Dúvidas na potência contratada

jcamota
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 04 mai 2011, 21:45

Dúvidas na potência contratada

Mensagem por jcamota »

Viva,

Podem esclarecer-me sobre uma dúvida que tenho sff.
Tenho um contador bi-horário com potência contratada de 6,9 KVA.
Com o objectivo de reduzir a factura de electricidade, estava a pensar em baixar essa potência mas não sei se o devo fazer e para que valor o devo fazer.
Tenho uma moradia T3 com máquina de lavar louça, roupa e máquina de secar. De resto tenho os electrodomésticos essências (vitroceramica, ferro, fogão eléctrico e pequenos electrodomésticos).
Podem ajudar-me sobre esta situação por favor?

Muito obrigado!

João Mota


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Para ser sincero, acho melhor deixar como está.
jorgeapf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 15 set 2007, 12:35

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por jorgeapf »

Boas,
também acho que o melhor é não mexer...
cumps
jorgeapf
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 336
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por ecastro »

Viva

Para poder continuar a usar os electrodomesticos que tem com o minimo de conforto, leia-se poder usar dois ou tres (grandes) ao mesmo tempo, a potencia que tem contratada é a ideal, no entanto se quiser contratar a potencia abaixo que é 5,75 ou a seguir 4,60 é uma opção sua mas penso que não lhe trará grandes vantagens economicas. No seu caso a melhor opção será usar corretamente o bi-horário, ou seja, tudo o que poder deve ser utilizado nas horas de vazio do horário que tem contratado como por exemplo maquinas de lavar/secar roupa e louça.
mapinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 08 dez 2010, 00:33

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por mapinto »

Acima de tudo é necessário entender que existe uma probabilidade muito infima de utilizar por ex. a placa vitroceramica e o ferro ...

Acho que pode sempre baixar de 6,9 para 5,75 mas não ser nenhuma poupança enorme. A maior poupança é se souber sempre utilizar as tarifas bi-horárias.

MP
Marcos Pinto
Eng. Electrotécnico
Responsável Manutenção
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por projclvm »

Pois também acho que o melhor é deixar estar como está, pois para baixar seria para 3,45 kVA, o que implicaria que não poderia ter dois dos equipamentos mais potentes ligados. Depois o que poderá via a acontecer se baixar a tarifa) é ter que voltar a subir para 6,9 kVA.
Pserra
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 26 fev 2009, 17:07

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por Pserra »

tambem estou na mesma situação
pandaa
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 16 ago 2009, 15:29
Localização: lisboa

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por pandaa »

Tabela de potências
Potência a contratar
Possibilidades de utilização
1,15 kVA
. Iluminação. Rádio. TVe também (desde que não funcionem em simultâneo). Ferro. Aquecedor
3,45 kVA
. Iluminação. Secador. Ferro. TV. Frigorífico e também (desde que não funcionem em simultâneo). Ar condicionado. Máquina louça. Máquina roupa. Forno
6,9 kVA
. Iluminação. Secador. Ferro. TV. Microondas. Frigorífico e também (desde que não funcionem em simultâneo). Termoacumulador. Máquina roupa. Máquina louça. Forno. Ar Condicionado
10,35 kVA
. Iluminação. Secador. Ar condicionado. Ferro. Máquina roupa. TV. Microondas. Frigorífico e também (desde que não funcionem em simultâneo). Termoacumulador. Máquina louça. Forno
13,8 kVA
. Iluminação. TV. Microondas. Ferro. Forno. Secador. Máquina roupa. Frigorífico e também (desde que não funcionem em
simultâneo). Termoacumulador. Máquina louça
panda
alves_369
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 08 dez 2012, 10:58
Localização: Alenquer

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por alves_369 »

pandaa Escreveu:Tabela de potências
Potência a contratar
Possibilidades de utilização
1,15 kVA
. Iluminação. Rádio. TVe também (desde que não funcionem em simultâneo). Ferro. Aquecedor
3,45 kVA
. Iluminação. Secador. Ferro. TV. Frigorífico e também (desde que não funcionem em simultâneo). Ar condicionado. Máquina louça. Máquina roupa. Forno
6,9 kVA
. Iluminação. Secador. Ferro. TV. Microondas. Frigorífico e também (desde que não funcionem em simultâneo). Termoacumulador. Máquina roupa. Máquina louça. Forno. Ar Condicionado
10,35 kVA
. Iluminação. Secador. Ar condicionado. Ferro. Máquina roupa. TV. Microondas. Frigorífico e também (desde que não funcionem em simultâneo). Termoacumulador. Máquina louça. Forno
13,8 kVA
. Iluminação. TV. Microondas. Ferro. Forno. Secador. Máquina roupa. Frigorífico e também (desde que não funcionem em
simultâneo). Termoacumulador. Máquina louça

