Termoacumuladores e disjuntores

nunesf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 08 jan 2011, 13:01
Agradecimento recebido: 1 vez

Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por nunesf »

Caros,

Vou instalar um termoacumulador de 50 litros em casa (na cozinha), e contactei um electricista que me diz que tem que modificar a instalação eléctrica para criar um circuito independente protegido por um disjuntor diferencial Merlin-Guerin DPNa Vigi de 30 mA, que custa mais de 140 EUR, o que é mais que o própeio termoacumulador. Não sendo perito, concordo com a criação do circuito independente com protecção diferencial de alta sensibilidade, mas pergunto se não bastaria um interruptor diferencial bipolar sem disjuntor integrado. No caso de não bastar, pergunto ainda se não seria possível ter um interruptor diferencial e um disjuntor magneto-térmico em separado a proteger o mesmo circuito, o que seria bastante mais barato que o disjuntor XPTO que o electricista sugeriu. É que, não sendo perito, 140 EUR por um disjuntor parece-me um exagero. Assim, venho pedir a opinião dos peritos!

Obrigado,

Filipe Nunes


ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por ohmico »

Bom dia,

será que o electricista está a pedir essa varba só pelo disjuntor, ou será por este mais o restante trabalho que o amigo não descreve?

ohmico
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por nelmindo »

Aparelho com as funções acumuladas são caros. Um da Legrand (16A 0.03A 6kA) custa mais de 105€ (+IVA), tem a vantagem de ocupar só dois módulos.
Em separado 7.5€(16A 6kA) + 65€ (25A 0.03A), (+IVA), sendo que para esta solução são precisos 3 módulos. A diferença de um módulo pode significar não conseguir realizar o trabalho por falta dele.

Agora quanto à atitude se é correcta ou não, é complicado opinar, porque faltam alguns dados, tais como o preço indicado inclui mão de obra, se foi preciso mais material para realizar o trabalho. É complicado opinar sobre o trabalho dos outros, depois de estar feito. Vai haver muita gente aqui de certeza que independentemente do trabalho ter sido realizado correctamente e ter pedido os preços justos, vai haver alguém que iria dizer que fazia-o mais barato...
nunesf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 08 jan 2011, 13:01
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por nunesf »

Boas,

Obrigado pelo input.

A verba que referi é apenas relativa ao disjuntor, excluindo mão de obra e restante material (cabos, calhas e acessórios). No total, fica em 250 EUR.

Eu não estou a insinuar que o electricista que contactei me pretende enganar, sei que o preço desses componentes é mesmo esse, e que, tirando o custo, ficaria bem servido. A minha questão é se se justifica ou não usá-los neste caso. Tenho três espaços livres no quadro, o que daria para pôr o interruptor + disjuntor em separado. É que eu já vi um interruptor diferencial de 30 mA Efapel à venda por €20...

Filipe Nunes
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por pedro_mendes »

Bem amigo na minha opinião acho que vale a pena gastar esse dinheiro, visto que o disjuntor diferencial e um disjuntor é o que está nalei, por isso não há que inventar. Temos que ter em atenção principalemente á segurança e também á carteira do cliente.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
nunesf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 08 jan 2011, 13:01
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por nunesf »

OK, muito bem.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Filipe Nunes
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por amfys »

Se tem espaço mande colocar interruptor diferencial de 30mA e disjuntor de 16A (6kA)
Não faz qualquer sentido gastar mais dinheiro num disjuntor diferencial se o poder de corte do quadro muito provavelmente nem passa os 3kA.
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por pedro_mendes »

Colega Nunesf eu ainda dou mais uma sugestão que me esqueci, porque é que não coloca o diferêncial a cabeça, isto é a servir de corte geral para mais facil perceber e assim tem toda a instalação protegida contra contactos indirectos, e depois sim colocar um disjuntor para o circuito do cilindro, assim sim é um trabalho bem feito. Sendo assim coloca um disjuntor diferencial de 40A 30mA e fica com a protecção em toda a habitação.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por Duzia12 »

Tem 3 espaços livres!!
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por pedro_mendes »

E então não cabe..
Pedro Mendes
nunesf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 08 jan 2011, 13:01
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por nunesf »

Caros,

Já tenho um interruptor de 300mA a proteger toda a instalação. Ainda pensei em substituí-lo por um de 30mA, mas achei que podia ser demasiado sensível e aquilo estar sempre a disparar, pelo que optei por proteger apenas o circuito do termoacumulador com 30mA. O resto da instalação fica com 300 mA, que penso que é suficiente.

