgiu outra duvida relacionada, foi quando a bateria da minha parafusadeira de 9.6V morreu e eu liguei a parafusadeira direto no carregador, quando eu liguei ela ficou sem força, precisava que eu desse um impulso pra que ela começasse a girar, mas mesmo assim não tinha força pra parafusar( ela parava), ai eu percebi que era porque a fonte(carregador) era de 0,5A( corrente era baixa), então veio a outra duvida: Se em um motor a corrente aumenta para que ele quebre a inercia( quanto mais peso no motor, maior a corrente), por que a minha parafusadeira não rodou? Ao meu ver a parafusadeira iria puxar os 2 ou 3 amperes da rede mesmo que a fonte queimasse.
O que está mal é esta última parte:
clovissbn Escreveu: 28 mai 2017, 13:58 (...) Ao meu ver a parafusadeira iria puxar os 2 ou 3 amperes da rede mesmo que a fonte queimasse.
Se a fonte não consegue fornecer energia suficiente, o motor não roda. Possivelmente a fonte fisicamente até consegue fornecer mais corrente que a que está assinalada na chapa de características, no entanto, dependendo dos materiais e da forma como está construído, a corrente nunca deverá aumentar muito e deverá ainda baixar a tensão de saída. Sendo assim, o efeito quando a fonte está em sobrecarga não é um funcionamento normal (mas com a fonte próxima do fim), mas o funcionamento é bastante anormal (corrente insuficiente e tensão baixa). Para além disso, a corrente que o carregador envia para a parafusadeira, não é toda para fazer girar o motor, uma vez que também tem que carregar a bateria.
Assim, não sei qual é a admiração de o motor não girar quando a bateria está descarregada, se liga o carregador e o binário pedido ao motor for elevado.
Responder

Voltar para “Conceitos”