Fator de Correção para Cabos Enterrados em Tubo

Responder
LMEngineer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 11 nov 2018, 04:48
Localização: Lisboa

Fator de Correção para Cabos Enterrados em Tubo

Mensagem por LMEngineer »

Boas! Estou a auxiliar um amigo num projeto e veio uma dúvida que me deixou aqui a pensar...
Neste projeto vai existir uma rede de tubos e caixas (L=50m) desde um QGBT de um PT privado até a um Quadro Parcial.

A corrente a considerar para o troço foi cerca de 1800A (Disjuntor de In=2000A com Ir=1800A).

O projetista considerou até ao Quadro Parcial 6 cabos monocondutores LXV em paralelo por fase, o que dá (de acordo com a 52-C30 e após aplicar fator de 0,8) Iz=1860A.

Ora com isto podemos observar que o projetista não usou nenhum fator de correção para além dos 0,8 indicados na 52-C30. No entanto, se formos ver a tabela 52-E3, para cabos enterrados, temos vários valores de correção de acordo com o número de condutas.
Neste caso existem 7 tubos na horizontal com 2 fileiras na vertical (totalizando 14 tubos) em que 4 deles irão ser usados para outras finalidades (não tenho informação do tipo de cabo que passa nestes 4 tubos) e os restantes 10 irão ser usados para alimentar o tal quadro parcial que falei ao inicio.

Como irei proceder na aplicação do fator de correção? Uso 6 condutas horizontais (apesar de serem 7) e 2 verticais e aplico um fator de correção de 0,5 de acordo com a 52-E3? Estarei a interpretar a tabela de uma forma errada ou nem sequer acertei na tabela que devia usar?

Cumps.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Fator de Correção para Cabos Enterrados em Tubo

Mensagem por joao-pt »

Se algo não está bem dimensionado ou existem dúvidas, é com o projetista que devem ser esclarecidas/retificadas.
LMEngineer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 11 nov 2018, 04:48
Localização: Lisboa

Re: Fator de Correção para Cabos Enterrados em Tubo

Mensagem por LMEngineer »

joao-pt Escreveu: 25 jun 2019, 09:04 Se algo não está bem dimensionado ou existem dúvidas, é com o projetista que devem ser esclarecidas/retificadas.
Tens toda a razão, aliás eu aconselhei o mesmo, no entanto como Engº Eletrotécnico também tenho esta questão. Sempre fiquei em dúvida de qual o fator de correção a aplicar para este tipo de casos.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Fator de Correção para Cabos Enterrados em Tubo

Mensagem por amoreira »

LMEngineer Escreveu: 26 jun 2019, 00:01
joao-pt Escreveu: 25 jun 2019, 09:04 Se algo não está bem dimensionado ou existem dúvidas, é com o projetista que devem ser esclarecidas/retificadas.
Tens toda a razão, aliás eu aconselhei o mesmo, no entanto como Engº Eletrotécnico também tenho esta questão. Sempre fiquei em dúvida de qual o fator de correção a aplicar para este tipo de casos.
A questão é pertinente mas penso que ninguém aplica os fatores de correção desta tabela até porque obrigaria a subir n vezes a seção dos cabos aumentando significativamente os custos pois estamos a falar de um kS 0,8x0,5 = 0,4

E nas RTIEBT diz ..."lado a lado" ... então e se as tubagens forem dispostas com afastamento pr ex. um 5cm horizontal e 10 cm vertical o Ks é o mesmo ?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Tabelas”