Ainda quanto ao circuito do termoacumulador, consegui arranjar um disjuntor diferencial de 20 A com sensibilidade de 30 mA por 110 EUR aqui em Corroios. Não vou dizer a marca nem a loja para não fazer publicidade no forum, mas é bastante diferente dos 180 EUR + iva que o instalador pediu (sim, o sr. ligou-me ontem a dizer que o dito cujo afinal era mais caro. Deve ser para a comissão, aqui que ninguém nos ouve). Assim, ainda fico com um espaço para alguma alteração que precise de fazer no futuro. O que me apetecia mesmo fazer era comprar o disjuntor e interruptor em separado, o que me ficava aí por 30 EUR, mas se a lei exige o disjuntor e há algum problema, depois o seguro não paga e é uma chatisse.

Mais uma vez, obrigado,

Filipe Nunes
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por nelmindo »

nunesf Escreveu:Caros,

Já tenho um interruptor de 300mA a proteger toda a instalação. Ainda pensei em substituí-lo por um de 30mA, mas achei que podia ser demasiado sensível e aquilo estar sempre a disparar, pelo que optei por proteger apenas o circuito do termoacumulador com 30mA. O resto da instalação fica com 300 mA, que penso que é suficiente.

Ainda quanto ao circuito do termoacumulador, consegui arranjar um disjuntor diferencial de 20 A com sensibilidade de 30 mA por 110 EUR aqui em Corroios. Não vou dizer a marca nem a loja para não fazer publicidade no forum, mas é bastante diferente dos 180 EUR + iva que o instalador pediu (sim, o sr. ligou-me ontem a dizer que o dito cujo afinal era mais caro. Deve ser para a comissão, aqui que ninguém nos ouve). Assim, ainda fico com um espaço para alguma alteração que precise de fazer no futuro. O que me apetecia mesmo fazer era comprar o disjuntor e interruptor em separado, o que me ficava aí por 30 EUR, mas se a lei exige o disjuntor e há algum problema, depois o seguro não paga e é uma chatisse.

Mais uma vez, obrigado,

Filipe Nunes
A lei não obriga que seja em separado!!!
O que obriga é ter protecção contra sobre-intensidades adequada à canalização e protecção diferencial de alta sensibilidade. Pode ser em separado ou tudo junto como no seu caso.
nunesf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 08 jan 2011, 13:01
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por nunesf »

Pois é, antes de falar com o instalador, devia ter vindo aqui.

Obrigado a todos,

Filipe Nunes
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por pedro_mendes »

Pois mas atenção á marca, ainda á alguma diferênças entre marcas, e não é por acaso.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
ruirego
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 24 nov 2008, 13:12
Localização: Açores
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termoacumuladores e disjuntores

Mensagem por ruirego »

nelmindo Escreveu:
nunesf Escreveu:Caros,

Já tenho um interruptor de 300mA a proteger toda a instalação. Ainda pensei em substituí-lo por um de 30mA, mas achei que podia ser demasiado sensível e aquilo estar sempre a disparar, pelo que optei por proteger apenas o circuito do termoacumulador com 30mA. O resto da instalação fica com 300 mA, que penso que é suficiente.

Ainda quanto ao circuito do termoacumulador, consegui arranjar um disjuntor diferencial de 20 A com sensibilidade de 30 mA por 110 EUR aqui em Corroios. Não vou dizer a marca nem a loja para não fazer publicidade no forum, mas é bastante diferente dos 180 EUR + iva que o instalador pediu (sim, o sr. ligou-me ontem a dizer que o dito cujo afinal era mais caro. Deve ser para a comissão, aqui que ninguém nos ouve). Assim, ainda fico com um espaço para alguma alteração que precise de fazer no futuro. O que me apetecia mesmo fazer era comprar o disjuntor e interruptor em separado, o que me ficava aí por 30 EUR, mas se a lei exige o disjuntor e há algum problema, depois o seguro não paga e é uma chatisse.

Mais uma vez, obrigado,

Filipe Nunes
A lei não obriga que seja em separado!!!
O que obriga é ter protecção contra sobre-intensidades adequada à canalização e protecção diferencial de alta sensibilidade. Pode ser em separado ou tudo junto como no seu caso.

Bom dia,
pode identificar a lei que obriga a esta protecção. Obrigado
r^2
cumprimentos,
ruirego
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”