Boa resposta;)
entretanto dado ao equipamento que tem acho que é mesmo melhor nao baixar a potencia contratada como ja foi referido devido ao facto de por exemplo o fogao eletrico ja deve "puxar" bem e com um ou outro equipamento em simultaneo e com uma potencia mais baixa possivelmente nao ira aguentar
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por ENERGY »

jcamota Escreveu:Viva,

Podem esclarecer-me sobre uma dúvida que tenho sff.
Tenho um contador bi-horário com potência contratada de 6,9 KVA.
Com o objectivo de reduzir a factura de electricidade, estava a pensar em baixar essa potência mas não sei se o devo fazer e para que valor o devo fazer.
Tenho uma moradia T3 com máquina de lavar louça, roupa e máquina de secar. De resto tenho os electrodomésticos essências (vitroceramica, ferro, fogão eléctrico e pequenos electrodomésticos).
Podem ajudar-me sobre esta situação por favor?

Muito obrigado!

João Mota
Boas

Pelas varias razões já aqui apontadas, eu pessoalmente não baixaria a potência contratada, porque não vai ter ganhos significativos.
Se baixar de escalão de potência contratada, vai ganhar em encargos de potência cerca de 2€ mês, pois o preço de KW é sempre o mesmo independente do escalão de potência contratada, e os consumos não vão descer, porque vai manter os habitos de utilização.
Para baixaer os custos, o melhor é fazer uma boa gestão de horários.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por Duzia12 »

Pode mudar para 3,45 KVA os encargos passam para metade na taxa.

Eu gasto 60 € e tenho 3,45 KVA-15 A
eusilva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 04 dez 2012, 00:33
Localização: aveiro

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por eusilva »

Boas, eu não passaria para potençia inferior, devia raçionar melhor a utilização da mesma, quando é mais economica, eu tenho a mesma potençia contratada 6.9 Kva em bi-horario e pago um valor inferior a vizinhos com potençia inferior sem bi-horario com os mesmo eletrodomesticos.
Cumprimentos
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por amfys »

Como já foi dito pelo colega Duzia12 se baixar de 6,9 kVA para 3,45 kVA baixa os seus encargos mensais fixos.
Por exemplo com o tarifário em mercado livre Casa da EDP bi-horário:

Potência contratada de 6.90 kVA: 0,3308 €/dia x 30 dias = 9,92 €
Potência contratada de 3,45 kVA: 0,1748 €/dia x 30 dias = 5,24 € (-4,68 €/mês)

Poupa 4,68 € por mês o que representa 56,16 € por ano. Já é qualquer coisa.

Agora dado que tem vitrocerâmica o mais provável é esta não funcionar com 3,45 kVA pelo que não aconselho a reduzir a não ser que meça o seu consumo máximo.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por ENERGY »

Boas
Uma placa de vitroceramica de 4 discos, consome no total em média 6,9Kvas.
Portanto com 3,45Kvas, apenas pode ligar um disco, em conjunto com iluminação, frigorifico, e outros pequenos eletrodomésticos.

amfys Escreveu:Como já foi dito pelo colega Duzia12 se baixar de 6,9 kVA para 3,45 kVA baixa os seus encargos mensais fixos.
Por exemplo com o tarifário em mercado livre Casa da EDP bi-horário:

Potência contratada de 6.90 kVA: 0,3308 €/dia x 30 dias = 9,92 €
Potência contratada de 3,45 kVA: 0,1748 €/dia x 30 dias = 5,24 € (-4,68 €/mês)

Poupa 4,68 € por mês o que representa 56,16 € por ano. Já é qualquer coisa.

Agora dado que tem vitrocerâmica o mais provável é esta não funcionar com 3,45 kVA pelo que não aconselho a reduzir a não ser que meça o seu consumo máximo.
Cpts.
Energy
Pauloapolo
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 12 nov 2012, 18:49
Localização: Faro

Re: Dúvidas na potência contratada

Mensagem por Pauloapolo »

Deixa estar como estas tens em casa 30 ampers o que te da alguma margem para conseguir teres equipamento ligado. Se baixas podes vir a ter problemas com o quadro estar sempre a diparar pq n ira ter corrente suficiente.

Cump
Paulo Apolo
Responder

Voltar para “Tabelas”